Atividade

86517 - Setenta anos de publicação de poesias, de Dante Milano

Período da turma: 22/11/2018 a 30/11/2018

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Descrição: Programa completo
1. Apresentação
2. Dante Milano, um poeta moderno e modernista
3. Notas sobre a fortuna crítica
4. Prosa selecionada: concepção de arte, sociabilidades, reflexões a respeito de poetas e poetas e poesia
5. Poemas selecionados: um sujeito em queda
6. Consideração finais

Referências bibliográficas atualizadas

A) Textos de Dante Milano (em jornais)
MILANO, Dante. A estética de Graça Aranha. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 29/03/1942, ano II, v. II, n. 10, p. 154 e 160.
______. Castro Alves. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 13/09/1942, ano II, v. III, n. 8, p. 119.

______. Considerações em torno de um film. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 27/10/1937, ano VIII, n. 3602, p. 10.

______. “Contemporânea - - 1a. Série – Antologia da Poesia – XI – Dante Milano”, Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 11/07/1943, ano III, v. V, n. 02, p. 31.

______. Evocação de Antero de Quental. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 03/05/1942, ano II, v. II, n. 14, p. 217.

______. Horror ao ideal e outros comentários. A Manhã, Rio de Janeiro, 04/04/1943, ano II, n. 507, p. 4.

______. Loucura, sofrimento e poesia. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 04/04/1943, ano III, v. IV, n. 11, p. 172-173.

______. Mallarmé e sua influência. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 16/08/1942, ano II, v. III, n. 5, p. 78.

______. O conceito de originalidade e outros. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 26/04/1942, ano II, v. II, n. 13, p. 207.

______. O diabo pensativo. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 11/10/1942, ano II, v. III, n. 11, p. 175.

______. O grande cantor da natureza. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 08/03/1942, ano II, v. II, n. 8, p. 117.

______. O hábito da gaiola. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 17/10/1943, ano III, v. IV, n. 13, p. 207.

______. Poesia e burguesia. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 06/12/1942, ano II, v. III, n. 17, p. 262 e 268.

______. Separação ou decadência do poeta. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 16/01/1944, ano IV, v. VI, n. 3, p. 52.

______. Sobre Baudelaire. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 14/12/1941, ano I, n. 18, p. 399.

______. Vidas sem enredo. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 23/05/1943, ano III, v. IV, n. 17, p. 268.


B) Textos de Dante Milano (em livros e revistas), obras publicadas e organizadas

MILANO, Dante (org.). Antologia de poetas modernos. Rio de Janeiro: Ariel Editora, 1935.

______. Manuel e a vida. In: Homenagem a Manuel Bandeira. Rio de Janeiro: scp, 1936, p. 83.

______. Obra reunida. [6. ed.] Organização e estabelecimento de texto de Sérgio Martagão Gesteira; apresentação e biobibliografia de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2004.

______. Obra reunida. [7. ed.] 2. ed. revista. Organização e estabelecimento de texto de Sérgio Martagão Gesteira; apresentação e biobibliografia de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2013.

______. Poesias. Rio de Janeiro: José Olympio, 1948.

______. Poesias. 2. ed., revista e aumentada de 21 poemas. Rio de Janeiro: Agir, 1958.

______. Poesias. 3. ed., revista e acrescida da tradução de Três Cantos do Inferno, de Dante Alighieri. Estudo crítico de Sérgio Buarque de Holanda. Rio de Janeiro/Brasília: Sabiá/INL-MEC, 1971.

______. Poesia e prosa. [4. ed.] Organização de Virgílio Costa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Núcleo Editorial da UERJ, 1979.

______. Poesias. [5. ed.] Apresentação de Ivan Junqueira. Petrópolis: Firmo, 1994.

______. Retrato de Portinari. O escritor – Revista da UBE – União Brasileira de Escritores, São Paulo, n. 116, p. 37-39, ago./2007.

______. Traduções de Baudelaire e Mallarmé. Rio de Janeiro: Boca da Noite, 1988.


C) Textos de outros autores publicados em jornais

A guerra e a crise social. A Manhã, Rio de Janeiro, 28/04/1942, ano I, n. 220, p. 3 e 7.

Declaração de princípios. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 11/06/1942, ano XLI, n. 14602, p. 2. (com participação de Dante Milano)

Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 27/10/1937, ano VIII, n. 3602, p. 1 e 4. (Manchetes do jornal)


D) Fortuna crítica

1. Artigos, comentários mais longos (dissertações e teses) e ensaios

ANDRADE, Carlos Drummond de. Geografia dos títulos. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 21/11/1948, ano XLVIII, n. 17080, p. 33.

ARRIGUCCI JR., Davi. Dante Milano: a extinta música. Folha de S. Paulo, São Paulo, 20/04/1991, p. 6.

BANDEIRA, Manuel. Grandes poetas do Brasil (lido no programa “Grandes poetas do Brasil” na Rádio Roquette Pinto, pelo próprio autor, no dia 13 de setembro de 1964, às 21h05min, e no dia 17 seguinte, às 10h30min). In: MILANO, Dante. Poesia e prosa. [4. ed.] Organização de Virgílio Costa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Núcleo Editorial da UERJ, 1979. p. 334-338.

______. Poetas bissextos. Suplemento Literário Autores e Livros, A Manhã, Rio de Janeiro, 02/05/1943, ano III, v. IV, n. 14, p. 221.

BRITO, Mário da Silva. Poesia do Modernismo. 2. ed. revista de Panorama da Poesia Brasileira: o Modernismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

______. ‘Poesias’ de Dante Milano. Revista Brasileira de Poesia, São Paulo, Ano II, n. 4, p. 71-72, fev. 1949.

CAMPOS, Paulo Mendes. Lição de Dante Milano. Revista Manchete, Rio de Janeiro, 16/05/1953, p. 28.

______. O antilirismo de um grande poeta brasileiro. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 29/01/1972, ano LXXXI, n. 252, p. 8.

______. Poesias – Dante Milano. [Resenha] Cultura MEC, Rio de Janeiro, ano IV, n. 6, p. 230-234, dez. 1954.

CARPEAUX, Otto Maria. Poesias de Dante Milano. Suplemento Literário Letras e Artes, A Manhã, Rio de Janeiro, 03/10/1948, ano 3, n. 100, p. 7.

CASTINO, Sonia Breitenwieser Alves dos Santos. A produção de sentidos e a palavra poética em A ponte, de Dante Milano. Revista Filologia e Lingüística Portuguesa, São Paulo, n. 6, p. 317-330, 2004.

FARIA, Edna Silva. A linguagem poética de Dante Milano. In: Anais do I Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções, Belo Horizonte, 2003.

______. Dante Milano, entre o clássico e moderno, uma poesia universal. In: Anais do II Encontro Nacional do Grupo de Linguagem do Centro-Oeste, Goiânia, 2003.

FONSECA, José Paulo Moreira da. Quadrante de poesia. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 13/07/1957, ano LVII, n. 19723, p. 11.

______. Um aspecto na lírica amorosa de Dante Milano. Folha da Manhã, São Paulo, 20/10/1957, p. 3.

GOMEZ, Janusa Guimarães; MICHELETTI, Guaraciaba. Som e silêncio em “O beco”, de Dante Milano. Tema, São Paulo, v. 31, n. 90, p. 80-95, 2017.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Mar enxuto. In: _______. O espírito e a letra: estudos de crítica literária, 1947-1958 (v. 2). Organização, introdução e notas Antonio Arnoni Prado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996b. p. 96-102.

JUNQUEIRA, Ivan. Dante Milano: o pensamento emocionado. In: MILANO, Dante. Obra reunida. [6. ed.] Organização e estabelecimento de texto de Sérgio Martagão Gesteira; apresentação e biobibliografia de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 2004. p. XIX-L.

JUREMA, Aderbal. Poetas de nosso tempo. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 16/07/1950, ano XXI, n. 8507, p. 1 e 4.

LAFALCE, Luiz Camilo. A humilhação heróica em Dante Milano. Todas as Letras: revista de língua e literatura, São Paulo, ano 5, n. 5, p. 29-37, 2003.

______. Pedra e sonho: a construção do sujeito lírico na poesia de Dante Milano. 2006. Tese (Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa) – FFLCH-USP, São Paulo, 2006.

MALAVOLTA, Bruno Darcoleto. O esquecido Dante Milano: as poesias e a poética de seu esquecimento. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara), 2015.

MENDES, Rafael da Silva. Em memória do esquecimento: ambivalência e imaginação na obra de Dante Milano. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras Vernáculas) – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 2015.

MENDES, Rafael da Silva; GESTEIRA, Sérgio Fuzeira Martagão. Dante Milano: as águas tenebrosas nos “Sonetos pensativos”. Texto Poético, v. 11, n. 19, p. 93-113.

MICHELETTI, Guaraciaba. Traços discursivo-estilístico em “Flecha”, de Dante Milano. Tema, São Paulo, n. 36, p. 20-30, jun./2000.

MILLIET, Sérgio. Diário Crítico de Sérgio Milliet. Introdução de Antonio Candido. 2. ed. São Paulo: Martins, 1981. Volumes I e VI.

______. Panorama da moderna poesia brasileira. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde/Serviço de Documentação, 1952.

NAZÁRIO, Joaquim Pinto. Prefacio à Bairão. Jornal de Notícias, São Paulo, 17/04/1949, ano IV, n. 915, p. 6.

NEVES, Thomaz Guilherme Albornoz. Um certo Dante. 1996. Dissertação (Mestrado em Letras: Literatura Brasileira) – PUC, Rio de Janeiro, 1996.

OLIVEIRA, Franklin. Coluna Livros em Trânsito. A Claridade Estelar. Correio da Manhã, “Anexo”, Rio de Janeiro, 30/01/1972, ano LXXI, n. 24171, p. 6.

PÓLVORA, Hélio. Metamorfoses de Dante. Jornal do Brasil, “Caderno B”, Rio de Janeiro, 29/12/1971, ano LXXXI, n. 226, p. 2.

RAMOS, Péricles Eugênio da Silva (org.). Poesia Moderna. São Paulo: Melhoramentos, 1967b.

SCHMIDT, Augusto Frederico. Saudação a Dante Milano. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 31/10/1948, ano XLVIII, n. 17063, p. 2.

SHIGUEHARA, Alexandre Koji. Exílio íntimo: leitura da poesia de Dante Milano. 2016. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) – FFLCH-USP, São Paulo, 2016.

SILVEIRA, Tasso da. Fundo e fòrma. Suplemento Literário Letras e Artes, A Manhã, Rio de Janeiro, 24/10/1948, ano 3, n. 103, p. 10.

TRIGO, Luciano. O último poeta modernista. O Globo, Segundo Caderno, Rio de Janeiro, 16/04/1991, p. 1.

VIEIRA, José Geraldo. A poesia de Dante Milano. Suplemento Literário Letras e Artes, A Manhã, Rio de Janeiro, 09/01/1949, ano 3, n. 111, p. 13.

______. Poesia, superação da vivencia. Jornal de Notícias, São Paulo, 05/12/1948, ano III, n. 805, p. 8.


2. Notas, pequenos comentários e depoimentos (sobre Dante Milano)

ANDRADE, Carlos Drummond de. O repouso do poeta. Entrevista concedida a Geneton Moraes Neto. Jornal do Brasil, Caderno Idéias, Rio de Janeiro, 08/08/1987, ano XCVII, n. 122, p. 8-9.

______. O Esquecido Celso Antônio. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 31/05/1984, ano XCIV, n. 53, p. 8.

As Homenagens. O Globo, Rio de Janeiro, 02/05/1989, p. 1.

BANDEIRA, Manuel. Apresentação da poesia brasileira: seguida de uma antologia. Posfácio de Otto Maria Carpeaux. São Paulo: Cosac Naify, 2009a.

______. Crônicas inéditas II (1930-1944). Organização, posfácio e notas de Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Cosac Naify, 2009b.

______. Noções de história das literaturas. Rio de Janeiro: Editora Fundo de Cultura S.A., 1969.

Coluna para ler no bonde. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 21/04/1927, ano XXVI, n. 9895, p. 2.

Coluna Quatro Cantos. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 26/06/1967, ano LXVII, n. 22793, p. 9

CONDÉ, José. Coluna Escritores e Livros. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 03/01/1958, ano LVII, n. 19869, p. 10.

______. Coluna Escritores e Livros. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 29/09/1964, ano LXIV, n. 21929, p. 2.

CORRÊA, Alexandre Fernandes. Museu Mefistofélico: significado cultural da Coleção de Magia Negra do Rio de Janeiro, Primeiro Patrimônio Etnográfico do Brasil (1938). 2006. Ensaio (Pós-Doutorado em Antropologia) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2006.

COSTA, Virgílio. Apresentação de Dante Milano. In: MILANO, Dante. Poesia e prosa. [4. ed.] Organização de Virgílio Costa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira/Núcleo Editorial da UERJ, 1979. p. 11-22.

Decretos assinados em diversas pastas. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 15/12/1945, ano XLV, n. 15683, p. 3.

Êles são notícia. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 12/06/1966, ano LXV, n. 22449, p. 3.

Há uma crise na literatura brasileira? Depoimento de Oswaldino Marques a Carlos David. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 26/05/1956, ano LV, n. 19376, p. 8.

Homenagem a um poeta carioca e atemporal. O Globo, Rio de Janeiro, 05/08/1999, p. 32.

LIMA, Jorge de. Os poemas de Joaquim Cardoso. A Manhã, Rio de Janeiro, 23/12/1948, ano VIII, n. 2263, p. 4.

Os elogios dos admiradores. O Globo, Segundo Caderno, Rio de Janeiro, 16/04/1991, p. 1.

Notas da Prefeitura. O Imparcial, Rio de Janeiro, 31/08/1937, ano III, n. 696, p. 13.

Notas literárias. A Manhã, Rio de Janeiro, 04/07/1929, ano IV, n. 1099, p. 5.

Razões do voto. Correio da Manhã, Rio de Janeiro, 13 e 14/09/1970, ano LXX, n. 23747, p. 2.

“Trigésimo Aniversário da Semana de Arte Moderna”. Américo Facó: A Semana foi apenas um momento de exaltação. Entrevista de Américo Facó. Diário Carioca, Rio de Janeiro, 18/05/1952, ano XXV, n. 7323, p. 3 e 6.


3. Entrevistas

MILANO, Dante. Entrevista “A felicidade de ser um pequeno grande poeta”, por Sheila Kaplan. O Globo, Rio de Janeiro, 26/04/1984, p. 29.

______. Entrevista “O maior dos poetas”, por Gustavo Vieira. O Globo, Segundo Caderno Idéias, Rio de Janeiro, 02/05/1989, p. 1.

______. Entrevista “Um gênio esquecido”, por Ivan Junqueira. Jornal do Brasil, Caderno Idéias (n. 48), Rio de Janeiro, 29/08/1987, ano XCVII, n. 143, p. 9.

ROZÁRIO, Denira Costa. Palavra de poeta: coletânea de entrevistas, antologia poética. Prefácio de Antônio Houaiss. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.



E) Demais textos

A MANHÃ (1941) [verbete]. Dicionário histórico-biográfico brasileiro (DHBB). Rio de Janeiro, CPDOC-FGV, on-line.

AB’SÁBER, Aziz Nacib. Os domínios de natureza do Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.

ADORNO, Theodor W. Dialética negativa. Tradução de Marco Antonio Casanova; revisão técnica de Eduardo Soares Neves Silva. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

______. Filosofia da nova música. Tradução de Magda França. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.

______. Notas de literatura I. Tradução e apresentação de Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.

______. Teoria Estética. Tradução de Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 2008.

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

ALI, Manoel Said. Versificação Portuguesa. Prefácio de Manuel Bandeira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

ALIGHIERI, Dante. A divina comédia: inferno. Tradução e notas de Italo Eugenio Mauro. São Paulo: Ed. 34, 1998.

ALTER, Robert; KERMODE, Frank (orgs.). Guia Literário da Bíblia. Tradução de Raul Fiker; revisão da tradução de Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: UNESP, 1997.

AMARAL, Aracy A. Textos do Trópico de Capricórnio: artigos e ensaios (1980-2005). Vol. 1: Modernismo, arte moderna e o compromisso com o lugar. São Paulo: Ed. 34, 2006.

ANDERSON, Perry. Modernidade e revolução. In: MONTERO, Paula; COMIN, Álvaro (orgs.). Mão e contramão e outros ensaios contemporâneos. Prefácio de Cicero de Araujo. São Paulo: Globo, 2009. p. 361-394.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Confissões de Minas. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

ANDRADE, Inês El-Jaick. Construção e desconstrução do conceito de jardim histórico. Risco (São Carlos), v. 8, p. 138-144, 2008.

ANDRADE, Mário de. O Movimento Modernista. In: ¬______. Aspectos da literatura brasileira. 6. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2002. p. 253-280.

______. Entrevistas e depoimentos. Edição organizada por Telê Ancona Lopez. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983.

ARALDI, Clademir Luís. Para uma caracterização do niilismo na obra tardia de Nietzsche. Cadernos Nietzsche, São Paulo, n. 5, p. 75-94, 1998.

ARANTES, Otília Beatriz Fiori. Mário Pedrosa: itinerário crítico. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte moderna. Tradução de Denise Bottmann e Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ARMANI, Carlos Henrique. O front como experiência da temporalidade: crise da civilização, falência representacional e alteridade. Estudos Ibero-Americanos, Porto Alegre, 32, nov. 2006. Disponível em: . Acesso em: 07 jul. 2013.

ARRIGUCCI JR., Davi. Coração partido – Uma análise da poesia reflexiva de Drummond. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

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AUERBACH, Erich. As flores do mal e o sublime. In: ______. Ensaios de literatura ocidental: filologia e crítica. Organização de Davi Arrigucci Jr. e Samuel Titan Jr.; tradução de Samuel Titan Jr. e José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2007. p. 303-332.

BANDEIRA, Manuel. Estrela da vida inteira. 20. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

______. Itinerário de Pasárgada. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BARBOSA, João Alexandre. A leitura do intervalo: ensaios de crítica. São Paulo: Iluminuras, 1990.

______. Reflexões sobre o método. Itinerários – Revista de Literatura, Araraquara, n. 24, p. 15-31, 2006.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

BELLETTI, Roberta Regina Cristiane. A poesia de Giacomo Leopardi e suas traduções brasileiras: temas e problemas. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) – FFLCH-USP, São Paulo, 2010.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire um lírico no auge do capitalismo. Tradução de José Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. São Paulo: Brasiliense, 1989.

______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet; prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BÍBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida. 2. ed. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

BOAVENTURA, Maria Eugenia (org.). 22 por 22: A Semana de Arte Moderna vista pelos seus contemporâneos. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. 36. ed. São Paulo: Cultrix, 1999.

BRITO, Mário da Silva. História do modernismo brasileiro, 1: antecedentes da Semana de Arte Moderna. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1997.

BÜRGER, Peter. Crítica de la estética idealista. Tradução de Ricardo Sánchez Ortiz de Urbina. Madrid: Visor, 1996.

______. Teoria da vanguarda. Tradução de José Pedro Antunes. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

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______. Noções de análise histórico-literária. São Paulo: Humanitas, 2005.

______. O discurso e a cidade. 3. ed. reorganizada pelo autor. Rio de Janeiro/São Paulo: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004b.

______. O estudo analítico do poema. 4. ed. São Paulo: Humanitas, 2004c.

______. Prefácio. In: DUARTE, Paulo. Mário de Andrade por ele mesmo. São Paulo: EDART – São Paulo Livraria Editora Ltda., 1971. p. VII-XVII.

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______. Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas de Vinicius Dantas. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.

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CHIARELLI, Tadeu. Entre luz e sombra: Segall e o Rio. Catálogo da Exposição Segall realista. 2008.

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COSTA, Virgílio. O Mangue: imagem de libertinagem e pobreza no Rio de Janeiro modernista (1920-1930) ou os horizontes do modernismo. Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 1999.

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EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Tradução de Mauro Sá Rego Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano: a essência das religiões. Tradução de Rogério Fernandes. 3. ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

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Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 30
 
Ministrantes: Vanessa Moro Kukul


 
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