Atividade

87170 - Avaliação do estudante

Período da turma: 04/08/2019 a 29/12/2020

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Descrição: Ementa
Princípios de avaliação, avaliação de competências, avaliação de conhecimentos, habilidades e atitudes, sistemas de avaliação, avaliação formativa e somativa, feedback, pirâmide de Miller, elaboração de provas, OSCE, Mini-Cex, long case, avaliação em cenário de prática, avaliação 360º, avaliação pelo paciente, recuperação do estudante, avaliação de alunos com problemas de desempenho ou aprendizagem.

Objetivos educacionais
1.Compreender os princípios da avaliação do estudante, considerando conhecimentos, habilidades e atitudes;
2.Elaborar provas e testes de múltipla escolha confiáveis;
3.Diferenciar avaliação somativa e formativa e suas aplicações;
4.Dominar a técnica de feedback;
5.Conhecer e aplicar as diferentes estratégias de avaliação do estudante;
6.Utilizar formas de avaliação que considerem a reflexão do estudante.

Bibliografia
1.Miller GE. The Assessment of Clinical Skills/Competence/Performance. Academic Medicine. 1990; Vol 65. N.9. September Supplement:63-7.
2. Van der Vleuten C, Schuwirth L. Assessing professional competence: from methods to programmes. Medical Education. 2005; 39:309-17.
3. Perrenoud P. Desenvolver Competências ou Ensinar Saberes? A escola que prepara para a vida. Porto Alegre: Penso; 2013.
4. Tibério I, Galotti R, Troncon E, Martins MA. Avaliação Prática de Habilidades Clínicas em Medicina. São Paulo: Atheneu; 21012.
5. Richard L. Cruess, Sylvia R. Cruess, and Yvonne Steinert. Amending Miller’s Pyramid to Include Professional Identity Formation. Academic Medicine, 2015, September.
6.Cleland JA, Abe K, Rethans JJ. The use of simulated patients in medical education. AMEE Guide N. 42. Medical Teacher. 2009, 31:477-86.
7.Issenberg SB, McGaghie WC, Petrusa ER et al. Feature and uses of high-fidelity medical simulations that lead to effective learning. BEME Guide N4. Medical Teacher. 2005, 27:10-28.
8.Hattie J and Timperley H. The power of feedback. Review of Educational Research. 2007; 81-112.
9.Ene J. Feedback in clinical medical education. JAMA. 1983. Aug 12; 250 (6):777-81.
10. Hewson MG, Little ML. Giving feedback in medical education: verification of recommended techniques. J Gen Intern Med. 1998 Feb;13(2):111
11.AMEE Guide N. 27: Effective educational and clinical supervision. Kliminster S, Cottrella D, Grant J and Jolly B. Med. Teach. 2007, Feb; 29 (1)2-19.
12. John Norcini, Brownell Anderson, Valdes Bollela et all. Criteria for good assessment: Consensus statement and recommendations from the Ottawa 2010 Conference. Medical Teacher. 2011; 33: 206–214.

Carga Horária:

54 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 80
 
Ministrantes: Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério
Maria do Patrocinio Tenorio Nunes
Milton de Arruda Martins


 
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