87182 - Conceitos em contexto. Diferença e repetição de Gilles Deleuze |
Período da turma: | 12/11/2018 a 22/11/2018
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Descrição: | . PROGRAMA
O programa será constituído de quatro aulas de três horas. Cada aula se concentrará em uma parte específica do livro supracitado. - AULA 1 (Introdução e capítulo 1). Analisaremos essas duas partes da obra sob a hipótese de que elas se constituem como descrição implícita do campo filosófico francês na saída da segunda guerra mundial, especialmente o existencialismo. - AULA 2 (Capítulo 2 e 3). Leremos esses dois capítulos como confrontação com a fenomenologia e filosofia de Heidegger (incluída sua interpretação sobre Nietzsche) - AULA 3 (Capítulo 4). Durante essa aula leremos o capítulo a luz da importância da filosofia Kantiana e de um emergente estruturalismo francês, interpretado como um kantismo sem sujeito transcendental. - AULA 4 (Capítulo 5 e conclusão). Nesse último encontro o objetivo será de compreender a importância das ciências na obra de Deleuze. Para tanto, analisaremos os exemplos, oriundos da atividade científica, mobilizados pelo autor em sua escrita. III. JUSTIFICATIVA DO PROGRAMA O programa segue o desenvolvimento do pensamento de Deleuze em Différence et répétition. A simetria do programa ao livro tem como objetivo facilitar a exposição da montagem discursiva das questões colocadas pelo autor. Esse formato permite a realização de um comentário filosófico do texto, ao mesmo tempo que nos permite a tentativa de compreensão da emergência (proveniência e erosão) dos conceitos, ideias e argumentos apresentados em cada parte do texto. Consequentemente, no curso das análises e explicações serão evocados autores e referências muitas vezes implicitamente alocados no texto. Para tanto, serão explicitadas as metodologias adotadas para evocar e analisar a presença de tais hipóteses (influência de autores, instituições, referências, acontecimentos não citados explicitamente) . Instrumentos, que no caso, são oriundos de uma combinação pouco auto-evidente entre leitura textual filosófica e sociologia do conhecimento. IV. MÉTODOS UTILIZADOS Apresentação da leitura filosófica dos capítulos analisados (ex. método estruturalista de Guéroult) Exegese da análise sócio-histórica imputada a leitura dos textos alocados no contexto da vida e obra do autor (ex. métodos da sociologia do conhecimento de Pierre Bordieu) V. ATIVIDADES DISCENTES Leitura atenta dos textos em preparação para a aula. VI. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Nenhum critério de avaliação. Apenas presença para que o curso seja validado ou certificado de acordo com as regras do departamento de filosofia. VII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Pierre Bourdieu, « Mais qui a créé les créateurs ? », in Questions de sociologie. Gilles Deleuze, Félix Guattari, Qu’est-ce que la philosophie ? Gilles Deleuze, Différence et répétition. Gilles Deleuze, Logique du sens. Gilles Deleuze, Le bergsonisme. Gilles Deleuze, Nietzsche et la philosophie. Gilles Deleuze, L’ile déserte et autres textes. Michel Foucault, « Qu’est-ce qu’un auteur ? ». Martial Gueroult, « Leçon inaugurale au Collège de France ». Martin Heidegger, « De l'essence du fondement ». Martin Heidegger, Kant et le problème de la métaphysique Immanuel Kant, Critique de la raison pure. Jean-Paul Sartre, La transcendance de l’Ego. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Giuseppe Bianco |
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