Atividade

87182 - Conceitos em contexto. Diferença e repetição de Gilles Deleuze

Período da turma: 12/11/2018 a 22/11/2018

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: . PROGRAMA

O programa será constituído de quatro aulas de três horas. Cada aula se concentrará em uma parte específica do livro supracitado.
- AULA 1 (Introdução e capítulo 1). Analisaremos essas duas partes da obra sob a hipótese de que elas se constituem como descrição implícita do campo filosófico francês na saída da segunda guerra mundial, especialmente o existencialismo.
- AULA 2 (Capítulo 2 e 3). Leremos esses dois capítulos como confrontação com a fenomenologia e filosofia de Heidegger (incluída sua interpretação sobre Nietzsche)
- AULA 3 (Capítulo 4). Durante essa aula leremos o capítulo a luz da importância da filosofia Kantiana e de um emergente estruturalismo francês, interpretado como um kantismo sem sujeito transcendental.
- AULA 4 (Capítulo 5 e conclusão). Nesse último encontro o objetivo será de compreender a importância das ciências na obra de Deleuze. Para tanto, analisaremos os exemplos, oriundos da atividade científica, mobilizados pelo autor em sua escrita.

III. JUSTIFICATIVA DO PROGRAMA

O programa segue o desenvolvimento do pensamento de Deleuze em Différence et répétition. A simetria do programa ao livro tem como objetivo facilitar a exposição da montagem discursiva das questões colocadas pelo autor. Esse formato permite a realização de um comentário filosófico do texto, ao mesmo tempo que nos permite a tentativa de compreensão da emergência (proveniência e erosão) dos conceitos, ideias e argumentos apresentados em cada parte do texto. Consequentemente, no curso das análises e explicações serão evocados autores e referências muitas vezes implicitamente alocados no texto. Para tanto, serão explicitadas as metodologias adotadas para evocar e analisar a presença de tais hipóteses (influência de autores, instituições, referências, acontecimentos não citados explicitamente) . Instrumentos, que no caso, são oriundos de uma combinação pouco auto-evidente entre leitura textual filosófica e sociologia do conhecimento.


IV. MÉTODOS UTILIZADOS

Apresentação da leitura filosófica dos capítulos analisados (ex. método estruturalista de Guéroult)
Exegese da análise sócio-histórica imputada a leitura dos textos alocados no contexto da vida e obra do autor (ex. métodos da sociologia do conhecimento de Pierre Bordieu)


V. ATIVIDADES DISCENTES

Leitura atenta dos textos em preparação para a aula.

VI. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Nenhum critério de avaliação. Apenas presença para que o curso seja validado ou certificado de acordo com as regras do departamento de filosofia.

VII. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Pierre Bourdieu, « Mais qui a créé les créateurs ? », in Questions de sociologie.
Gilles Deleuze, Félix Guattari, Qu’est-ce que la philosophie ?
Gilles Deleuze, Différence et répétition.
Gilles Deleuze, Logique du sens.
Gilles Deleuze, Le bergsonisme.
Gilles Deleuze, Nietzsche et la philosophie.
Gilles Deleuze, L’ile déserte et autres textes.
Michel Foucault, « Qu’est-ce qu’un auteur ? ».
Martial Gueroult, « Leçon inaugurale au Collège de France ».
Martin Heidegger, « De l'essence du fondement ».
Martin Heidegger, Kant et le problème de la métaphysique
Immanuel Kant, Critique de la raison pure.
Jean-Paul Sartre, La transcendance de l’Ego.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Giuseppe Bianco


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP