Atividade

87449 - Módulo 1 - GESTÃO ORGANIZACIONAL

Período da turma: 06/03/2020 a 23/05/2020

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Descrição: GESTÃO E ORGANIZAÇÃO


Objetivo: desenvolver as competências de projeto, construção e operação de sistemas administrativos em organizações, baseadas na formação histórica do pensamento administrativo de forma a explicitar seus pressupostos contextuais e suas potencialidades e limites de aplicação.


Programa resumido:
• FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO.
• TEORIAS MODERNAS DA ADMINISTRAÇÃO.
• TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA ADMINISTRAÇÃO.
• MUDANÇAS NA ADMINISTRAÇÃO E CRÍTICAS.


Programa detalhado:
• MÓDULO 1: FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO.
DEFINIÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO. Realizar coisas com e através de pessoas. Administração e Organização. O conceito de organização. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR. Abordagem do Processo. Abordagem dos Papéis. Outras contribuições. Crítica à visão instrumental. ORGANIZAÇÃO TRADICIONAL. Ordem social. Dominação e autoridade. Legitimação. Ofício. Artesanato. ORGANIZAÇÃO BUROCRÁTICA. Impessoalidade. Formalismo. Administradores profissionais. Deveres de administrador governados pelas regras.
• MÓDULO 2: TEORIAS MODERNAS DA ADMINISTRAÇÃO.
MOVIMENTO DA RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO. Escola Científica. Escola Clássica. Escola da Psicologia Industrial. MOVIMENTO DAS RELAÇÕES HUMANAS. Escola DAS Relações Humanas. Escola Heterodoxa. Escolas Racionalistas. MOVIMENTO DOS SISTEMAS. Escola Institucional. Escola do Comportamento Humano. Escola Neoclássica. Escola da Engenharia Industrial. MOVIMENTO DA CONTINGÊNCIA. Escola da Contingência. Escola do Comportamento Organizacional. Escola do Planejamento Estratégico. Escola da Administração da Produção.
• MÓDULO 3: TEORIAS CONTEMPORÂNEAS DA ADMINISTRAÇÃO.
ORGANIZAÇÃO PÓS-MODERNA. Superação ou modernização da burocracia? Base de legitimidade. Estrutura flexível. MOVIMENTO DA QUALIDADE. Histórico. A filosofia da gestão total da qualidade. Participação ampla. O cliente entra em cena.. MOVIMENTO DA REENGENHARIA. Histórico. Reestruturação geopolítica, dos estados e dos mercados. Reestruturação das corporações. Corte nas estruturas. Processo de negócio. MOVIMENTO DO CONHECIMENTO. Síntese processo e comportamento. Gestão do conhecimento. Formalização do conhecimento. Conhecimento além dos sistemas de informação.
• MÓDULO 4: MUDANÇAS E CRÍTICAS À TEORIA ADMINISTRATIVA.
DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL: Modelo de sistemas; componentes estruturais e de processo; componentes humanos e sociais; interações dos componentes; forças ambientais e situacionais. O papel do administrador diante do modelo organizacional de diagnóstico. TEORIAS INTER-ORGANIZACIONAIS. Ambiente organizacional. Teoria da Contingência. Teoria Institucional. Teoria da Dependência de Recursos. Teoria da Rede de Colaboração. CRÍTICA. Racionalidade instrumental e substantivada na ação do administrador. Economicismo e humanismo em Administração. Teoria Crítica nos estudos Organizacionais.


Método de Ensino-Aprendizagem:
Desenvolver competências (conteúdo, habilidades e atitudes) baseadas na metodologia de ensino-aprendizagem PBL (Problem-Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas). A adoção do PBL é justificada por seus idealizadores como uma resposta à percepção dos professores de que os alunos estavam saindo do curso com muitos conceitos, mas pouca capacidade de utilizá-los e integrá-los à prática cotidiana. A característica mais importante no PBL é o fato de uma situação-problema sempre preceder a apresentação dos conceitos necessários para sua solução. Em decorrência, os alunos são obrigados a diagnosticar, pesquisar, interagir e debater a fim de propor uma solução. Ao final de cada tema, o professor faz o fechamento, ligando as várias soluções com os conceitos e teorias.


Avaliação – Método e critério:
A disciplina está estruturada em quatro blocos de conteúdo. Seguindo as orientações:
o Desafio acadêmico - diagnóstico e solução de 8 problemas em sala de aula;
o Diagnóstico e solução de problema empresarial real (fora de sala de aula);
o Média final = 60% desafio acadêmico + 40% empresarial real


Bibliografia (principal):
• WREN, Daniel A. Ideias de administração: o pensamento clássico. São Paulo: Ática, 2008.
• WREN, Daniel A. Ideias de administração: o pensamento moderno. São Paulo: Ática, 2008.
• CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2004.


Bibliografia (complementar):
• AKTOUF, O. Pós-globalização, administração e racionalidade econômica. São Paulo: Atlas, 2004.
• BATEMAN, T. S.; SNELL, S. A. Administração. São Paulo: McGraw-Hill, 2007.
• BAUMAN, Z. Globalização: as conseqüências humanas. Rio de Janeiro: Zahar, 1999.
• BERGAMINI, C. W. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 3a ed. São Paulo: Atlas, 1990.
• BERGAMINI, C. W.; CODA, R. Psicodinâmica da Vida Organizacional: Motivação e Liderança. São Paulo Livraria Pioneira Editora, 1990.
• BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. 3a ed. São Paulo: Thomson Pioneira, 1999.
• CHANLAT J. F. O Indivíduo na Organização: dimensões esquecidas. 6ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 1996
• DAFT, R. L. Organizações: teoria e projeto. São Paulo: Thomson, 2003.
• DAFT, R. L. Administração. São Paulo: Thomson, 2005..
• DAVENPORT, T. H.; PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
• DAVENPORT, Thomas H. Reengenharia de Processos: como inovar na empresa através da tecnologia da informação . Rio de Janeiro, Campus, 1994
• DAVIS, K.; NEWSTROM, J. W. Comportamento Humano no Trabalho: uma abordagem psicológica. São Paulo: Pioneira, 1992.
• DEMING, W. E. Qualidade: a revolução da administração. Rio de Janeiro, Marques-Saraiva, 1990.
• ESCRIVÃO FILHO, E.; PERUSSI FILHO, S. Teorias de administração: introdução ao estudo do trabalho do administrador. São Paulo: Saraiva, 2010.
• FARIA, J. H. Economia política do poder. Curitiba: Juruá, 2009. 3 Vols.
• FARIA, J. H. Análise crítica das teorias e práticas organizacionais. São Paulo: Atlas, 2007.
• FORRESTER, V. O horror econômico. São Paulo: Editora da UNESP, 1999.
• FRITZ, Robert. Estrutura e Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira, 1997.
• GARVIN, D. A. Gerenciando a Qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro, Qualitymark, 1992.
• GIBSON, J. L.; IVANCEVICH, J. M.; DONNELLY Jr., J. H.; KONOPASKE, R. Organizações: comportamentos, estrutura e processos. 12a ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2006.
• GREY, C. Um livro bom, pequeno e acessível sobre estudos organizacionais. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
• GUERRINI, Fábio Müller; ESCRIVÃO FILHO, Edmundo. Gestão e organização. Notas de aula. (não publicado). São Carlos: Departamento de Engenharia de Produção, EESC-USP, 207. 228 p.
• HALL, Richard H. Organizações: estruturas, processos e resultados. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
• HAMMER, Michael. Além da Reengenharia. Ed. Campus, Rio de Janeiro, 1997.
• HAMMER, Michel; Champy, James. Reengenharia de Processos. 4ª. Ed. Rio de Janeiro, Campus, 1994
• HAMPTON, David R. Administração contemporânea. São Paulo: Pearson MAKRON Books, 1992.
• HANDY, Charles B. Understanding organizations. 4th ed. London: Penguin Books, 1993.
• HELOANI, R. Gestão e organização no capitalismo globalizado. São Paulo: Atlas, 2003.
• HUNT, J. G.; OSBORN, R. N.; SCHERMERHORN JR., J. R. 2a ed. Fundamentos de comportamento organizacional. Porto Alegre: Bookman, 1999.
• ISHIKAWA, K.. Controle da qualidade total. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
• JONES, G. R. Teoria das organizações. 6ª ed. São Paulo: Pearson, 2010.
• JURAN, Joseph M. A qualidade desde o projeto. São Paulo: Thomson Learning-Pioneira, 2002.
• KWASNICKA, E. L. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 1995.
• KWASNICKA, E. L. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 1995.
• MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à administração. São Paulo: Atlas, 1999.
• MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 1997.
• MCGEE, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
• MINTZBERG, H. Estrutura e dinâmica das organizações. Lisboa (Portugal): Dom Quixote, 1999.
• MINTZBERG, H. Managing: desvendando o dia a dia da gestão. Porto Alegre: Bookman, 2010.
• MINTZBERG, H. Management não é o que você pensa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
• MONTANA, P. J. & CHARNOV, B.H. Administração. São Paulo: Saraiva, 1998.
• MORRIS, D. e BRANDON, J. Reengenharia reestruturando sua empresa. Makron, 1994.
• MOTTA, F.C.P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Thomson, 2002.
• MOTTA, P. R. Transformação organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.
• NADLER, D.A.; GERSTEIN, M.S.; SHAW, R.B.; ASSOCIADOS. Arquitetura organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 1994.
• NEWSTROM, J. W. Comportamento organizacional: o comportamento humano no trabalho. 12a ed. Porto Alegre, McGraw-Hill, 2008.
• NONAKA, S, TAKEUCHI, N. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1997.
• NOGUEIRA, A. M. Teoria geral da administração para o século XXI. São Paulo: Ática, 2007.
• RAMOS, A.G. Administração e contexto brasileiro. Rio de Janeiro: FGV, 1983.
• ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000.
• ROBBINS, S. P.; JUDGE, T. A.; SOBRAL, F. Comportamento Organizacional. 14ª ed. São Paulo: Pearson, 2010.
• SADER, E. Século XX: uma bibliografia não autorizada. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2000.
• SAMPSON, A. O homem da companhia. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
• SCHERMERHORN, Jr, J. R. Administração. 8ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.
• SHIBA, S.; GRAHAM, A.. TQM. Porto Alegre: Bookman, 1997.
• SINGER, P. Uma utopia militante. Petrópolis (RJ): Vozes, 1998.
• SIQUEIRA, M.M.M.; colaboradores. Medidas do Comportamento Organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Bookman, 2008.
• SOTO, Eduardo. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
• STONER, J. A. F. & FREEMAN, R. E. Administração. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999.
• TEIXEIRA, H.J.; SALOMÃO, S.M.; TEIXEIRA, C.J. Fundamentos de administração: a busca do essencial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
• TRAGTENBERG, M. A Teoria Geral da Administração é uma ideologia? Revista de Administração de Empresas, V. 11, n. 4, Out/Dez. 1971. p.7-21.
• TRAGTENBERG, M. Burocracia e administração. São Paulo: Ática, 1980.
• WARLICH, B.M.S. Uma Análise das Teorias de Organização. Rio de Janeiro: FGV, 1986.
• WOMACK, J.P.; JONES, D.T.; ROOS, D. A Máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Campus, 1992.



TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO APLICADA GESTÃO


Ementa

1 Princípios de gestão de TI: fundamentos básicos
2 Visão estratégica, negócios eletrônicos
3 Sistemas de informação e de apoio à decisão: ciclo de vida, modelagem, processos de negócio
4 Gestão do conhecimento, desafios e aplicações.


Bibliografia Básica
LUCAS Jr., Henry C. Tecnologia da Informação: tomada de decisão estratégica para administradores. Trad. Acauan Fernandes. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

TURBAN, Efrain; RAINER Jr., R. Kelly; POTTER, Richard E. Administração de Tecnologia da Informação: teoria e prática. Trad. da 2ª Ed. Americana por
Teresa Cristina Felix de Souza. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
O´Brien, James A.; MARAKAS, George M. Administração de Sistemas de Informação: uma introdução. 13ª ed. São Paulo: McGrowHill, 2007.

GORDON, Steven R.; GORDON, Judith R. Sistemasde Informação: uma abordagem gerencial. Trad. Oscar Rudy Kronmeyer Filho; Rev. Tec. Sandra Regina Holanda Mariano. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

GESTÃO DE PESSOAS

Objetivos

A atividade mais importante e mais difícil de um gestor é gerenciar pessoas. É necessário liderar, motivar, inspirar, encorajar e desenvolvê-las. Algumas vezes é preciso contratar, demitir, disciplinar e avaliar empregados. Muitas pessoas são promovidas para a posição gerencial por causa da expertise técnica. Enquanto que liderar e gerenciar pessoas efetivamente exige um novo conjunto de competências.

Gestão efetiva de pessoas significa conseguir o máximo de todos os empregados, ajudando-os a desempenhar o melhor individualmente, coletivamente e e me times.

O participante vai perceber como ele afeta seus empregados -positiva e negativamente- e obter alguns instrumentos e conceitos que o ajudarão a liderar mais efetivamente para conseguir os resultados necessários.

A disciplina lida com temas chaves na compreensão de pessoas e como comunicar efetivamente com elas. Utilizando atividades vivenciais e de desenvolvimento pessoal, enfatiza-se a importância do autoconhecimento no desenvolvimento da sensibilidade e melhor comunicação com os outros.


Programa

Compreender o papel do gerente e porque problemas das pessoas podem ser difíceis de resolver
Identificar os desafios da liderança
Compreender seu estilo de gerenciar e como ele afeta os outros
Ajustar seus estilo pessoal e gerencial para as necessidades das diferentes situações

Desenvolver habilidades de comunicação mais efetiva
Aplicar as técnicas de apoio de um feedback, mantendo a autoestima do outro.

Motivar pessoas, maximizar seu comprometimento e aumentar sua satisfação no trabalho.
Obter mais resultados, delegando mais efetivamente

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BALDWIN,T; RUBIN, R., BOMMER, W. Desenvolvimento de habilidades Gerenciais. Rio de Janeiro, Elsevier, 2008.
FLEURY, MTL As pessoas nas organizações. São Paulo, Gente, 2002.
HILL, Linda. On Becoming a Manager. Harvard Business Review Press, 2003.
TICHY, N.M; COHEN, Eli. O Motor da Liderança. São Paulo, Educator. 1999

GESTÃO POR PROCESSOS DE NEGÓCIO E MUDANÇA ORGANIZACIONAL


• Processo de negócios: conceitos e definições;
• Metodologia BPM (Business Process Management);
• Métodos de Diagnóstico de processos;
• Avaliação e seleção de projetos de melhoria de processo;
• Escritório de processos.
Bibliografia

Baldam, R.; Valle, R.; Rozenfeld, H. Gerenciamento de Processos de Negócio BPM:
uma referência para implantação prática. Rio de Janeiro: Campus,
2014.

GESTÃO DA MUDANÇA: CULTURA ORGANIZACIONAL

Objetivo: Desenvolver competências de liderança para pessoas de formação técnica relacionadas ao "Processo de Gestão de Mudança", por meio da compreensão do conceito de Cultura Organizacional, de modo a contribuir para a atuação profissional e social do(a) estudante do curso de especialização em engenharia de produção.

Ementa:
(1) conceitos de cultura organizacional;
(2) modelos de mapeamento de cultura em diferentes tipos de organização;
(3) papel do líder como agente de transformação;
(4) fatores de sucesso de programas de mudança;
(5) barreiras e motivos pelos quais muitos programas de transformação fracassam.

Bibliografia:
Cameron, E.; Green M. Making Sense of Change Management: A Complete Guide to the Models, Tools & Techniques of Organizational Change, Kogan Page, 2004.
Cameron, K.S., Quinn,R.E. Diagnosing and Changing Organizational Culture: Based on the Competing Values Framework, Addisokn-Wesley, 2006.
Cameron, K.S., Quinn, R.E., DeGraff, J. Competing Values Leadership: Creating Value in Organizations, Edward Elgar, Cheltenham, 2006.
Gattorna, J. Living Supply Chains - Alinhamento Dinâmico de Cadeias de Valor, São Paulo: Pearson Education, 2009.
Kotter, J.P. Liderando Mudanças, Editora Campus, 1997.
Quinn, R.E. Beyond Rational Management: Mastering the Paradoxes and Competing Demands of High Performance, J-B US non-Franchise Leadership, Paperbacj, 1991.
Schein, E.H. Organizational Culture and Leadership, J-B US non-Franchise Leadership, Paperback, 2004.

Carga Horária:

52 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Alfredo Colenci Neto
Edmundo Escrivao Filho
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Janaina Mascarenhas Hornos da Costa
Mateus Cecilio Gerolamo


 
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