Atividade

88277 - Ensino e letramento: contribuições da semiótica discursiva à Educação Básica

Período da turma: 04/04/2019 a 16/05/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: :. Programa:
Aula 1. Apresentação do curso e da perspectiva teórica a ser adotada.
Aula 2. A noção de letramento e as exigências dos referenciais curriculares nacionais para
Educação Básica.
Aula 3. A transposição didática de conhecimentos teórico-científicos.
Aula 4. O instrumental teórico-metodológico da semiótica discursiva: o percurso gerativo do
sentido.
Aula 5. Da enunciação ao enunciado: as estratégias enunciativas, os gêneros do discurso e os
efeitos de sentido produzidos.
Aula 6. Comentários finais sobre uma prática de ensino “letradora” e encerramento do curso.

:. Bibliografia básica:
BARROS, Diana Luz Pessoa de Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005.
BRASIL.
______. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos
do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:
MEC/SEF, 1998.
______. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2006.
______. Base Nacional Comum Curricular (versão final). Brasília: Ministério da Educação,
Secretaria de Educação Básica, 2017.
CHEVALLARD, Yves. Didactique et formation des enseignants. In: DAVID, B. (éd.).
Impulsions, n. 4. Lyon: , INRP, 2005, p. 215-231.
______. La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La
pensée sauvage, 1985. [*Réédition augmentée en 1991]
DISCINI, Norma A comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005.
FIORIN, José Luiz Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2006.
______. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.
HERNANDES, Nilton A mídia e seus truques. São Paulo: Contexto, 2006.
LOPES, Ivã Carlos; HERNANDES, Nilton Semiótica: objetos e práticas. São Paulo: Contexto,
2009.
PIETROFORTE, Antonio Vicente Semiótica Visual: os percursos do olhar. São Paulo:
Contexto, 2004.
______. Análise do texto visual. A construção da imagem. São Paulo: Contexto, 2007.
______. Tópicos de semiótica. Modelos teóricos e aplicações. São Paulo: AnnaBlume, 2008.
PLATÃO, Francisco; FIORIN, José Luiz Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo:
Ática, 2003.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TATIT, Luiz Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê editorial, 2001.

Carga Horária:

18 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 83
 
Ministrantes: Eliane Soares de Lima


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP