88277 - Ensino e letramento: contribuições da semiótica discursiva à Educação Básica |
Período da turma: | 04/04/2019 a 16/05/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | :. Programa:
Aula 1. Apresentação do curso e da perspectiva teórica a ser adotada. Aula 2. A noção de letramento e as exigências dos referenciais curriculares nacionais para Educação Básica. Aula 3. A transposição didática de conhecimentos teórico-científicos. Aula 4. O instrumental teórico-metodológico da semiótica discursiva: o percurso gerativo do sentido. Aula 5. Da enunciação ao enunciado: as estratégias enunciativas, os gêneros do discurso e os efeitos de sentido produzidos. Aula 6. Comentários finais sobre uma prática de ensino “letradora” e encerramento do curso. :. Bibliografia básica: BARROS, Diana Luz Pessoa de Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2005. BRASIL. ______. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. ______. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. ______. Base Nacional Comum Curricular (versão final). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2017. CHEVALLARD, Yves. Didactique et formation des enseignants. In: DAVID, B. (éd.). Impulsions, n. 4. Lyon: , INRP, 2005, p. 215-231. ______. La transposition didactique. Du savoir savant au savoir enseigné. Grenoble: La pensée sauvage, 1985. [*Réédition augmentée en 1991] DISCINI, Norma A comunicação nos textos. São Paulo: Contexto, 2005. FIORIN, José Luiz Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2006. ______. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008. HERNANDES, Nilton A mídia e seus truques. São Paulo: Contexto, 2006. LOPES, Ivã Carlos; HERNANDES, Nilton Semiótica: objetos e práticas. São Paulo: Contexto, 2009. PIETROFORTE, Antonio Vicente Semiótica Visual: os percursos do olhar. São Paulo: Contexto, 2004. ______. Análise do texto visual. A construção da imagem. São Paulo: Contexto, 2007. ______. Tópicos de semiótica. Modelos teóricos e aplicações. São Paulo: AnnaBlume, 2008. PLATÃO, Francisco; FIORIN, José Luiz Para entender o texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2003. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998. TATIT, Luiz Análise semiótica através das letras. São Paulo: Ateliê editorial, 2001. |
||||
Carga Horária: |
18 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 83 | ||||
Ministrantes: |
Eliane Soares de Lima |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |