Atividade

88557 - Módulo – Ferramentas da Gestão.

Período da turma: 10/11/2023 a 11/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: -Estrutura de Capital e Avaliação de Empresas (Valuation)
Visão sistêmica da empresa e dos subsistemas empresariais. Processo de gestão empresarial. Missão e funções da controladoria sob a ótica da gestão econômica. Estrutura conceitual do sistema de informação de gestão econômica. Conceituação de resultado econômico. Mensuração econômica de resultados de eventos. Mensuração econômica de investimentos. Mensuração econômica de eventos da atividade bancária. Avaliação de desempenho econômico.

- Gestão do Capital Humano
Evolução do conceito – Recursos Humanos. O papel atual da Área de Recursos Humanos nas Organizações. O lado Comportamental da Gestão de Recursos Humanos: novas tendências e desafios (Freud, Jung e a Gestão das Organizações). A Teoria Psicanalítica e suas implicações para a gestão de RH. Imagens das Organizações e consequências para a Gestão de Recursos Humanos. Modelo abrangente para diagnóstico em Recursos Humanos. Dinâmica do mercado de trabalho no mundo globalizado. O novo cenário competitivo e o novo trabalhador. O RH e os desafios da atualidade. Gestão integrada de Recursos Humanos. Abordagens na Gestão de Pessoas. Características do Novo Modelo de Gestão de Pessoas. Processo de recrutamento e seleção baseado em competências.
Pesquisa, análise e dimensionamento de mercado Princípios básicos de experimentação. Métodos de levantamentos. Métodos de observação. Estudos experimentais. Questionários e tipos de escala. Testes de significância usuais em pesquisa de mercado. Pesquisas relacionadas com o lançamento de produtos: testes de nomes, embalagens. Testes de produto: o mercado teste. A segmentação do mercado: critérios, definição do grupo alvo e dos segmentos técnicos especiais.

- Administração Financeira
Cálculo de taxas de retorno. Custo de capital: determinantes e seu impacto no valor econômico de empresas e projetos. Análise de investimentos e projetos. Decisões de investimentos. Análise de fluxo de caixa simples e descontado. Regime de capitalização: taxas de juros simples e composto, taxas proporcionais e equivalentes. Técnicas de análise de investimentos: TIR – taxa interna de retorno, VPL – valor presente líquido, IRR e outros indicadores de rentabilidade e gestão financeira. Compreensão do custo financeiro e da receita financeira. Modelagem financeira. Matemática financeira. Gerenciamento de ativos financeiros.

-Estatística Aplicada
Conceitos e aplicações. Análise exploratória de dados. Estatística descritiva: representação tabular e gráfica; medidas de tendência central e dispersão. Medidas de variabilidade. Introdução à probabilidade (definições e teoremas). Principais distribuições: Binomial, Poisson e Normal. Noções de amostragem. Inferência estatística. Correlação linear simples.

-Elaboração da Monografia
Noções básicas sobre a concepção e os tipos de pesquisa: concepções sobre pesquisa e os tipos de pesquisa existentes. Procedimentos teórico-metodológicos das pesquisas: encaminhamentos teóricos e práticos do uso de determinados tipos de pesquisas. Organização dos Projetos de pesquisa e trabalho monográfico: itens que com põem projetos e trabalho monográfico e suas funções epistemológicas.

-Gestão de Custos e Formação de Preços
Conceitos e terminologias de custo e lucro. Metodologia e estruturação de dados para apuração de custos e lucro. Indicadores econômicos para análise econômico-financeira de empresas. Construção de Planilhas de Custos de Produção e Comercialização. Regras de Elaboração e Apresentação de Projetos. Viabilidade Técnico-Econômica de Projetos. Técnicas de Acompanhamento de Projetos. Auditoria e Análise da Performance de Projetos de Investimento.

-Gestão de Projetos
Conceituação de Projeto: conceitos, características e tipos de projetos, objetivos e abrangência do Gerenciamento de Projetos (GPP). Conceito e Gestão de Projeto. Gestão dos Elementos de um Projeto. Ciclo de vida de projetos: principais fases representativas do ciclo de vida de projetos; O processo de planejamento em projetos: uma introdução ao método Front-End Loading (FEL); Processos e grupos de processos de GP: apresentação dos processos e grupos de processos de acordo com a metodologia do PMBOK; Principais processos de GP: apresentação e discussão dos principais processos de GP, segundo a metodologia proposta pelo PMBOK.

-Gestão Estratégica de Crédito e Riscos
Risco e incerteza: conceitos básicos. Dimensões técnicas, econômicas, comerciais, operacionais e políticas (TECOP) e seus impactos em projeto. Conceito de risco e gestão estratégica de riscos. Tipos de risco. Modelos de gestão de riscos. Métodos para mensurar riscos. Análise de cenários e simulações: estratégias e métodos. Modelagem dos fatores de risco. Medidas de performance ajustadas ao risco. Teoria da decisão: fundamentos e aplicações. Problemas e métodos para aquisição de conhecimentos para representação de riscos e preferências. Administração de riscos e seus instrumentos. Ferramentas para suporte à análise de decisões e administração de risco.
Crédito, confiança, tempo e recurso. Importância do Crédito. Avaliação do Risco de Crédito. Análise de crédito com foco no fluxo de caixa. Agências de rating. Basiléia I.
Responsabilidade Socioambiental das Empresas Introdução à Responsabilidade Social. Empresa Sustentável e Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Evolução e tendência da Responsabilidade social. Investimento em responsabilidade social. Código de conduta social empresarial. Balanço Social. Contabilidade Ambiental. Certificações internacionais de responsabilidade social. Instrumentos de RSE (NBR 16001, ISO 26000, OHSAS 18001, Auditoria, Balanço Social, Governança Corporativa, ISO 26000, Indicadores de RSE, Códigos de Ética e Conduta).

-Gestão da Marca
Conceitos e definições de marca e gestão de marca. Arquitetura, Identidade e Design de Marca. Tipos e Escolha de Marca (Naming). Construção e Posicionamento de Marca. Patrimônio de marca (Brand Equity) e Valor de Marca. Análise estratégica, tendências e perspectivas na gestão de marcas. Aspectos legais sobre marcas e patentes.

-Marketing Digital
Introdução ao marketing digital (a economia e o marketing digital). A revolução digital e a ruptura do comportamento de compra. Os ambientes do marketing digital. Marketing de conteúdo. Marketing nas mídias sociais. Marketing viral. Marketing móvel. Pesquisa e publicidade online. Principais canais e estratégias de marketing digital. Novas tecnologias e o marketing relacionado. Monitoramento e medição. Aspectos de segurança, éticos e legais.

-Gestão da Inovação na Empresa
Tecnologia e competitividade empresarial. A função tecnológica na empresa. As estratégias de inovação das empresas e os processos de inovação. A Inovação Aberta. A cooperação entre empresas – universidades e institutos de pesquisa para desenvolvimento tecnológico. Fontes de informação, inovação e tecnologia para a empresa. Transferência de Tecnologia. Políticas públicas de fomento a inovação. Introdução a política de propriedade industrial. Habitat’s de Inovação: Incubadoras e parques tecnológicos. Desenvolvimento de criatividade e definição do negócio. Desenvolvimento industrial de Pesquisa & Desenvolvimento. Competências específicas do empreendedor e o seu desenvolvimento. Barreiras e armadilhas que ameaçam os negócios iniciados pelo empreendedor.

-Gestão de TI e Big Data
Ligação entre estratégia de TI e estratégia de negócios. Modelo para análise e avaliação da Tecnologia da Informação. O método dos fatores críticos de sucesso e o processo de sua identificação Desdobramentos dos FCS: Balanced Scorecard como direcionador dos projetos de TI. Posicionamento estratégico da TI nas empresas: Grid Estratégico, Cadeia de valor e matriz intensidade de informação. Gestão de Portfólio de Projetos de TI, Descentralização e centralização da TI. Modelos de Estágios de Informatização. O modelo do alinhamento estratégico. Maturidade do Alinhamento Estratégico. Gestão do conhecimento. Sistemas Integrados de Gestão. Internet e E-business. CRM. Gestão de Operações de TI. Implementação da tecnologia da informação: ética, impactos e segurança.

-Gestão da Comunicação na Empresa
Comunicação organizacional no Brasil: histórico, correntes teóricas e perspectivas. O sistema de comunicação nas empresas: processos, níveis de análises, barreiras, fluxos, redes e meios. Comunicação organizacional integrada, administrativa e os processos de gestão participativa. Comunicação interna: conceitos, importância, estratégias e mídias. Comunicação institucional e identidade coorporativa: conceitos, abrangência e instrumentos. Comunicação mercadológica ou comunicação de marketing: conceitos, abrangência e instrumentos. As dimensões humana, instrumental e estratégica da comunicação nas empresas. Revisão dos conceitos e definições de Marketing. Análise dos Pontos Fortes e Pontos Fracos e Formação do Cenário Mercadológico.
Tópicos Especiais em Gestão de Negócios O conteúdo desta disciplina será de acordo com o tópico a ser programado, devendo abordar assuntos complementares referentes a gestão de negócios relevantes para a formação de um profissional de mercado.

BIBLIOGRAFIA
Elaboração da Monografia GIL, Antônio C. Com o elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
LAKATO S,Eva Maria; MARCO NI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SANTO S, Glenio Lopes dos; SCHMIDT, Maria Cristina Cezim bra; CANFIELD, Jefferson Thadeu (Orgs.). Normas de apresentação de projeto, trabalho final de graduação, monografia, dissertação e tese. 3. ed. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2001.
Estrutura de Capital e Avaliação de Empresas (Valuation) CATELLI, Armando. Controladoria. São Paulo, Atlas, 2001.
GUERREIRO, Reinaldo. A Meta da Empresa: seu alcance sem mistérios. São Paulo, Atlas, 1999.
GUERREIRO, Reinaldo. Modelo conceitual de sistema de informação de gestão econômica: uma contribuição à teoria da comunicação da contabilidade. São Paulo, Tese de Doutoramento, FEA-USP. 1989.
GUERREIRO, Reinaldo. A teoria das restrições e o sistema de gestão econômica: uma proposta de integração conceitual . São Paulo, Tese de Livre Docência, FEA-USP. 1995.
OLIVEIRA, Antonio Benedito Silva. Aplicação dos conceitos de gestão econômica aos eventos econômicos de um banco comercial. São Paulo, Dissertação de Mestrado, FEA-USP, 1994.
PELEIAS, Ivam Ricardo. Controladoria: gestão eficaz utilizando padrões. São Paulo, Saraiva, 2002.
PELEIAS, Ivam Ricardo. Avaliação de desempenho: um enfoque de gestão econômica. São Paulo, Dissertação de Mestrado, FEA-USP, 1992.
PEREIRA, Carlos Alberto. Estudo de um modelo conceitual de avaliação de desempenhos para gestão econômica. São Paulo, Dissertação de Mestrado, FEA-USP, 1993.
VASCONCELOS. Marco Tullio de Castro. O processo de gestão de finanças sob a ótica da gestão econômica. São Paulo, Dissertação de Mestrado, FEA-USP, 1994.
Gestão do Capital Humano Bohlander, G. Snell, S., Sherman, A. Administração de Recursos Humanos. Editora Thomson, 2003.
Dutra, Joel. Competências: conceitos e Instrumentos para a gestão de Pessoas na Empresa Moderna. Atlas, 2010.
___________. Gestão de pessoas – modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo. Atlas, 2002.
___________. Gestão por competências. São Paulo, Gente, 2001.
Schein, E. Cultura Organizacional e Liderança. Atlas, 2009.
Stewart, T. A. Capital Intelectual: a nova vantagem competitiva das empresas. 4. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
Tanure, B. Evans, P. A importância do RH.GV Executivo, Vol. 5, 2006.
Pesquisa, análise e dimensionamento de mercado N. K. Malhotra, Pesquisa de Marketing: uma Orientação Aplicada, 4ª ed., Porto Alegre: Kookman, 2006. P. E. Green, D. S. Tull, Research for Marketing Decisions, 5th ed., Englewood Chiffs: Prentice Hall, 1988.
R. M. Worcester, J. Dowham, Consumer Market Research Handbook, 3rd ed., New York: Elsevier, 1986.
Administração Financeira DE FARO, Clóvis. Fundamentos de Matemática Financeira. Saraiva, 2006.
HAZZAN, Samuel; POMPEO, J. Nicolau. Matemática Financeira. Saraiva, 2007.
Samanez, C. P. Matemática Financeira: uma aplicação à análise de investimentos. Editora Pearson/Prentice Hall, 2008.
SOBRINHO, José Dutra. Matemática Financeira. Atlas, 2000.
Estatística Aplicada HOFFMANN, Rodolfo. Estatística para Economistas. 4a ed. São Paulo: Thompson Pioneira, 2006.
RIBEIRO JÚNIOR, J. I. Análises Estatísticas no Excel - Guia Prático. 1. ed. Viçosa: Editora UFV, 2004.
ASSAF NETO, A. Mercado financeiro, 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2005.
KARMEL, P.H. & POLASEK, M. Estatística Geral e Aplicada à Economia. 2ª edição. Ed. Atlas, 1981.
SPIEGEL, M.R. Probabilidade e Estatística. São Paulo, McGraw-Hill, 1977. (Coleção Shaum).
Elaboração da Monografia GIL, Antônio C. Com o elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
LAKATO S,Eva Maria; MARCO NI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
SANTO S, Glenio Lopes dos; SCHMIDT, Maria Cristina Cezim bra; CANFIELD, Jefferson Thadeu (Orgs.). Normas de apresentação de projeto, trabalho final de graduação, monografia, dissertação e tese. 3. ed. Santa Maria: Centro Universitário Franciscano, 2001.
Gestão de Custos e Formação de Preços BRUNI, Adriano Leal; FAMÁ, Rubens. Gestão de Custos e Formação de Preços: com aplicações na calculadora HP-12C e Excel. São Paulo: Atlas, 2002.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC. Disponível em: .
MEGLIORINI, Evandir. Custos: Análise e Gestão. 2a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
CORREIA NETO, Jocildo Figueiredo. EXCEL para profissionais de finanças: manual prático. 2ª reimpressão. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 10a ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINS, Eliseu (Org.). Avaliação de Empresas: Da mensuração contábil à econômica. São Paulo: Atlas, 2001.
PINTO, Alfredo A. G. et al. Gestão de Custos. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. (Série Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria).
Gestão de Projetos PMOK. Um Guia Do Conhecimento em Gerenciamento de projetos. 4 ed. Project Management Institute. 2008.
SAMANEZ, C.P., Engenharia Econômica, Ed. Pearson Education/Prentice Hall, 2010.
KERZNER, H. Gestão de Projetos: As melhores práticas. 2004. 2ª edição. Bookman.
MATHIAS, W.F., Woiler, S. Projetos: planejamento, elaboração e análise. 2ª edição. Ed. Atlas, 2010.
MAXIMIANO, A. C. Administração de projetos, Atlas: São Paulo, 1997.
SHTUB, A BARD J. F. e GLOBERSON S. Project management, Prentice hall, 1994.
MERROW, Edward W. Industrial Megaprojects. New Jersey, Wiley. 2011.
Gestão Estratégica de Crédito e Riscos DAMODARAN, Aswath. Corporate finance: theory and pratice. Second printing. New York. John wiley & Sins Inc., 1998.
ELLERT, James C. et al. Administração Financeira em Bancos. São Paulo. IBCB, 1990.
FABOZZI, Frank J. Foundations of financial markets and institutions. Second Edition. New Jersey. Prentice Hall Inc., 1998.
STEPHEN, A. Ross, Institutional markets, financial marketing, and financial innovation. Journal of Finance, 1989.
VAUGHAN, Emmett J. Risk Management. New York. John wiley & Sins Inc., 1997
VINCE, Ralph. Cálculo e análise de riscos no mercado financeiro. São Paulo. Makron Books, 1999.
WUNNICKE, Diane B., WILSON, David R. e Wunnicke Brooke. Corporate Financial Risk Management: practical techniques of financial engineering. New York. John wiley & Sins Inc., 1992.
Responsabilidade Socioambiental das Empresas ASHLEY, P.A. Ética e Responsabilidade Social Nos Negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
BARBIERI, J.C.; CAJAZEIRA, J.E.R. Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2009.
KARKOTLI, G. Responsabilidade social: Uma Contribuição À Gestão Transformadora das Organizações. Petrópolis: Vozes, 2006.
TENÓRIO, F.G. Responsabilidade social empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
Gestão da Marca AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, 1996.
AAKER, D. A.; JOACHIMSTHALER, E. Como construir marcas líderes. São Paulo: Futura. 2001.
Marketing Digital KOTLER, Philip. Administração de marketing. 12.ed. São Paulo: Atlas, 2000.
ROCHA, Angela da; CHRISTENSEN, C. 2.ed. Marketing: teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 1999.
VASCONCELLOS, Eduardo (coord.). E-commerce nas empresas brasileiras. São Paulo: Atlas, 2005.
Gestão da Inovação na Empresa ARRUDA, M.; VERMULM, R. HOLLANDA, S. Inovação tecnológica no Brasil: a industria em busca da competitividade global. São Paulo: Anpei, 2006.
TIDD, J.; BESSANE, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. São Paulo: Bookman, 2008.
TIGRE, P. B. Gestão da Inovação: a economia da tecnologia no Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
Gestão de TI e Big Data HAL R. VARIAN, H. R.; FARRELL, J., SHAPIRO, C. The economics of information technology: an introduction. Cambridge University Press, 2004.
LAURINDO, F. J. B.; ROTONDARO, R. G. orgs. Gestão integrada de processos e da tecnologia da informação. São Paulo: Atlas, 2006.
LAURINDO, F.J.B. Tecnologia da Informação: Eficácia nas Organizações. São Paulo, Editora Futura, 2002.
STAIR, R.M., Princípios de Sistema de Informação: Uma Abordagem Gerencial, Rio de Janeiro, LTC, 1998.
TURBAN, E. et al. Information Technology for Management: Transforming Organizations in the Digital Economy. 7th edition, Wiley, 2009.
TURBAN, E., RAIANER JR, K., POTTER, R. E., Administração de Tecnologia da Informação: Teoria e Prática”, São Paulo, Editora Campus, 2003.
Gestão da Comunicação na Empresa LESLY, Philip. Os Fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo: Pioneira, 1995.
LOPES, Marilena. Quem tem medo da notícia. São Paulo: Makron, 2000.
KUNSCH, Margarida M.K. Planejamento de Relações Públicas: na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
PORTER, Michael E. Vantagem Competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1990.
YANAZE, Mitsuru H. “Gestão de Marketing e Comunicação- Avanços e Aplicações” São Paulo: Saraiva, 2007.
ZÜLZKE, Maria Lúcia. Abrindo a Empresa para o Consumidor. São Paulo: Qualitymark, 1991.

Carga Horária:

120 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Anderson Paulucci da Silva
Fabiano Guasti Lima
Francisco Clairton Araujo
Gilberto Tadeu Shinyashiki
Gustavo Tadeu Testa Reis
Haroldo José Torres da Silva
Heliodoro Teixeira Bastos Filho
João Carlos Boyadjian
Jose Eurico Possebon Cyrino
Mitsuru Higuchi Yanaze
Vânia Bueno Cury


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP