88582 - Um Percurso pelo Gênero Épico na Eneida de Virgílio |
Período da turma: | 13/03/2019 a 29/05/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | AULA 1. Introdução
Apresentação do programa. Objetivo do curso. Autor/obra: Breve biografia de Virgílio. Contexto literário e histórico. Motivação do nome Eneida. Divisão da obra. Eneida: Principais antecessores. AULA 2. O gênero épico. Apresentação da Eneida: aspectos gerais Tratadística: Aristóteles (Arist., Poética 1447-8a) e Horácio (Hor., Arte Poética 73-92). Forma: métrica. Matéria: Épica, lugar-comum e enunciação. Conteúdo: O que um poema épico deve ter? Panorama da narrativa. Nomes e lugares na narrativa. Edições da Eneida. AULA 3. Os deuses da Eneida (Livro I) Livro I. Proposição (Virg., Aen. 1.1-8). Musa: Invocação à Musa (1) (1.9-11). A ação da Musa épica de Virgílio em comparação com as épicas gregas. O poeta épico: o poeta épico e suas relações com as Musas. Como se começa um poema épico? A ação dos deuses na épica: Juno. O símile de Netuno. A ação de Vênus. A profecia de Júpiter. Mercúrio. AULA 4. O herói épico e sua trajetória (Livros I, II e III) Livro I. Que tipo de herói Eneias é? Eneias como líder (1.197-209). Écfrase: A descrição das pinturas do templo (1.453-493). Dido como heroína: Símile de Dido como Diana (1.494-508). O banquete (1.630-755). Livro II. Troia. O cavalo de Troia (2.13-21). Laocoonte (2.31-56; 199-227). O saque de Troia (2.228-267). Livro III. A pequena odisseia: O percurso de Eneias. AULA 5. O amor e as celebrações (Livros IV e V) Livro IV. A ação de Vênus e Cupido: O amor como ferida (4.1-5). Os ardis dos deuses do amor (1.657-689). Dido e Eneias como amantes. Livro V. Jogos em honra a Anquises. A morte de Palinuro (5.746-972). AULA 6. A descida ao Hades (Livro VI) Livro VI. Caráter filosófico do livro VI. A Sibila de Cuma (6.1-97). Discurso de Anquises: a gens Iulia (6.752-885). AULA 7. O Lácio (Livros VII e VIII) Livro VII. A chegada no Lácio. Musa: Invocação à Musa (2): Érato (7.1-37). A profecia de Fauno (7.38-106). Juno e Amata (7.286-372). Invocação à Musa (3): o catálogo dos reis (7.641-643). Livro VIII. Visita a Evandro (8.86-174). Écfrase: O escudo de Eneias (8.626-731). AULA 8. Política, guerra e patronagem (Livros VIII e IX) Patronagem: Virgílio, Mecenas e Augusto. Livro VIII. O louvor ao princeps na Eneida: Augusto versus Marco Antônio em Ácio (8.671-731). Livro IX. A Guerra. Turno: Símile de Turno como lobo (9.59-62). AULA 9. A guerra (Livros X, XI e XII) Livro X. Musa: Invocação às Musas (4): (10.163-165). O conselho dos deuses (10.1-117). O catálogo de tropas troianas (10.163-214). Aristeias: Turno e Palante (10.439-472). Eneias, Lauso e Mezêncio (10.770-908). Livro XI. O funeral de Palante (11.24-99). Camila (11.376-444). Livro XII. Eneias X Turno. AULA 10. As Musas e o poeta triunfante O triunfo dos poetas augustanos: Virgílio: G. 3.10-16. Horácio: C. 3.30. Propércio: elegia 3.1. BIBLIOGRAFIA Aristóteles (1973). Poética. Trad. de Eudoro de Souza. São Paulo: Abril Cultural. Clausen, W. (1987). Virgil’s Aeneid and the tradition of Hellenistic Poetry. Berkeley and Los Angeles: University of California Press. Conte, G. B. (1994). Latin Literature: a History. Transl. by Joseph B. Solodow, rev. by Don Fowler & Glenn W. Most. Baltimore: The Johns Hopkins University Press. Cucchiarelli, A. (2011). “Virgilio e l’invenzione dell’‘età augustea’ (Modelli divini e linguaggio politico dalle Bucoliche alle Georgiche)”. In: LEXIS – Poetica, retorica e comunicazione nella tradizione classica, vol. 29. Eden, P. T. (1975). A Commentary on Virgil: Aeneid VIII. Leiden: Brill. Horácio (1984). Arte Poética. Introd., Trad. e Com. de R. M. Rosado Fernandes. Lisboa: Inquérito. Fairclough, H. R. (transl.) (2004). Eclogues, Georgics, Aeneid 1-6. Translated by H. R. Fairclough. Revised by G. P. Goold. Cambridge: Harvard University Press. Griffin, J. (1995). Regalis Inter Mensas Laticemque Lyaeum. Wine in Virgil and Others. In: In Vino Veritas. Edited by Murray, O. and Tecusan, M. London: The British School at Rome. Harrison (ed.) (1990). Oxford Readings in Virgil. Oxford: Oxford University Press. Lesky, A. (1966). A History of Greek Literature. Translated by James Willis and Cornelis de Heer. Indianapolis: Hackett Publishing Company. Lyne, R. O. A. M.; Currie, B. G. F.; Clarke, M. J. (eds.) (2006). Epic Interactions. Perspectives on Homer, Virgil, and the Epic Tradition. Presented to Jasper Griffin by former pupils. Oxford: Oxford University Press. Mac Góráin, F. (2014a). “Apollo and Dionysus in Virgil”. In: Incontri di Filologia Classica XII – 2012-2013. Edizione Universitá di Trieste. Martindale, C. (1997). The Cambridge Companion to Virgil. Cambridge: Cambridge University Press. Martins, P. (2009). Literatura Latina. Curitiba: Eisde Brasil S.A.. ________ (2008). “Breve Crítica à História da Literatura Latina”. In: Clássica, v. 21, n. 2, pp. 189-204. ________ (2005). Eneias se reconhece. In: Letras Clássicas, 5. São Paulo: Humanitas. Mattingly, H. (1934). “Virgil's Golden Age: Sixth Aeneid and Fourth Eclogue”. The Classical Review, Vol. 48, No. 5, pp. 161-165. Mendes, O. (2008). Virgílio. Eneida Brasileira: tradução poética da epopéia de Públio Virgílio Maro. Organização: Paulo Sérgio de Vasconcellos et al.. Tradução: Manuel Odorico Mendes. Campinas, SP: Editora Unicamp. Nunes, C. A. (trad.) (2014). Virgílio. Eneida. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Organização, apresentação e notas de João Angelo Oliva Neto. São Paulo: Editora 34. __________ (trad.) (2009). Homero. Ilíada. Odisseia. São Paulo: Ediouro. Oliva Neto, J. A. (2004). “Os Gêneros Poéticos Antigos e o Lugar-Específico nas Poéticas de Aristóteles e Horácio”. In: Phaos, 4, pp. 111-118. _____________ (2013). Dos Gêneros da Poesia Antiga e sua Tradução em Português. São Paulo. Tese de Livre Docência. FFLCH-USP. Putnam, M. C. G.; Farrel, J. (2010) A Companion to Vergil’s Aeneid and its Tradition. Edited By Joseph Farrell and Michael C. J. Putnam. Malden: Blackwell Publishing. Smith, R. A. (2005). The Primacy of Vision in Virgil’s Aeneid. Austin: University of Texas Press. Vasconcelos, P. S. (2001). Efeitos Intertextuais na Eneida de Virgílio. São Paulo: Humanitas/FFLCH - USP/Fapesp. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 51 | ||||
Ministrantes: |
Lya Valeria Grizzo Serignolli |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |