Atividade

88616 - Módulo - Fundamentos, Política e Gestão Educacional

Período da turma: 15/05/2020 a 23/10/2020

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Descrição: Base curricular
I - Proporcionar o entendimento dos requisitos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para assim estruturar a grade e planejamento da escola. Entender a BNCC e todos seus impactos que refletem a educação infantil, ensino fundamental e médio; adequações as mudanças; aspectos práticos; consequências e desafios; estudos de caso.
II - Proporcionar o entendimento dos requisitos previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para assim estruturar a grade e planejamento do ensino fundamental e médio. Entender a BNCC e todos seus impactos que refletem o ensino fundamental e médio; adequações as mudanças; aspectos práticos; consequências e desafios; estudos de caso.

Conhecimento, currículo e cultura escolar
I - Abordar sobre o capital cultural, o êxito na escola e a relação com a cultura e o conhecimento, e a diversidade e saberes docentes.
II - Estudo do referencial sociológico elaborado por Pierre Bourdieu para a interpretação dos fenômenos culturais e educacionais. Investigação sobre a (sócio)lógica do funcionamento interno da instituição escolar e de seus produtos (a certificação das competências), buscada nas relações entre a reprodução cultural e a reprodução social. Análise das categorias centrais postuladas por Pierre Bourdieu, quais sejam, os conceitos de “habitus”, “capital cultural”, “capital social”, “campo”, noção de “estratégia” e a “violência simbólica”.

Coordenação Pedagógica
Compreender as atribuições da função do Coordenador Pedagógico seja na orientação e acompanhamento do trabalho dos professores, bem como o seu papel de mediar a proposta pedagógica da escola e o trabalho dos docentes. Discutir os maiores desafios encontrados no cotidiano e a forma de minimizá-los.

Desigualdade e educação
Apresentar e refletir sobre a problemática da desigualdade na educação existente na sociedade; Discutir como a desigualdade se manifesta e quais formas de combate-la; refletir ações para políticas mais plurais e inclusivas.

Financiamento da educação e a gestão escolar
Discutir as implicações e possibilidades na unidade escolar, a partir da reflexão sobre financiamento da educação; os mecanismos para a efetividade de uma educação de qualidade a partir do uso de recursos financeiros. Além de sistematizar a relação financiamento da educação com os entes federados e sua responsabilidade; Discutir a desigualdade intraescolar e sua relação com o financiamento; discutir a relação financiamento e avaliações em larga escala; apresentar projetos federais; discutir sobre a federalização da educação.

Gestão democrática da escola e os sistemas de ensino
Consolidar a gestão democrática da escola a partir de aspectos legais, conceituais (filosóficos e políticos), problematizando as demandas para sua efetiva implementação com destaque para as demandas e para os desafios presentes nos diferentes sistemas de ensino.

Legislação do funcionamento da escola
Apresentar os processos baseados na evolução da legislação da educação em conjunto com o conselho escolar e o regimento escolar que balizam o funcionamento de escolas.

O conhecimento científico na perspectiva do gestor da educação
Discutir a importância da História e Filosofia das Ciências (HFC) na abordagem dos conteúdos científicos, amplamente reconhecida em todos os segmentos educacionais, da Educação Básica ao Ensino Superior, além de sua inserção em Documentos Oficiais Brasileiros como os Parâmetros Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio, em que o conhecimento científico não pode ser compreendido como um conjunto de conhecimentos isolados e imutáveis, mas como uma produção humana em constante alteração.

O direito à educação: garantias legais
Compreender o significado da palavra direito; compreender o que são direitos fundamentais; diferenciar direito objetivo de direito subjetivo; compreender a Educação enquanto direito universal subjetivo; levantar aspectos relevantes das constituições brasileiras em relação ao direito à educação; destacar as legislações que regem a educação atual; refletir sobre os limites e perspectivas da educação enquanto direito subjetivo; papel do Gestor mediante o direito a Educação no Brasil.

O direito à educação: histórico
Discutir a evolução do direito à educação e seu funcionamento no sistema brasileiro, desde de sua primeira previsão, até os dias atuais.

O direito à educação: perspectiva no ECA
Discutir o direito à educação, sendo um elemento essencial, indispensável para a formação da Criança e do Adolescente; Análise e compreensão dos princípios de proteção e orientação da criança e do adolescente, contida na da Lei Nº 8069 de 13 de julho de 1990.

Política educacional e a gestão escolar
O entendimento da política educacional como política pública no contexto da sociedade brasileira; a escola e a sala de aula como espaço concretizado da política educacional; focalização das medidas de política direcionadas à gestão escolar; dificuldades e possibilidades na construção de uma gestão democrática.
Políticas e Programas de Educação: PAR
Oferecer maiores subsídios para o conhecimento das políticas públicas, visando principalmente o Plano de Ações Articuladas (PAR) na perspectiva da Política Educacional e a Gestão Escolar.

Políticas e Programas de Educação: PNE e PDE
Objetivo: Conhecer as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (PNE); compreender o como funciona as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE); Refletir como o PNE e o PDE podem contribuir para mudar a qualidade da Educação no Brasil.

Questões Étnico-Raciais
Discutir as políticas públicas para a igualdade; a educação anti-racista no contexto escolar e a prática docente; Lei 10.639/2003; Valorização e resgate da história e cultura afro-brasileira e indígena: desconstruindo estereótipos.

Recursos financeiros na escola: Administração
Compreender os processos administrativos para os recursos financeiros das escolas públicas e particulares, com ênfase em organização, responsabilidade e transparência na utilização destes.

Recursos financeiros na escola: Previsão Orçamentária
Entender o processo de planejamento e controle dos recursos financeiros; conhecer os métodos orçamentários e como podem ser empregados no contexto escolar.

Tópicos Especiais: Avaliações, Atividades Complementares
Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Câmera Pecege: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 10minutos), com temas relacionados ao curso.

BIBLIOGRAFIA
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AZEVEDO, J. O Estado, a política educacional e a regulação do setor educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: FERREIRA, N. S. C.; AGUIAR, M. A. da S. (orgs). Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL, MEC/SEE. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. 2000.
BONAMINO, A.; MARTÍNEZ, S. A. Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental: a participação das instâncias políticas do Estado. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 80, p. 368-385. 2002.
BRUNER, J.A cultura da educação. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
CHARLOT, B. (org.) Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: ArtMed, 2001.
CURY, C.R.J. A Educação Básica no Brasil. Educação & Sociedade. Campinas, v. 23, n. 80, p. 168-200. 2002.
GIROUX, H.A.; McLAREN, P. Formação do professor como uma contra-esfera pública: a pedagogia radical como uma forma de política cultural. In: MOREIRA, A. F.; SILVA, T. T. (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 6 ed. São Paulo: Cortez, p. 125-154. 2002.
MOREIRA, A.F.B. Currículos e programas no Brasil. 10 ed. Campinas: Papirus, 2003.
MOREIRA, A.F.B.; CANDAU, V.M. Currículo, conhecimento e cultura: Documento em versão preliminar. Secretaria de Educação Básica. 2006.
MOREIRA, A.F.B.; CANDAU, V.M. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação n. 23, p. 156-168, 2003.
MOREIRA, A.F. B.; SILVA, T.T. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, A.F.; SILVA, T.T. (orgs). Currículo, cultura e sociedade. 6 ed. p. 7-37. São Paulo: Cortez (1994), 2002.
SAVIANI, D. O legado educacional do “longo século XX” brasileiro. In: SAVIANI, D. et. al. O legado educacional do século XX no Brasil. p. 9-58. Campinas: Autores Associados, 2004.

Carga Horária:

115 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 700
 
Ministrantes: Debora Cristina Fonseca
Eduardo Oscar Epprecht e Machado de Campos Chaves
Evaristo Marzabal Neves
Fábio Araujo de Souza
Fernando Curi Peres
Flávia Pierrotti de Castro
Haroldo José Torres da Silva
Humberto Francisco Silva Spolador
José Vaidergorn
Karina Soledad Maldonado Molina
Luana Moro
Luci Regina Muzzeti
Marcos Garcia Neira
Maristella Gabardo
Marly Teresinha Pereira
Monica Appezzato Pinazza
Pedro Carvalho de Mello
Ricardo Harbs
Roberval Ângelo Furtado
Rodrigo Esteves de Lima Lopes
Vivian Batista da Silva


 
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