88617 - Módulo - Gestão do Conhecimento na Era Digital e a Prática de Projeto Interdisciplinares |
Período da turma: | 18/10/2019 a 08/05/2020
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Descrição: | Aprendizagem baseada em problemas
Compreender o método da Aprendizagem Baseada em Problemas como forma de promover o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e estimular o estudo individual, dependendo do envolvimento de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que passa a ser responsável pelo seu aprendizado. Diversidade e múltiplas linguagens Discutir sobre a importância da diversidade e múltiplas linguagens que colaboram com a criticidade, ludicidade e diversidade artística, cultural e religiosa na escola; discutir estratégias para melhor abordagem sobre migrações e seus impactos para assim possibilitar a inclusão do aluno no contexto e ambiente escolar. Educação ambiental e responsabilidade social Refletir sobre o fazer pedagógico e o desenvolvimento da política de sustentabilidade no espaço escolar; repensar a escola como um ambiente de formação de cidadãos aptos a tomarem decisões conscientes e responsáveis. Gestão da mudança na escola Apresentar estratégias que permitam que o gestor realize mudanças efetivas na escola a partir do conhecimento dos processos de alocação de recursos e de desenvolvimento organizacional, de forma a transformar a organização, com o objetivo de melhorar a sua eficácia. Importância da educação inclusiva I - Apresentar a discussão a respeito da educação inclusiva e da educação especial, contextualizando seus fundamentos e políticas; discutir o paradigma da educação; Educação Inclusiva; apresentar o Atendimento Educacional Especializado como proposta da Educação Especial; analisar os impactos da inclusão escolar para a unidade escolar; II - Problematizar a educação e a educação inclusiva; apresentar práticas pedagógicas que valorizem as diferenças e a diversidade nas salas de aula; apresentar ações para o gestor propiciar a inclusão da pessoa com deficiência na escola, de maneira efetiva. Interdisciplinaridade e transversalidade em projetos Compreender o conceito de interdisciplinaridade e transversalidade na educação; discutir a elaboração de projetos pautados na interdisciplinaridade e transversalidade, dimensionando os conteúdos escolares tradicionais e incorporando temáticas problematizadoras; abordar a construção de projetos em rede. Neurociência aplicada à educação Relacionar as áreas da saúde e educação, no intuito de melhorar a prática de ensino; entender os mecanismos neurais relacionados ao aprendizado e às funções executivas. O projeto político-pedagógico da escola e a equipe gestora Contribuir, por meio de estudos, reflexões e atividades práticas, com que os atores envolvidos na gestão escolar, compreenda que a razão de ser da escola, como instituição social integrada a um sistema educativo, e do trabalho coletivo e democrático na construção de seus planos de ação, a fim de refletir sobre a escola como o lugar de concepção, realização e avaliação do Projeto Político-Pedagógico. O uso da tecnologia na educação: princípios e práticas I - Promover reflexão sobre novas formas de aprender e de ensinar, relacionadas ao uso de tecnologias, proporcionando conhecimentos que permitam os cursistas orientarem sua comunidade escolar uma prática de ensino/aprendizagem pautada na colaboração. Neste sentido, visa uma qualificação compatível realidade escolar vivenciada pelo cursista, em torno da esfera regional, social e profissional nos campos de atuação. II - Aspectos teóricos das tecnologias digitais.; Nativos digitais: desafios da educação.; Real e Virtual: conceito e tecnologias.; Ambientes tecno-pedagógicos.; Cultura hacker/maker na educação. Preconceito e bullying na escola Discutir o Preconceito e bullying na escola, compreender o motivo pelos quais ocorrem para poder promover a reflexão e possibilidades reais de inserir no Projeto Político-Pedagógico, questões preventivas e de orientação. Problematização e contextualização na aprendizagem de conceitos Introduzir o conceito de problematização, enfatizando a observação da realidade de maneira crítica, relacionando esta realidade com o conteúdo específico que se deseja ensinar/aprender. A valorização dos conhecimentos prévios e sua respectiva ativação para a definição dos aspectos relevantes da problemática analisada. Recursos didáticos de apoio ao professor Apresentar como a escola deve adequar as suas estratégias e metodologias de ensino a este contexto; fornecer ao gestor exemplos de recursos didáticos, com foco na implementação, que permitam tornar as atividades de ensino-aprendizagem motivadoras e eficientes. Saúde escolar: drogas e violência Discutir sobre drogas e violência como causadores de problemas e apresentar ações integradas para prevenção e promoção do bem-estar na escola. Saúde escolar: sexualidade na escola Promovendo a reflexão da Educação sexual no Projeto Político-Pedagógico; Discutir estratégias para abordagem com os alunos sobre questões preventivas e de orientação; Argumentar sobre a identificação de problemas relacionados à sexualidade pelos professores e formar de encaminhamentos. Saúde escolar: transtornos de aprendizagem Discutir o impacto dos transtornos de aprendizagem no desempenho escolar; conceituar os transtornos e suas adaptações; Identificar os processos de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual e suas peculiaridades; Planejar ações pedagógicas que favoreçam o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos como um todo. Tecnologias aplicadas à gestão educacional Tecnologia da informação e comunicação (TICs) na educação Discutir sobre as tecnologias e seu impacto na educação. Desenvolvimento de competências para elaboração de projetos de utilização da tecnologia, a partir do projeto político-pedagógico das escolas. Tópicos Especiais: Avaliações, Atividades Complementares Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Câmera Pecege: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 10minutos), com temas relacionados ao curso. |
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Carga Horária: |
115 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 700 | ||||
Ministrantes: |
Alexandre Assaf Neto Clarice Sandi Madruga Cristiane de Carvalho Pinto Evaristo Marzabal Neves Fernando Curi Peres Gustavo Mechereffe Estanislau José Manuel Moran Costas Juliana Barreto de Toledo Karina Soledad Maldonado Molina Leandro Key Higuchi Yanaze Lino de Macedo Luci Regina Muzzeti Luciana Haddad Ferreira Marcia Maria Barreira Marcos Yassuo Kamogawa Marly Teresinha Pereira Mateus Cecilio Gerolamo Monica Appezzato Pinazza Nilson Jose Machado Paloma Epprecht e Machado de Campos Chaves Patrícia Cristina Silva Leme Pedro Carvalho de Mello Rosebelly Nunes Marques Sergio Daniel Ferreira |
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