Atividade

88636 - Módulo – Tópicos de Marketing

Período da turma: 11/05/2021 a 05/10/2021

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Descrição: Gestão Financeira em Marketing
O valor do dinheiro; Juros: simples, compostos e aplicações; Correção Monetária e Inflação; VPL, Payback e TIR; Avaliação de Investimentos; Substituição e Reposição de Equipamentos; Fluxos de Caixa; Análise de sensibilidade; ROI: Retorno do Investimento em Marketing. Avaliação do desempenho e retorno de uma Campanha de Marketing.

Marketing de Baixa Renda
O consumidor de baixa renda; Percepção de valor de consumidores de baixa renda; Estratégias de marketing aplicadas à baixa renda.

Marketing de Luxo
O universo do luxo; O objeto do luxo e as características do produto de luxo; Fatores que influenciam o consumo de luxo; Tipos de mercados de luxo; As estratégias das marcas de luxo.

Marketing de Relacionamento
Conceitos fundamentais do marketing de relacionamento; Modelos de relacionamento; Tecnologias aplicadas ao marketing de relacionamento; Contexto B2B; Contexto B2C; Tendências e estudos futuros.

Marketing Social e Ambiental
O Marketing e a responsabilidade social; marketing verde; Marketing e inclusão social.

Métodos Quantitativos em Marketing
Introdução à análise quantitativa em marketing; Dificuldades de análise e como contorná-las; Abordagens, métodos e técnicas de análise quantitativa; Amostragem e inferência estatística; Aplicações de técnicas estatísticas para a tomada de decisão em marketing.

Negociação em Marketing
Gestão de conflitos; Estilos de resolução conflitos; Estratégias de negociação; Harvard – negociação por princípios; Conceitos fundamentais – ZOPA Poder, BATNA; Concessões; Principais erros em negociação; Como planejar uma negociação, Comunicação em negociação; Emoções nas negociações; O modelo dos sete elementos; Táticas em negociação; Negociação em Marketing: alianças estratégicas, compras, vendas e as características de um bom negociador.

Marketing Digital
Introdução ao marketing digital (a economia e o marketing digital); A revolução digital e a ruptura do comportamento de compra; Os ambientes do marketing digital; Marketing de conteúdo; Marketing nas mídias sociais; Marketing viral; Marketing móvel; Pesquisa e publicidade online; Principais canais e estratégias de marketing digital; Novas tecnologias; Monitoramento e medição; Aspectos de segurança, éticos e legais.

Planejamento e público alvo de uma campanha de Marketing Digital
Canais de conversão de mídia social (ferramentas web) que o público alvo costuma utilizar, definição dos objetivos e recursos financeiros, Desenvolvimento de um Plano de Marketing Digital, Definição de Ações e Estratégias, analise os pontos fracos, fortes, oportunidades, ameaças (SWOT) e a concorrência, Cronograma de Execução da Campanha de Marketing Digital, Identifique como serão medidos os resultados para análise e otimização.

Visual Merchandising e Experiência de Compra
A história do varejo e do visual merchandising; O que é visual merchandising; Técnicas de visual merchandising; Tipos de varejo com loja, sem loja, adequação dos serviços; Psicologia do espaço; Produção de vitrine, produção do produto, produção do ambiente PDV, teoria das cores; Técnicas de exposição, tipos de mobiliário, tipos de manequins e displays.

Conteúdo Atrativo para o Digital
Como produzir conteúdo que convertem?; Planejamento estratégico para produção de conteúdo; Engajamento e visibilidade; Marketing de conteúdo; Como identificar conteúdos atrativos para seu cliente; Como tornar seu conteúdo mais atrativo?; O que é visual content?; Por que conteúdos visuais são importantes?; Ferramentas e aplicativos (cases e apresentação prática do conteúdo).

Marketing de Mídias Sociais
Evolução das mídias sociais; O planejamento de marketing em mídias sociais; Controle da eficácia de marketing nas mídias sociais.

Indicadores de desempenho, KPI e Analytics no Marketing Digital
Como entender os indicadores de desempenho de marketing digital?; O que são métricas? O que são KPIs?; Outros indicadores de desempenho importantes (indicadores de vendas, Indicadores para empresas SaaS, Indicadores de suporte e etc); Objetivos e metas / Definição de metas; Análise de dados (web analytics); Análise e interpretação dos dados e resultados; Como usar as métricas para promover mudanças; Aplicação no Google Analytics; Como definir os KPIs do Google Analytics?; Ferramentas e aplicativos (cases e apresentação prática do conteúdo).

Tópicos Especiais: Avaliações, Atividades Complementares
Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Câmera Pecege: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 10minutos), com temas relacionados ao curso.
BIBLIOGRAFIA

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MCLARAN, P.; SAREN, M.; STERN, B.; TADAJEWSKI, M. The SAGE Handbook of Marketing Theory. SAGE Publications: Thousand Oaks, 2013

Carga Horária:

110 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 700
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Ana Paula Sena Talavera
Daniel Godoy Zanco
Eleonora Mota Diniz
Evaristo Marzabal Neves
Fabiano Guasti Lima
Fabio Mariano Borges
Fernando Curi Peres
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
Karlan Muller Muniz
Kavita Miadaira Hamza
Liliane Lucia da Silva
Marcelo Victor Teixeira
Marly Teresinha Pereira
Mateus Canniatti Ponchio
Mitsuru Higuchi Yanaze
Pedro Carvalho de Mello
Rafael Rezende de Oliveira
Regina Veiga Schneidewind
Renata Fernandes Galhanone
Roberto Pessoa Madruga da Silva
Sergio Garrido Moraes
Sydney Manzione Junior
Vinícius Ghise Alves


 
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