Atividade

88657 - Módulo - Gestão de Marketing e Finanças no Varejo

Período da turma: 06/10/2020 a 27/04/2021

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Descrição: Disciplina: Varejo Online e Gestão do E-commerce
Ementa: Apresentar os principais conceitos e práticas dos modelos de negócio do varejo na internet. Comércio Eletrônico – modelos de negócio. Os Números do Comércio eletrônico no Brasil e no mundo. Pilares do E-commerce. O futuro do varejo online. Ameaças e oportunidades para o varejo tradicional. Estratégias de visibilidade, ativação e visibilidade. Tendências na área.

Disciplina: Internet Marketing e Mídias Sociais
Ementa: Vetores da transformação digital. Importância das ferramentas de marketing digital. Principais mídias sociais no Brasil e no mundo. Planejamento (presença) nas mídias sociais. Estratégias de relacionamento e engajamento. Social Business: etapas. Monitoramento das mídias sociais. Analytics. Gestão de crises. Tendências na área.

Disciplina: Experiência de Compra e Visual Merchandising
Ementa: Mudança do varejo e o novo papel do pdv. A Importância da ambientação, do layout e visual merchandising no ponto de venda. Atmosfera de loja como um elemento da estratégia varejista. Experiência de compra x VM x Merchandising. Elementos da experiência de compra: estímulos sensoriais, comunicação no processo de compra e operação/layout de loja. Cases de sucesso no Brasil e no mundo.

Disciplina: Trade Marketing
Ementa: Mudanças no ambiente de mercado. O que é trade marketing. Relacionamento varejo e indústria. A importância do trade marketing. Fronteiras entre os departamentos. Fundamentos e gestão do Trade Mkt. Ferramentas de sell in e sell out. Inteligência pré-operacional: como planejar uma execução efetiva? Shopper e consumer. Indicadores de performance. Casos e exemplos de estratégias de trade marketing no Brasil e no mundo.

Disciplina: Gestão do Sortimento no Varejo
Ementa: Decisões estratégicas para definição do sortimento no varejo. Fatores que influenciam a decisão do mix de produtos. Amplitude e profundidade de sortimento. Produtos substitutos e complementares. Necessidades dos Clientes. Sortimento como solução/categoria. Gerenciamento de categorias (GC): objetivos e expectativas. As etapas do GC. Indicadores de desempenho. Casos e exemplos de gestão do sortimento no Brasil e no mundo.

Disciplina: Branding: Gestão de Marcas
Ementa: Conceito, Função e Importância das Marcas. Brand Equity. Identidade. Posicionamento. Elementos de Marca. Arquitetura de Marcas. Importância da identidade e do posicionamento na gestão de marcas. Desafios e Tendências na Construção de Marcas. Marcas próprias: tipos e Posicionamento. Benefícios das MPs para o varejista. Dificuldade das marcas próprias no Brasil. Casos e exemplos de gestão de marcas no Brasil e no mundo.

Disciplina: Matemática Financeira Aplicada ao Varejo
Ementa: Conceitos básicos de matemática financeira. Juros simples. Juros compostos. Inflação e juros reais. Perpetuidade. Amortização de empréstimos. Séries de pagamento – SAC. Taxas proporcionais e equivalentes. Taxa nominal e efetiva. Payback. VPL. TIR. Exercícios e exemplos da aplicação dos conceitos da disciplina em empresas varejistas.

Disciplina: Gestão Financeira no Varejo
Ementa: Análise das decisões de investimentos. Análise das decisões de financiamentos. Análise dos resultados, qualidade dos lucros e rentabilidade. Análise dos riscos de curto e longo prazo. Análise da geração e perfil dos fluxos de caixa. Exercícios e exemplos da aplicação dos conceitos da disciplina em empresas varejistas.

Disciplina: Precificação no Varejo
Ementa: Aspectos e conceitos para a formação de preços no varejo. Definição de preço e componentes estruturais. Posicionamento estratégico para efeitos de precificação. Normas tributárias brasileiras. Cálculo do custo das mercadorias. Substituição tributária de ICMS. Estratégias de precificação. Análise da margem operacional. Exercícios e exemplos da aplicação dos conceitos da disciplina em empresas varejistas.

- TÓPICOS ESPECIAIS: AVALIAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Câmera Pecege: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 10minutos), com temas relacionados ao curso.

BIBLIOGRAFIA GERAL DO MÓDULO:
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SECURATO, J.R. et al. Cálculo Financeiro das Tesourarias – Bancos e Empresas. 4ª ed. São Paulo: Editora Saint Paul, 2008.
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UNDERHILL, Paco. Vamos às compras! Rio de Janeiro: Campus, 1999.
WEIL, R. L, SCHIPPER, K, FRANCIS J. Financial Accounting: An Introduction to Concepts, Methods and Uses. 14ª ed, 2013.

Carga Horária:

115 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Antônio Augusto Pinho de Sá
Daniel Godoy Zanco
Eleonora Mota Diniz
Eugenio José Silva Bitti
Evaristo Marzabal Neves
Fabiano Guasti Lima
Fábio Pereira da Silva
Fernando Curi Peres
Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez
João Carlos Lazzarini
José Carlos de Souza Filho
Josmar Andrade
Manoel Roberto Alves Lima
Marcelo Victor Teixeira
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello


 
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