Atividade

88659 - Módulo - Gestão dos Negócios no Varejo

Período da turma: 05/05/2020 a 29/09/2020

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Descrição: Disciplina: Gestão Varejista: mercados, formatos e tendências
Ementa: Varejo: Conceitos e classificações. O papel do varejo na economia. Os números do varejo no Brasil e no mundo. Principais players dos diversos segmentos do varejo. Novos modelos de varejo. Formatos de varejo e suas particularidades. Varejo multicanal e multiformato. O relacionamento varejo-indústria. Best practices de empresas varejistas brasileiras e internacionais - apresentação de casos. Tendências do varejo brasileiro e mundial.

Disciplina: Economia, Cenários Econômicos e Consumo
Ementa: Visão geral das principais teorias do pensamento macroeconômico; Economia e seus principais conceitos e aplicações. Políticas macroeconômicas. Política Monetária, Fiscal e Cambial. Funcionamento do Sistema Financeiro Nacional. Mercado monetário. Mercado de crédito. Cenários e Consumo: demanda e elasticidades. Evolução e tendências das variáveis que impactam a propensão ao consumo: renda, crédito, emprego e confiança do consumidor.

Disciplina: Estratégia e Análise Competitiva no Varejo
Ementa: O processo de gestão estratégica na prática. O que é estratégia. Natureza das decisões estratégicas. Análise do macroambiente. Análise do ambiente competitivo. Análise interna. Análise do modelo de negócio. Questões críticas. Recursos e competências. Investigação dos concorrentes e análise de tendências. Estratégias competitivas genéricas. Hierarquia dos planos organizacionais. Barreiras para a implementação da estratégia. Cases de sucesso e insucesso de estratégias de empresas do varejo.

Disciplina: Gestão da Inovação no Varejo
Ementa: Inovação e seus diversos significados. Inovação contemporânea. Tipos de Inovação. Ruptura-vetores de inovação. Plataformas estratégicas para inovar: produto, marca, posicionamento, modelo de negócios (Radar da Inovação). Processo de Inovação. Difusão da Inovação. Cocriação. Cases de inovação no varejo.

Disciplina: Inteligência de Mercado
Ementa: Inteligência competitiva e a tomada de decisões. A Inteligência de mercado e a cultura da empresa. Construindo processos de inteligência. Metodologia de implantação do ciclo de inteligência. Processo de Inteligência de Mercado. Transformação das informações em inteligência. Análise estratégica de dados. Sistemas de Business Intelligence. Construção de estratégias a partir da relação entre as informações. Criando uma área de inteligência de mercado. Cases de BI em empresas do varejo.

Disciplina: Pesquisa de Mercado Aplicado ao Varejo
Ementa: O papel da pesquisa de mercado. Tipos de pesquisa de mercado. Pesquisa exploratória, descritiva e causal. Ferramentas essenciais de Pesquisa: parametrização, tipos de pesquisa, amostragem, dimensionamento, caracterização de demanda de mercado. Exemplos de pesquisas usuais que podem ser utilizadas pelas empresas que atuam no varejo.

Disciplina: Comportamento do Consumidor: insights e tendências
Ementa: Entender o consumidor antes de tudo como um ser humano, um indivíduo com várias extensões. Promover pensamento analítico crítico sobre o comportamento do consumidor. Discutir principais tendências a partir do comportamento do consumidor. Conhecer os processos para geração de insights e análise de consumidor. Capacitar e conhecer as ferramentas de consumer insights, trends e CRM.


Disciplina: Marketing de Relacionamento e Digital CRM
Ementa: Marketing de Relacionamento como estratégia empresarial. Passos para implantação do Marketing de Relacionamento. Elementos capacitadores do Marketing de Relacionamento. As transformações no ambiente de varejo. Conceitos de segmentação. A prática na segmentação de clientes. Implementando uma estratégia baseada em segmentação. O que é o Digital CRM. Ferramentas de Digital CRM. Tendências na área. Estudos de casos.

Disciplina: Tópicos Especiais de Varejo
Ementa: Nessa disciplina serão abordados temas contemporâneos em gestão de varejo como: Neuromarketing, Storytelling e branded content, Big data aplicado ao varejo, dentre outras.

- TÓPICOS ESPECIAIS: AVALIAÇÕES E ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Câmera Pecege: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 10minutos), com temas relacionados ao curso.

BIBLIOGRAFIA GERAL DO MÓDULO:
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YANAZE, M. H. Gestão de Marketing e Comunicação- Avanços e Aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.

Carga Horária:

115 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Alexandre Assaf Neto
Elias Frederico
Erich Yoneyama
Evaristo Marzabal Neves
Fabio Mariano Borges
Fernando Curi Peres
Fernando Godoy
Jose Mauro da Costa Hernandez
Juarez Augusto Barbosa Leão
Luis Carlos Pereira Rasquilha
Marcos Roberto Luppe
Marly Teresinha Pereira
Mauricio Godoi Amaral Lima
Pedro Carvalho de Mello


 
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