89123 - Aprendizagem e Simbolização |
Período da turma: | 12/07/2021 a 26/07/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Processos de Aprendizagem
0. Desenvolvimento da inteligência (esquemas procedimentais, presentativos e operatórios) e construção do real (o impossível, o possível e o necessário) 1. Formas de interação, observáveis e coordenações do sujeito e do objeto 2. Coordenadores cognitivos e construção de esquemas 3. A função mediadora da aprendizagem nos processos de desenvolvimento Processos de Simbolização 4. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo, imagem e representação 5. Pensamento formal e processo de simbolização Objetivo Analisar o processo de aprendizagem (construção de formas) e o da simbolização (construção de conteúdos) e sua função no desenvolvimento humano, em especial no relativo às artes. Método de trabalho • Oficinas de jogos • Aulas expositivas • Seminários Avaliação • Produção de um texto sobre os temas analisados no curso • Realização de um seminário em grupo • Transcrição das aulas e edição complementada pelas leituras indicadas Referências Bibliográficas PIAGET, J. O possível, o impossível e o necessário. Em Leite, L. B. (org.) Piaget e a Escola de Genebra. São Paulo: Cortez Editora, 1987. Pág. 51-71. PIAGET, J. (1959) Aprendizagem e conhecimento. Em J. PIAGET & P. GRÉCO, Aprendizagem e conhecimento. São Paulo: Freitas Bastos, 1974. PIAGET, J. y otros. Investigaciones sobre las correspondencias. Madri: ALIANZA, 1982. PIAGET, J. (1974). A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos ELHORAMENTOS & Editora da Universidade de São Paulo, 1977. PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Editora LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1990. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Lino de Macedo |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |