Atividade

89123 - Aprendizagem e Simbolização

Período da turma: 12/07/2021 a 26/07/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Processos de Aprendizagem
0. Desenvolvimento da inteligência (esquemas procedimentais, presentativos e operatórios) e construção do real (o impossível, o possível e o necessário)
1. Formas de interação, observáveis e coordenações do sujeito e do objeto
2. Coordenadores cognitivos e construção de esquemas
3. A função mediadora da aprendizagem nos processos de desenvolvimento

Processos de Simbolização
4. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo, imagem e representação
5. Pensamento formal e processo de simbolização

Objetivo
Analisar o processo de aprendizagem (construção de formas) e o da simbolização (construção de conteúdos) e sua função no desenvolvimento humano, em especial no relativo às artes.

Método de trabalho
• Oficinas de jogos
• Aulas expositivas
• Seminários

Avaliação
• Produção de um texto sobre os temas analisados no curso
• Realização de um seminário em grupo
• Transcrição das aulas e edição complementada pelas leituras indicadas

Referências Bibliográficas

PIAGET, J. O possível, o impossível e o necessário. Em Leite, L. B. (org.) Piaget e a Escola de Genebra. São Paulo: Cortez Editora, 1987. Pág. 51-71.
PIAGET, J. (1959) Aprendizagem e conhecimento. Em J. PIAGET & P. GRÉCO, Aprendizagem e conhecimento. São Paulo: Freitas Bastos, 1974.
PIAGET, J. y otros. Investigaciones sobre las correspondencias. Madri: ALIANZA, 1982.
PIAGET, J. (1974). A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos ELHORAMENTOS & Editora da Universidade de São Paulo, 1977.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Editora LTC – Livros Técnicos e Científicos, 1990.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Lino de Macedo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP