89130 - Música e Sentido: As Bases Vivas da Educação Musical. |
Período da turma: | 07/03/2020 a 04/04/2020
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Descrição: | Visando a construção dos saberes musicais do professor, busca-se neste curso a constituição das bases teóricas e técnicas da linguagem dos sons. Partindo de discussões, de dinâmicas práticas e dos saberes historicamente constituídos, pretende-se proporcionar ao professor um conhecimento minimamente amplo e sólido visando à autonomia de sua atuação, seja no planejamento de projetos, seja na atuação em sala de aula.
Diante de um mundo em que a música e sua produção seguem numa crescente banalização, buscamos também aqui a discussão do significado da música enquanto linguagem artística e enquanto produção humana, pretendendo desta maneira a compreensão da importância da educação musical nos dias de hoje. OBJETIVOS Objetivos gerais: 1. Desenvolver bases teóricas e práticas mínimas que fundamentem o conhecimento musical. 2. Proporcionar elementos metodológicos e diretrizes didáticas para projetos de educação musical em sala de aula. Objetivos específicos: 1. Discutir as bases pedagógicas do saber musical da contemporaneidade. 2. Entrar em contato com os elementos da linguagem musical no âmbito técnico, cultural, histórico e didático. 3. Criar para compreender: discutir o papel da criação musical na sala de aula. 4. Discutir a concepção musical da criança e suas implicações na pedagogia 5. Trabalhar a relação entre música e notação, som e imagem, para o desenvolvimento de uma linguagem musical tendo como base o pensamento da criança. 6. Compreender a importância da interdisciplinaridade no campo da educação musical. 7. Desenvolver o pensamento pedagógico e idéias de música 8. Ampliar o repertório: música como linguagem não universal. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO I - Ambientes sonoros: a escuta atenta e ativa e a produção sonora II - Som, silêncio e significações: estória sonora III - Criação coletiva com instrumentos IV - Criação coletiva de canção V - Jogos sonoros de tradição popular VI - Desenhando sons e tocando quadros: música e plástica VII - Construção de instrumentos: construção de sons METODOLOGIA DE ENSINO O curso se baseia em três formas básicas de dinâmica metodológica: a reflexão a partir de informações teóricas, metodológicas e históricas, a reflexão a partir da escuta de músicas e das informações pertinentes e a reflexão a partir de práticas musicais. Destas reflexões pretende-se desenvolver um pensamento sistematizado, visando à formação consciente do professor e sua capacitação para a transposição didática dos conteúdos. SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos se dará na forma de avaliação formativa, realizando-se, portanto a cada módulo participativo, com exercícios de transposição e seqüência didáticas a partir de conteúdos e contextos determinados. BIBLIOGRAFIA ABDOUNUR, Oscar João. Matemática e música. São Paulo: Escrituras, 1999. ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical). Fundamentos da Educação Musical. Séire Fundamentos no. 4. Outubro, 1998. BENNETT, Roy. Aprendendo a compor. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991. ____________. Uma breve história da Música. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986. BOTERMANS, Jack. Making and Playing Musical Instruments. Seattle: University of Washington Press, 1989. BRAGA, Reginaldo Gil. “Processos Sociais de ensino e aprendizagem, performance e reflexão musical entre tamboreiros de nação: possíveis contribuições à escola formal”, Revista nº 12 - Março de 2005. BRITO, Teca A. de. Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Peirópolis, 2003. CASNOK, Yara B. Música: entre o audível e o visível. São Paulo: Unesp, 2003. FONTERRADA, Marisa Trench de Oliveira, “Diálogo inter-áreas - o papel da educação musical na atualidade”, Revista da ABEM, nº 18, Out 2008. ___________________. De Tramas e Fios: um Ensaio Sobre Música e Educação. São Paulo: UNESP, 2008. GAINZA, Violeta H. Pedagogía musical. Buenos Aires: Lumen, 2002. HOLST, Imogen. ABC da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2004. HOPKIN, Bart. Funny Noises. Experimental Musical Instruments, US: Point Reyes, 2003. LOUREIRO, Alícia M. A. O Ensino da Música na escola fundamental. Campinas: Papirus, 2003 LUEDY, Eduardo “Batalhas culturais: educação musical, conhecimento curricular e cultura popular na perspectiva das teorias críticas em educação”, Revista da ABEM, nº 15 - Set 2006. MEC (Ministério da Educação). Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Ministério de Educação e do Desporto. Brasília, DF: MEC, 1998. NESTROVSKY, Arthur. O livro da música. São Paulo: Cia. das Letrinhas, 2000. SALLES, Pedro Paulo. A reinvenção da música pela criança: implicações pedagógicas da criação musical. Tese de Doutorado. São Paulo: FEUSP, 2002. _________________. Gênese da notação musical na criança. Dissertação de mestrado. São Paulo: FEUSP, 1996 SCHAFER, Murray. A Afinação do Mundo. São Paulo: UNESP, 2001. _______________. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1986. SOUZA, Fernanda de, “O brinquedo popular e o ensino de música na escola”, Revista da ABEM, nº 19 - Março 2008. STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. London/Boston: Faber and Faber, 1981. VYGOTSKY, L.S. El Arte y la Imaginación en la Infancia. Madrid: Akal, 1982. WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Cia das Letras, 1989. ZUBEN, Paulo. Ouvir o som. São Paulo: Fapesp, 2005. |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Pedro Paulo Salles |
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