Atividade

89130 - Música e Sentido: As Bases Vivas da Educação Musical.

Período da turma: 07/03/2020 a 04/04/2020

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Descrição: Visando a construção dos saberes musicais do professor, busca-se neste curso a constituição das bases teóricas e técnicas da linguagem dos sons. Partindo de discussões, de dinâmicas práticas e dos saberes historicamente constituídos, pretende-se proporcionar ao professor um conhecimento minimamente amplo e sólido visando à autonomia de sua atuação, seja no planejamento de projetos, seja na atuação em sala de aula.
Diante de um mundo em que a música e sua produção seguem numa crescente banalização, buscamos também aqui a discussão do significado da música enquanto linguagem artística e enquanto produção humana, pretendendo desta maneira a compreensão da importância da educação musical nos dias de hoje.


OBJETIVOS

Objetivos gerais:

1. Desenvolver bases teóricas e práticas mínimas que fundamentem o conhecimento musical.
2. Proporcionar elementos metodológicos e diretrizes didáticas para projetos de educação musical em sala de aula.

Objetivos específicos:

1. Discutir as bases pedagógicas do saber musical da contemporaneidade.
2. Entrar em contato com os elementos da linguagem musical no âmbito técnico, cultural, histórico e didático.
3. Criar para compreender: discutir o papel da criação musical na sala de aula.
4. Discutir a concepção musical da criança e suas implicações na pedagogia
5. Trabalhar a relação entre música e notação, som e imagem, para o desenvolvimento de uma linguagem musical tendo como base o pensamento da criança.
6. Compreender a importância da interdisciplinaridade no campo da educação musical.
7. Desenvolver o pensamento pedagógico e idéias de música
8. Ampliar o repertório: música como linguagem não universal.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I - Ambientes sonoros: a escuta atenta e ativa e a produção sonora
II - Som, silêncio e significações: estória sonora
III - Criação coletiva com instrumentos
IV - Criação coletiva de canção
V - Jogos sonoros de tradição popular
VI - Desenhando sons e tocando quadros: música e plástica
VII - Construção de instrumentos: construção de sons


METODOLOGIA DE ENSINO

O curso se baseia em três formas básicas de dinâmica metodológica: a reflexão a partir de informações teóricas, metodológicas e históricas, a reflexão a partir da escuta de músicas e das informações pertinentes e a reflexão a partir de práticas musicais.
Destas reflexões pretende-se desenvolver um pensamento sistematizado, visando à formação consciente do professor e sua capacitação para a transposição didática dos conteúdos.






SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos se dará na forma de avaliação formativa, realizando-se, portanto a cada módulo participativo, com exercícios de transposição e seqüência didáticas a partir de conteúdos e contextos determinados.

BIBLIOGRAFIA

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HOLST, Imogen. ABC da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
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WISNIK, José Miguel. O som e o sentido. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
ZUBEN, Paulo. Ouvir o som. São Paulo: Fapesp, 2005.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Pedro Paulo Salles


 
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