89135 - Teatro |
Período da turma: | 25/04/2020 a 16/05/2020
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Descrição: | EMENTA
Fundamentar a função do teatro como agente de educação estética através dos jogos teatrais, tendo em vista a produção de cenas e a apreciação de textos poéticos e imagens. Pratica dos instrumentos didáticos brechtianos: modelo de ação e estranhamento. OBJETIVOS GERAIS Fundamentar a função do teatro como agente de educação estética. Refletir e praticar a articulação entre objetivos e métodos, tendo em vista a abordagem construtivista do jogo e a apreciação estética de textos poéticos e imagens. OBJETIVOS ESPECÍFICOS A prática e o debate sobre a contribuição do jogo teatral para o ensino/aprendizagem do teatro serão analisados a partir de três pontos de vista ou perspectivas. O primeiro indaga sobre a imaginação dramática e a expressividade da criança. O segundo pergunta como o jogo teatral pode ser trabalhado na apreciação estética e leitura de textos poéticos e imagens. O terceiro ponto de vista propõe a operacionalização do conceito de contextualização, tendo em vista os instrumentos didáticos sugeridos por Brecht: modelo de ação e estranhamento. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O jogo teatral como jogo de construção A metodologia do jogo teatral: foco, instrução, avaliação O conceito de modelo de ação brechtiano O jogo teatral na apreciação e leitura de imagens e textos poéticos O registro da pratica através do protocolo O processo da avaliação METODOLOGIA DE ENSINO Aulas teóricas-práticas; experimentação cênica com jogos teatrais, textos poéticos e imagens; avaliação sistemática da prática teatral e rodas de leitura e debate dos protocolos. Sistemática de ensino Frequência e participação nas aulas. Redação de protocolos da prática teatral. BIBLIOGRAFIA BÁSICA KOUDELA, I.D. BRECHT NA PÓS-MODERNIDADE SP: FAPESP/Perspectiva, 2001 (pp. 86-93) KOUDELA, I. D. JOGOS TEATRAIS, S.P.: Ed. Perspectiva, 1984. KOUDELA, I. D. TEXTO E JOGO S.P.: Ed. Perspectiva, 1996. SPOLIN, V. IMPROVISAÇÃO PARA O TEATRO, Tradução: KOUDELA, I.D. S.P.: Ed. Perspectiva, 1987. VASSEN, F. Teatro +_ Pedagogia do Teatro: correspondências entre teatro e pedagogia do teatro. Tradução: KOUDELA, I.D. in: SP: ALBERTO, Revista da SP - Escola de Teatro, pp. 11-20. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRECHT, B. BRECHT. POEMAS 1913 - 1956. Tradução: Paulo César Souza SP: Brasiliense1990. BRECHT, B. HISTÓRIAS DO SR. KEUNER S.P: Brasiliense, 1989. KOUDELA, I. D. O ESPECTADOR CRIATIVO: COLISÃO E DIÁLOGO Porto Alegre: Ed. AGE, 2014. KOUDELA, I. D.; ALMEIDA Jr, J.S. (org.) LÉXICO DE PEDAGOGIA DO TEATRO SP: Ed. Perspectiva, 2014. PIAGET, J. A FORMAÇÃO DO SÍMBOLO NA CRIANÇA, Tradução: Álvaro Cabral, Rio: Zahar, 1975. PIAGET, J. O JULGAMENTO MORAL NA CRIANÇA, Tradução: Elzon Lenardon, S.P.: Mestre Jou, 1977. SPOLIN, V. JOGOS TEATRAIS NA SALA DE AULA Tradução: Ingrid Koudela SP: Perspectiva, 2007. VYGOTSKY, L. S. A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE S.P: Martins Fontes, 1984. CDs: LYDIA, H. Abre a roda tin do lê lê – Brincante Produções PEREIRA, E.T. Pandalelê! Brinquedos Cantados – Pandalelê e Brinquedorias Serelepe EBA/UFMG (email: Serelepe@EBA.UFMG.BR Facebook.COM/SERELEPEUFMG) ENDEREÇOS ELETRONICOS ONLINE: DOSSIÊ “JOGOS TEATRAIS NO BRASIL: 30 ANOS” (Ingrid Dormien Koudela e Robson Corrêa de Camargo, org. http://www.revistafenix.pro.br/ |
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Carga Horária: |
20 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Ingrid Dormien Koudela |
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