Atividade

89135 - Teatro

Período da turma: 25/04/2020 a 16/05/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA
Fundamentar a função do teatro como agente de educação estética através dos jogos teatrais, tendo em vista a produção de cenas e a apreciação de textos poéticos e imagens. Pratica dos instrumentos didáticos brechtianos: modelo de ação e estranhamento.

OBJETIVOS GERAIS
Fundamentar a função do teatro como agente de educação estética. Refletir e praticar a articulação entre objetivos e métodos, tendo em vista a abordagem construtivista do jogo e a apreciação estética de textos poéticos e imagens.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A prática e o debate sobre a contribuição do jogo teatral para o ensino/aprendizagem do teatro serão analisados a partir de três pontos de vista ou perspectivas.
O primeiro indaga sobre a imaginação dramática e a expressividade da criança. O segundo pergunta como o jogo teatral pode ser trabalhado na apreciação estética e leitura de textos poéticos e imagens.
O terceiro ponto de vista propõe a operacionalização do conceito de contextualização, tendo em vista os instrumentos didáticos sugeridos por Brecht: modelo de ação e estranhamento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O jogo teatral como jogo de construção
A metodologia do jogo teatral: foco, instrução, avaliação
O conceito de modelo de ação brechtiano
O jogo teatral na apreciação e leitura de imagens e textos poéticos
O registro da pratica através do protocolo
O processo da avaliação

METODOLOGIA DE ENSINO
Aulas teóricas-práticas; experimentação cênica com jogos teatrais, textos poéticos e imagens; avaliação sistemática da prática teatral e rodas de leitura e debate dos protocolos.

Sistemática de ensino
Frequência e participação nas aulas.
Redação de protocolos da prática teatral.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KOUDELA, I.D. BRECHT NA PÓS-MODERNIDADE SP: FAPESP/Perspectiva, 2001 (pp. 86-93)
KOUDELA, I. D. JOGOS TEATRAIS, S.P.: Ed. Perspectiva, 1984.
KOUDELA, I. D. TEXTO E JOGO S.P.: Ed. Perspectiva, 1996.
SPOLIN, V. IMPROVISAÇÃO PARA O TEATRO, Tradução: KOUDELA, I.D. S.P.: Ed. Perspectiva, 1987.
VASSEN, F. Teatro +_ Pedagogia do Teatro: correspondências entre teatro e pedagogia do teatro. Tradução: KOUDELA, I.D. in: SP: ALBERTO, Revista da SP - Escola de Teatro, pp. 11-20.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BRECHT, B. BRECHT. POEMAS 1913 - 1956. Tradução: Paulo César Souza SP: Brasiliense1990.
BRECHT, B. HISTÓRIAS DO SR. KEUNER S.P: Brasiliense, 1989.
KOUDELA, I. D. O ESPECTADOR CRIATIVO: COLISÃO E DIÁLOGO Porto Alegre: Ed. AGE, 2014.
KOUDELA, I. D.; ALMEIDA Jr, J.S. (org.) LÉXICO DE PEDAGOGIA DO TEATRO SP: Ed. Perspectiva, 2014.
PIAGET, J. A FORMAÇÃO DO SÍMBOLO NA CRIANÇA, Tradução: Álvaro Cabral, Rio: Zahar, 1975.
PIAGET, J. O JULGAMENTO MORAL NA CRIANÇA, Tradução: Elzon Lenardon, S.P.: Mestre Jou, 1977.
SPOLIN, V. JOGOS TEATRAIS NA SALA DE AULA Tradução: Ingrid Koudela SP: Perspectiva, 2007.
VYGOTSKY, L. S. A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE S.P: Martins Fontes, 1984.

CDs:
LYDIA, H. Abre a roda tin do lê lê – Brincante Produções
PEREIRA, E.T. Pandalelê! Brinquedos Cantados –
Pandalelê e Brinquedorias Serelepe EBA/UFMG
(email: Serelepe@EBA.UFMG.BR
Facebook.COM/SERELEPEUFMG)


ENDEREÇOS ELETRONICOS ONLINE:

DOSSIÊ “JOGOS TEATRAIS NO BRASIL: 30 ANOS”
(Ingrid Dormien Koudela e Robson Corrêa de Camargo, org. http://www.revistafenix.pro.br/

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Ingrid Dormien Koudela


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP