Atividade

89177 - Primo Levi e Carolina Maria de Jesus: diálogos entre o universo concentracionário e a realidade brasileira.

Período da turma: 09/05/2019 a 30/05/2019

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Descrição: A partir da análise de ambos os livros, bem como de outras obras que ampliarão e contribuirão para a discussão, o curso pretende discutir temas comuns encontrados em ambos os autores - como fome, frio, o processo de desumanização, a micro sociedade estabelecida nos contextos apresentados, oprimidos e opressores, esperança, bondade e a importância da arte -, objetivando estabelecer diálogos entre os diferentes contextos.

Bibliografia:
ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (Homo Sacer III). São Paulo: Boitempo, 2008.
BAUMAN, Zygmunt. Vidas desperdiçadas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade e Holocausto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
BETTEHEIM, Bruno. O coração informado: autonomia na era da massificação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. A tolerância como virtude. Revista USP, São Paulo, n. 69, p. 6-13, mar/mai, 2006.
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Memórias da casa dos mortos. Porto Alegre: L&PM, 2010.
FERNANDES, Luciane Bonace Lopes. Pelos olhos da criança: concepções do universo concentracionário nos desenhos de Terezín. 2015, 468 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo.
FERNANDES, Luciane Bonace Lopes. Concepções do universo concentracionário: diálogos entre os poemas e desenhos das crianças de Terezín. 2018, 145f. Relatório final (Pós-Doutorado em Metodologia do Ensino e Educação Comparada) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo.
FRANKL, Viktor. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. Petrópolis: Vozes, 2013.
JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Ática, 2010.
KERTÉSZ Imre. A língua exilada. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
KLÜGER, Ruth. Paisagens da memória: autobiografia de uma sobrevivente do Holocausto. São Paulo: Editora 34, 2005.
KULKA, Otto Dov. Paisagens da metrópole da morte: reflexões sobre a memória e a imaginação. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
LERNER, Silvia Rosa Nossek; BORGES, Sônia. A arte produzida durante o holocausto. WebMosaica - Revista do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, vol. 4, n.1, jan – jun, 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index/search/titles?searchPage=6. Acesso em: abr. 2015.
LEVI, Primo. É isto um homem? Rio de Janeiro: Rocco, 1988.
LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes: os delitos, os castigos, as penas, as impunidades. 2° ed. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
LEVI, Primo; BENEDETTI, Leonardo de. Assim foi Auschwitz: testemunhos – 1945-1986. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LEVI, Primo. A trégua. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
MARKO, Leslie Evelyn Ruth. Teatro de Sami Feder: espaço poético de resistência nos tempos do Holocausto (1933-1950). 2016, 414 f. Tese (Doutorado em Letras Orientais) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Unicamp, 2003.
TODOROV, Tzvetan. Diante do extremo. São Paulo: Editora UNESP,02017.
VOLTAIRE. Tratado sobre a tolerância. São Paulo: Martin Claret, 2017.
WIESEL, Elie. A noite. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Luciane Bonace Lopes Fernandes


 
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