89187 - L' Italiano di oggi: lingua e cultura nella vita di tutti i giorni |
Período da turma: | 26/04/2019 a 31/05/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Público: Estudantes de língua italiana e pessoas com interesse pelo idioma.
Pré-requisito: Os alunos deverão conhecimento da língua italiana equivalente ao nível A2 apresentado pelo QECRL (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Os inscritos deverão saber usar a língua italiana para se apresentar, descrever ambientes e pessoas, pedir e fornecer informações simples, falar dos próprios hábitos, manifestar gostos e preferências e falar de acontecimentos no passado. Ministrante: Luciane do Nascimento Spadotto Coordenadora: Profa. Dra. Elisabetta Santoro Objetivo Este curso tem como objetivo promover o contato com aspectos da língua italiana contemporânea e seu aperfeiçoamento, focalizando a prática de uso da língua e o comportamento linguístico em contextos do dia a dia. As atividades a serem realizadas durante o curso, visarão ao desenvolvimento da competência comunicativa e estarão, dessa forma, concentradas tanto nos elementos que fazem parte da competência linguística, quanto nos aspectos que se referem às competências sociolinguística e pragmática. Metodologia As aulas serão ministradas com base no que apresentam os estudos sobre o ensino de línguas estrangeiras para a comunicação. Dessa forma, será dado maior enfoque aos aspectos da língua em uso e serão constantemente oferecidas aos alunos oportunidades para que coloquem à prova o conteúdo abordado em cada aula. Para atingir os objetivos propostos, serão realizados exercícios de produção e compreensão oral e escrita, debates e pequenos trabalhos de pesquisa. Material utilizado durante o curso Textos autênticos selecionados conforme o assunto a ser tratado em cada aula e questionários elaborados pelo ministrante. Avaliação A avaliação final consistirá na participação nas aulas e na realização das atividades solicitadas durante o curso. Bibliografia BACHMAN, L.F. (2003). A habilidade comunicativa de linguagem. Tradução de Niura Maria Fontana. Linguagem & Ensino, Vol. 6, No. 1, 2003, p.77-128 (Título original: Fundamental considerations in language testing. Oxford: Oxford University, 1990). BARRON, A. (2003). Acquisition in Interlinguage Pragmatics: learning how to do things with words in a study abroad context. Amsterdam-Philadelphia: Benjamins. BETTONI, C. (2006). Usare un’altra lingua: guida alla pragmatica interculturale. Roma-Bari: Laterza. BENEDETTI, I.C. (2004). Dicionário Martins Fontes Italiano-Português, São Paulo: Martins Fontes Editora. CANALE, M. (1983). From communicative competence to communicative language pedagogy. RICHARD, J. C. & SCHMIDT, R. W. (eds.). Language and communication. London and New York: Longman. CELCE-MURCIA, M. (l995). The elaboration of sociolinguistic competence: Implications for teacher education. ALATIS, J.E., STRAEHLE, C.A., RONKIN, M. (eds). Linguistics and the education of language teachers: ethnolinguistic, psycholinguistic, and sociolinguistic aspects. Proceedings of the Georgetown University, Round Table on Languages and Linguistics, 2005. Georgetown University Press, Washington DC, p. 699–710. CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas: aprendizagem, ensino, avaliação. Lisboa: Edições ASA. NUZZO, E. (2007). Imparare a fare cose con le parole: richieste, proteste, scuse in italiano lingua seconda. Perugia: Guerra Edizioni. NUZZO, E. e GAUCI, P. (2012). Insegnare la pragmática in italiano L2: Recenti ricerche nella prospettiva della teoria degli atti linguistici. Roma: Carocci. PALLOTTI, G. (2006). La seconda lingua. Milano: Strumenti Bompiani. ROSE, K. R. & KASPER, G. (2002). (eds.). Pragmatics and language teaching. Cambridge: Cambridge University Press.SERIANNI, L. (1988). Grammatica italiana: italiano comune e lingua letteraria: suoni forme costrutti. Torino: Unione Tipografico-Editrice Torinese. SERIANNI, L. (1991). Grammatica italiana: italiano comune e lingua letteraria. Torino: UTET Libreria. ZINGARELLI, N. (1983). Vocabolario della lingua italiana. Bologna: Zanichelli |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Luciane do Nascimento Spadotto |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |