Atividade

89187 - L' Italiano di oggi: lingua e cultura nella vita di tutti i giorni

Período da turma: 26/04/2019 a 31/05/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Público: Estudantes de língua italiana e pessoas com interesse pelo idioma.
Pré-requisito: Os alunos deverão conhecimento da língua italiana equivalente ao nível A2 apresentado pelo QECRL (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).

Os inscritos deverão saber usar a língua italiana para se apresentar, descrever ambientes e pessoas, pedir e fornecer informações simples, falar dos próprios hábitos, manifestar gostos e preferências e falar de acontecimentos no passado.

Ministrante: Luciane do Nascimento Spadotto
Coordenadora: Profa. Dra. Elisabetta Santoro

Objetivo

Este curso tem como objetivo promover o contato com aspectos da língua italiana contemporânea e seu aperfeiçoamento, focalizando a prática de uso da língua e o comportamento linguístico em contextos do dia a dia. As atividades a serem realizadas durante o curso, visarão ao desenvolvimento da competência comunicativa e estarão, dessa forma, concentradas tanto nos elementos que fazem parte da competência linguística, quanto nos aspectos que se referem às competências sociolinguística e pragmática.


Metodologia

As aulas serão ministradas com base no que apresentam os estudos sobre o ensino de línguas estrangeiras para a comunicação. Dessa forma, será dado maior enfoque aos aspectos da língua em uso e serão constantemente oferecidas aos alunos oportunidades para que coloquem à prova o conteúdo abordado em cada aula. Para atingir os objetivos propostos, serão realizados exercícios de produção e compreensão oral e escrita, debates e pequenos trabalhos de pesquisa.


Material utilizado durante o curso

Textos autênticos selecionados conforme o assunto a ser tratado em cada aula e questionários elaborados pelo ministrante.

Avaliação
A avaliação final consistirá na participação nas aulas e na realização das atividades solicitadas durante o curso.

Bibliografia

BACHMAN, L.F. (2003). A habilidade comunicativa de linguagem. Tradução de Niura Maria
Fontana. Linguagem & Ensino, Vol. 6, No. 1, 2003, p.77-128 (Título original: Fundamental
considerations in language testing. Oxford: Oxford University, 1990).
BARRON, A. (2003). Acquisition in Interlinguage Pragmatics: learning how to do things with
words in a study abroad context. Amsterdam-Philadelphia: Benjamins.
BETTONI, C. (2006). Usare un’altra lingua: guida alla pragmatica interculturale. Roma-Bari:
Laterza.
BENEDETTI, I.C. (2004). Dicionário Martins Fontes Italiano-Português, São Paulo: Martins
Fontes Editora.
CANALE, M. (1983). From communicative competence to communicative language pedagogy.
RICHARD, J. C. & SCHMIDT, R. W. (eds.). Language and communication. London and New
York: Longman.
CELCE-MURCIA, M. (l995). The elaboration of sociolinguistic competence: Implications for
teacher education. ALATIS, J.E., STRAEHLE, C.A., RONKIN, M. (eds). Linguistics and the
education of language teachers: ethnolinguistic, psycholinguistic, and sociolinguistic aspects.
Proceedings of the Georgetown University, Round Table on Languages and Linguistics, 2005.
Georgetown University Press, Washington DC, p. 699–710.
CONSELHO DA EUROPA (2001). Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas:
aprendizagem, ensino, avaliação. Lisboa: Edições ASA.
NUZZO, E. (2007). Imparare a fare cose con le parole: richieste, proteste, scuse in italiano lingua
seconda. Perugia: Guerra Edizioni.
NUZZO, E. e GAUCI, P. (2012). Insegnare la pragmática in italiano L2: Recenti ricerche nella
prospettiva della teoria degli atti linguistici. Roma: Carocci.
PALLOTTI, G. (2006). La seconda lingua. Milano: Strumenti Bompiani.
ROSE, K. R. & KASPER, G. (2002). (eds.). Pragmatics and language teaching. Cambridge:
Cambridge University Press.SERIANNI, L. (1988). Grammatica italiana: italiano comune e lingua
letteraria: suoni forme costrutti. Torino: Unione Tipografico-Editrice Torinese.
SERIANNI, L. (1991). Grammatica italiana: italiano comune e lingua letteraria. Torino: UTET
Libreria.
ZINGARELLI, N. (1983). Vocabolario della lingua italiana. Bologna: Zanichelli

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Luciane do Nascimento Spadotto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP