89394 - Desenho de observação |
Período da turma: | 24/03/2020 a 30/06/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | PROGRAMA - OBJETIVOS: O curso tem como proposta estimular a produção de desenhos de observação através da apresentação de diversas técnicas, bem como de exemplos destes na História da Arte, observando o interesse dos alunos, tais técnicas serão aprofundadas, levando-os a utilizar a linguagem do desenho como forma de expressão individual. - EMENTA: As aulas serão desenvolvidas em torno das seguintes atividades: · Desenhos de observação (do objeto ao espaço); · Análise dos trabalhos feitos em aula e de obras de diferentes artistas, por meio de exemplos significativos de desenhos através da História da Arte; · Visitas a museus ou exposições sobre o tema. Serão abordadas questões como: · Linear e pictórico; · Plano e profundidade; · Forma fechada e forma aberta; · Luz e sombra; · Concisão; · Movimento; · Gestualidade; Especial atenção será dada às diferentes relações entre o material usado e as características da imagem resultante. - AVALIAÇÃO Análise dos trabalhos desenvolvidos e frequência mínima de 85%. - BIBLIOGRAFIA ARGAN, Giulio Carlo. Arte Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. BRASSAï. Conversas com Picasso. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2000. CÉZANNE, Paul. Correspondência. São Paulo: Martins Fontes, 1992. Gespräche mit Cézanne. Zürich, 1982. DOSSI, Barbara. Albertina Sammlungsgeschichte und Meisterwerke. München, New York: Prestel Verlag, 1998. GOMBRICH, E.H.. A História da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1978. _______. Arte e Ilusão, um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1986. GREENBERG, Clement. Arte e Cultura. São Paulo, Editora Ática, 1996. HASKELL, Barbara. Agnes Martin. New York: Whitney Museum of American Art, Harry N. Abrams, 1992. JANSSEN, Hans. Richard Serra Drawings 1969-1990, Catalogue Raisonné. Bern: Benteli Verlag. JONES, Jasper. Ziele auf maximale Schwierigkeit bei Bestimmen dessen, was passiert ist. Basel: Verlag der Kunst Dresden, 1995. KLEE, Paul. Diários. São Paulo: Martins Fontes, 1990. MATISSE, Henri. Escritos e reflexões sobre arte. Povoa do Varzim: Editora Ulissea, 1972. SALSTEIN, Sonia. No vazio do mundo – Mira Schendel. São Paulo: Marca D’Água, 1996. WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da História da Arte. 4a edição. São Paulo, Martins Fontes, 2000. |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 23 | ||||
Ministrantes: |
Marcia Cymbalista Marco Francesco Buti |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |