89503 - ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO E SUA SEMIÓTICA |
Período da turma: | 19/09/2020 a 03/10/2020
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
O discurso e os estudos da linguagem. Retórica e ethos em propaganda e publicidade. Posicionamento ideológico e semântica profunda. Discurso da propaganda e sua interdiscursividade. Análise de campanhas. O verbal e o visual: articulações publicitárias. Linguagem publicitária e mídia. Publicidade e recepção. Bibliografia: BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7ed. São Paulo, HUCITEC, 1995. ECO, U. A estrutura ausente. São Paulo, Perspectiva, 1997. GARCIA, N.J. Sadismo, sedução e silêncio. São Paulo, Loyola, 1990. JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas, Papirus, 1996. LANDOWSKI, E. A sociedade refletida. São Paulo, Educ / Pontes, 1992. MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo, Cortez, 2001. ORLANDI, E.P. Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas, Pontes, 2001. BARROS, D. L. P. De. Teoria do discurso Fundamentos semióticos. 2ed. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 2001. PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação. Nova Retórica. São Paulo, Martins Fontes; 2002. REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo, Martins Fontes, 1998. VANOYE, F. e GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas, Papirus, 1994. |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Paulo Roberto Nassar de Oliveira |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |