Atividade

89503 - ANÁLISE DO DISCURSO POLÍTICO E SUA SEMIÓTICA

Período da turma: 19/09/2020 a 03/10/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
O discurso e os estudos da linguagem. Retórica e ethos em propaganda e publicidade. Posicionamento ideológico e semântica profunda. Discurso da propaganda e sua interdiscursividade. Análise de campanhas. O verbal e o visual: articulações publicitárias. Linguagem publicitária e mídia. Publicidade e recepção.


Bibliografia:
BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. 7ed. São Paulo, HUCITEC, 1995.
ECO, U. A estrutura ausente. São Paulo, Perspectiva, 1997.
GARCIA, N.J. Sadismo, sedução e silêncio. São Paulo, Loyola, 1990.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas, Papirus, 1996.
LANDOWSKI, E. A sociedade refletida. São Paulo, Educ / Pontes, 1992.
MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo, Cortez, 2001.
ORLANDI, E.P. Análise do discurso: princípios & procedimentos. Campinas, Pontes, 2001.
BARROS, D. L. P. De. Teoria do discurso Fundamentos semióticos. 2ed. São Paulo, Humanitas/FFLCH/USP, 2001.
PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação. Nova Retórica. São Paulo, Martins Fontes; 2002.
REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
VANOYE, F. e GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a análise fílmica. Campinas, Papirus, 1994.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Paulo Roberto Nassar de Oliveira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP