Atividade

89512 - DO MARKETING AO MARKETING POLÍTICO ELEITORAL

Período da turma: 15/05/2021 a 22/05/2021

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Descrição: Ementa:
Esta disciplina objetiva revisar e discutir os principais conceitos e fundamentos de marketing aplicáveis ao processo político-eleitoral e avaliar as principais etapas e ferramentas do seu planejamento estratégico. Analisar e desenvolver estratégias de marketing para campanhas eleitorais. Permitir uma reflexão sobre a utilização das tecnologias de pesquisas e comunicação como instrumentos para obtenção do Poder Político através do marketing.

Bibliografia:

Almeida, Alberto Carlos. Como São Feitas as Pesquisas Eleitorais e de Opinião. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.
Figueiredo, Rubens...[et al.]. Marketing Público e Persuasão Eleitoral. São Paulo: Fundação Konrad Adenauer, 2000.
Gomes, Neusa Demartini. Formas Persuasivas de Comunicação Política. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2001.
Grandi, Rodolfo; Marins, Alexandre; Falcão, Eduardo. Voto é Marketing...O Resto é Política. São Paulo: Loyola, 1992.
Iten, Marco; Kobayashi, Sergio. Eleição: vença a sua!: as boas técnicas do marketing político. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
Matos, Heloíza... [et al.]. Mídia, Eleições e Democracia. São Paulo: Página Aberta, 1994.
Mendonça, Duda. Casos e Coisas. São Paulo: Globo, 2001.
Nuno Vaz, Gil. Marketing Institucional: o mercado de idéias e imagens. São Paulo: Pioneira, 1995.
Nogueira, Nemércio. Media Training. São Paulo; Cultura, 1999.
Torquato, Gaudêncio. Marketing Político e Governamental: um roteiro para campanhas políticas e estratégias de comunicação. São Paulo: Summes, 1985.
______. Tratado de Comunicação Organizacional e Política. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Celso Toshito Matsuda


 
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