Atividade

89607 - USP Diversidade e UNAIDS: HIV e Zero Discriminação nos Serviços de Saúde

Data da turma: 23/05/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1) Histórico do UNAIDS; 2) Panorama da epidemia do HIV no mundo e no Brasil; 3) Conceitos de estigma e discriminação na saúde; 4) Estigma e discriminação relacionados ao HIV em uma perspectiva histórica; 5) Impacto do estigma e da discriminação na resposta ao HIV; 6) Guia de Terminologia do UNAIDS; 7) Agenda para a Zero Discriminação nos Serviços de Saúde.

Desenvolvimento:
As oficinas têm uma duração de 4 horas e serão desenvolvidas da seguinte maneira: Uma enquete prévia é enviada aos participantes para que seja possível testar o nível de conhecimento do grupo e para que o conteúdo seja moldado conforme o nível técnico de conhecimento. A oficina tem 3 grandes eixos:

1) Contextualização: composto por uma breve apresentação do que é o UNAIDS e seu trabalho desde sua criação pelo ECOSOC; cenário atual da epidemia em termos estatísticos; e a discussão sobre os principais desafios atuais para chegarmos ao fim da epidemia até 2030.

2) O estigma e a discriminação relacionados ao HIV: nesta parte são abordados os conceitos de estigma e discriminação na saúde, e a sua relação com a epidemia do HIV em uma perspectiva histórica. Também são abordados os mais recentes estudos sobre o impacto do estigma e da discriminação na prevenção, testagem e tratamento do HIV.

3) Guia de terminologia do UNAIDS e a Agenda para Zero Discriminação nos Serviços de Saúde: serão apresentados e discutidos estes dois documentos do UNAIDS. E ao final será feito um debate a partir da apresentação dos vídeos dos Diálogos para a Zero Discriminação nos Serviços de Saúde.

Bibliografia:
BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro, Garamond, 2006.
BENTO, Berenice; PELÚCIO, Larissa. Despatologização do gênero: a politização das identidades abjetas. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 20, n. 2, p. 559-568, 2012.
BRASIL, Brasil Sem Homofobia: Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLTB e Promoção da Cidadania Homossexual / elaboração: André Luiz de Figueiredo Lázaro; organização e revisão de textos: Cláudio Nascimento Silva e Ivair Augusto Alves dos Santos; Comissão Provisória de Trabalho do Conselho Nacional de Combate à Discriminação da Secretaria Especial de Direitos Humanos. –Brasília: Ministério da Saúde, 2004.
BRASIL, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Texto Base da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT: Por um país livre da pobreza e da discriminação: Promovendo a Cidadania de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, 2011.
BRASIL, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. RELATÓRIO FINAL da XII Conferência Nacional de Direitos Humanos. “Direitos Humanos para Todas e Todos: Democracia, Justiça e Igualdade”, 2016.
DESLANDES, S.F. e MITRE, R.M. de A. Processo comunicativo e humanização em saúde. Interface Comunicação Saúde Educação. v.13, supl. I, p.641-9, 2009.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade, vol. 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro, Zahar, 158p. 1975
KATZ, Ingrid et al. Impact of HIV-related stigma on treatment adherence: systematic review and meta-synthesis. J Int AIDS Soc. 2013, 16: 18640.
LI, Li et al. Implementing a stigma reduction intervention in healthcare setting. J Int AIDS Soc. 2013; 16: 18710.
MAGNO, Laio et al. Factors associated with self-reported discrimination against men who have sex with men in Brazil. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 51, 102, 2017.
PARKER, Ricard; AGGLETON, Peter. HIV and AIDS-related stigma and discrimination: a conceptual framework and implications for action. Soc. Sci. & Med. 57:13-24; 2003.
REIS, T., org. Manual de Comunicação LGBTI+. Curitiba: Aliança Nacional LGBTI / GayLatino, 2018.
SIDIBÉ, Michel; GOOSBY, Eric. Foreword: Global Action to reduce HIV stigma and discrimination. J Int AIDS Soc. 2013, 16: 18893.
SILVA, Alessandra Ximenes da; CRUZ, Eliane Aparecida; MELO, Verbena. A importância estratégica da informação em saúde para o exercício do controle social. Ciência & Saúde Coletiva, v. 12, n. 3, p. 683-688, 2007.
STANGL, Anne et al. A systematic review of interventions to reduce HIV-related stigma and discrimination from 2002 to 2013: how far have we come? J Int AIDS Soc. 2013; 16: 18734.
TORO, JB; WERNECK, NMD. Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. (Série comunicação e mobilização social, 2).
UNAIDS, Confronting discrimination: Overcoming HIV-related stigma and discrimination in health-care settings and beyond, 2017.
UNAIDS, Guia de Terminologia, 2017.

Carga Horária:

4 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Ana Paula Morais Fernandes
Cleiton Euzebio de Lima
Silvia Aparecida Domingues de Almeida


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP