Atividade

89674 - Aspectos Geológicos, Pedológicos e Ambiente

Período da turma: 05/09/2021 a 28/02/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA:
(i) Aulas teóricas
Introdução; Composição e estrutura da Terra; Minerais e rochas; A interação das diferentes esferas Terrestres (atmosfera, hidrosfera, litosfera, biosfera); O conceito da Zona crítica e a Pedosfera; Intemperismo; Fatores e processos de formação dos solos; Principais tipos de solos; Relações rocha/solo/paisagem; geologia-pedologia-qualidade ambiental;
(ii) Aulas práticas
Reconhecimento de principais tipos de minerais e rochas; Visita a perfis de solos formados sob diferentes tipos de rochas.
OBJETIVOS:
A disciplina tem por objetivo apresentar conceitos de geologia e pedologia aos alunos do CEGEA visando uma melhor formação para as tomadas de decisões cabíveis à formação em gerenciamento ambiental.
Assim, o aluno será capaz de conhecer os principais materiais de origem dos solos, os constituintes minerais, os processos de alteração das rochas e formação dos solos, além de entender as relações entre os solos e as características do meio ambiente, e como atuam os principais processos de degradação dos solos.
PROGRAMA:
O solo é um sistema natural resultante da ação de processos pedogenéticos em materiais geológicos que sustenta todos os ecossistemas terrestres. Este recurso natural não renovável desempenha diversas funções ecológicas como, por exemplo, a regulação da qualidade ambiental e produção de alimentos/biomassa. Neste sentido, o reconhecimento das características geológicas e pedológicas, bem como das inter-relações entre geologia-pedologia-qualidade ambiental, são fundamentais para atuação de um gestor ambiental.
Esta disciplina abordará: A estrutura e composição da Terra; os principais tipos de minerais e rochas (ígneas, sedimentares e metamórficas); Rochas como fonte de metais pesados; Drenagem ácida de mina; O conceito de Zona crítica a partir da interação das esferas terrestres (hidrosfera, litosfera, atmosfera, biosfera) e a Pedosfera; Os processos de intemperismo; O solo como resultado da atuação dos fatores de formação dos solos (clima; organismos; material de origem; relevo; tempo) e os processos de formação de solos (adição, translocação, transformação e perda); Relações entre material de origem e qualidade dos solos; Solo como regulador da qualidade ambiental; Perda de qualidade dos solos
Durante as aulas práticas, os alunos serão estimulados a reconhecer os principais tipos de minerais e rochas, bem como terão a vivência na identificação de características dos solos importantes para o gerenciamento ambiental.
REFERÊNCIAS:
BRADY, N. C.; WEIL, R. R. Elementos da natureza e propriedades dos solos. Bookman Editora, 2009.
LEPSCH, I. F. 19 lições de pedologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2011. 456 p
LEPSCH, I. F. Formação e conservação dos solos. Oficina de textos, 2010.
OLIVEIRA, J. B. Pedologia aplicada. FEALQ, 2011
PRESS, F.; SILVER, R.; GROTZENGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. Tradução MENEGAT, R... et. al. – 4 ed. Porto Alegre: Bookman,2006.
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M.C.M; FAIRCHILD, T.R.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo. Oficina de Textos. USP. 2001. 557p.
WICANDER, R.; MONROE, J. S. Fundamentos de Geologia. São Paulo: Cengage Learning, 2009. 508p.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Airon José da Silva
Celso Augusto Clemente
Tiago Osorio Ferreira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP