Atividade

89691 - Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos

Período da turma: 05/09/2021 a 28/02/2023

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: EMENTA:
Aspectos conceituais e institucionais da Gestão de Recursos Hídricos;Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos; Enquadramento dos corpos d´água; Sistemas de outorga de uso de água; Planejamento de Bacias Hidrográficas; Plano Nacional e Estadual de Recursos Hídricos
OBJETIVOS
 Fornecer as noções gerais associadas à gestão de sistemas de recursos hídricos, salientando-se à necessidade e importância de seu planejamento;
 Discutir as questões relacionadas ao gerenciamento de recursos hídricos no contexto do planejamento de bacias hidrográficas;
 Estudar as metodologias utilizadas nas diversas etapas de um planejamento do aproveitamento dos recursos hídricos, com exemplos práticos consolidados das mesmas;
 Possibilitar o entendimento dos instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos.
PROGRAMA
1. PLANEJAMENTO E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Aspectos conceituais e institucionais da Gestão de Recursos Hídricos. Bacias hidrográficas: teoria dos sistemas, caracterização nacional e estadual, características topográficas e fisiográficas.
2. INSTRUMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS - I
Enquadramento dos corpos d´água: qualidade da água e seleção de variáveis para sua avaliação, Resolução CONAMA n. 357/2005, elaboração e implementação de programas de monitoramento da qualidade, estudos de casos.
3. INSTRUMENTOS DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS - II
Sistemas de outorga de uso de água: conceito e objetivo, normas e procedimentos administrativos e técnicos para a expedição da outorga de direito de uso das águas. Cobrança: conceito e objetivo da cobrança, Passos para a implantação da cobrança e aplicação de recursos.
4. PLANEJAMENTO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
Plano Nacional e Estadual de Recursos Hídricos. Comitê da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Plano de Saneamento de Aracaju.
BIBLIOGRAFIA
AGUIAR NETTO, A. O., GOMES, L. J. Meio Ambiente: distintos olhares. São Cristóvão: EDUFS, 2010. 177p.
AGUIAR NETTO, A. O., SANTANA, N. R. F. (Org.). Contexto socioambiental das águas do rio São Francisco. São Cristóvão: EDUFS, 2015. 342p .
ALVES, J. P. H. (org.) Rio Sergipe: importância, vulnerabilidade e preservação. Aracaju: Ós Editora, 2006.
ARACAJU. Secretaria Municipal de Planejamento. Mapa Geoambiental de Aracaju. CD-ROM, 2005.
CLARKE, ROBIN; KING, J. O Atlas da água. São Paulo: Publifolha, 2005.
FONSECA V., BASTOS, E. A., Sertão do Baixo São Francisco sergipano. “Bacias Hidrográficas como Unidade de Estudo”. CNPq – PADCT / CIAMB; CODEVASF, UFS e SEPLANTEC-SE. Aracaju, 1998.
GIDDENS, ANTHONY. As conseqüências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1999.
KOBIYAMA, M.; MOTA, A.; CORSEUIL, W.C. Recursos hídricos e saneamento. Curitiba: Organic Trading, 2008. 160p.
LUCAS, A. A. T.; AGUIAR NETTO, A. O. Águas do São Francisco. São Cristóvão: EDUFS, 2011, 312p.
PINTO, J. E. S. S., AGUIAR NETTO, A. O. Clima, geografia e agrometeorologia: uma abordagem interdiciplinar. São Cristóvão: EDUFS, 2008, p.221.
PORTO-GONÇALVES, C. W. Os des(caminhos) do meio ambiente. São Paulo: Contexto, 2004.
REBOUÇAS, ALDO CUNHA; BRAGA. B; TUNDISI, J. G. Água doce no Brasil: capital ecológico, uso e conservação. 2. ed. São Paulo: Escrituras, 2002.
SERGIPE. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos– Superintendência de Recursos Hídricos. Sergipe: Atlas digital sobre Recursos Hídricos. CD-ROM, 2014.
SILVA, DEMETRIUS DAVID; PRUSKI, F. F. Gestão de recursos hídricos - aspectos legais, econômicos, administrativos e sociais. Viçosa: Folha de Viçosa, 2000.
TUCCI, CARLOS. E. M. (Org.) Hidrologia: Ciência e aplicação. 4ed. Porto Alegre: EDUFRS/ABRH, 2007.
Artigos Técnicos e Científicos: Diversos autores

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Antenor de Oliveira Aguiar Netto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP