Atividade

89742 - Módulo Processos e Estruturas da Gestão de Pessoas

Período da turma: 28/04/2021 a 29/09/2021

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Descrição: 1. ESTRUTURA E GESTÃO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS
• A função e o departamento de gestão de pessoas
• Estrutura e atribuições de um departamento de gestão de pessoas – modelo funcional e modelo de Ulrich
• Articulação entre competência, desempenho, carreira e compensação
• Especialistas e generalistas da gestão de pessoas
• Papeis dos generalistas segundo diferentes modelos
• Papeis dos especialistas
• Papel e atribuições do executivo principal da Gestão de Pessoas
• Divisão de papeis nos processos da gestão de pessoas – outros atores: sindicatos, representações dos trabalhadores, acionistas
• Papel e atribuições dos business partners
• Gestão matricial nas grandes organizações globais
• Gestão compartilhada das pessoas nas organizações globais

Bibliografia
• ALBUQUERQUE, L. G. (2002). A gestão estratégica de pessoas. In: FLEURY, M. T. L. (coord.). As pessoas na organização. 6ª Ed. São Paulo: Editora Gente.
• ARGYRIS, Chris (2004). Maus conselhos – uma armadilha gerencial. São Paulo: Bookman.
• BEATY, Richard; BECKER, Brian E.; HUSELID, Mark A. (2005). Scorecard para recursos humanos – Conceitos e ferramentas para medir a contribuição das equipes. Rio de Janeiro: Campu/Elsevier, 2005.
• BLOCK, Peter (2004). Consultoria – o desafio da liberdade. 2ª ed. São Paulo: Makron Books.
• BUCKINGHAM, M. e COFFMAN, C. (1999). Primeiro Quebre Todas as Regras! Rio de Janeiro: Campus.
• FISHER, Roger, PATTON, Bruce, URY, William L. (2005). Como chegar ao sim – a negociação de acordos sem consessões. 2a ed. Rio de Janeiro: Imago.ORLICKAS, Elizenda. Consultoria Interna de Recursos Humanos. São Paulo: Makron Books, 1999.
• ULRICH, Dave (1999). Os campeões de recursos humanos. São Paulo: Futura.
• ULRICH, Dave; BECKER, Brian E.; HUSELID, Mark A. (2001). Gestão estratégica de pessoas com Scorecard. Rio de Janeiro: Campus.

2.CARREIRAS CONTEMPORÂNEAS
• As novas carreiras e as relações de trabalho
• Os novos modelos de carreira
• Nômades digitais
• Carreira proteana
• Craft career
• Carreira portfólio
• Carreira multidirecional

Bibliografia

• BARANIK, L. E.; ROLING, E. A.; EBY, L. T. (2010). Why does mentoring work? The role of perceived organizational support. Journal of vocational behavior, v. 76, n. 3, 366-373.
• BARBOSA, Lívia (2014). Meritocracia e sociedade brasileira. Revista de Administração de Empresas, v. 54, n. 1, p. 80-85.
• BOHLANDER, G.; SNELL, S. (2013). Administração de Recursos Humanos. São Paulo, Ed Cengage.
• BORIS E., BRYAN H., ASMUS K. (2016). À frente da curva: O futuro da gestão de desempenho. McKinsey Quarterly.
• CARVALHO, Carlos Eduardo. Artigo As origens e a gênese do Plano Collor, Nova Economia, Belo Horizonte, 2006.
• CAVAZOTTE, F; LEMOS, A.H.C.; VIANNA, M. D. Relações de Trabalho Contemporâneas e as Novas Gerações Produtivas: Expectativas Renovadas ou Antigos Ideais? XXXIV EnANPAD, 2010.
• CHAHAD, José Paulo Zetano. FILHO, Naércio Aquino de Menezes. Mercado de Trabalho no Brasil. LTr, São Paulo, 2002.
• COSTA, Isabel de Sá Affonso da. BALASSIANO, Moisés. Gestão de Carreiras: Dilemas e Perspectivas. Editora Atlas. São Paulo, 2006.
• DUTRA, Joel Souza. Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea. São Paulo, Atlas, 2010.
• LEMOS, A.H,C. Empregabilidade e individualização da Conquista do emprego, in: COSTA, Isabel de Sá Affonso da. BALASSIANO, Moisés. Gestão de Carreiras: Dilemas e Perspectivas. Editora Atlas. São Paulo, 2006.
• MATTOSO, Jorge. Artigo Economia: A (des)ordem econômica e FHC. FPA, 1998.
• ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional, 11ª edição, São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2005.
• SOLOMON, Michael. O Comportamento do Consumidor. Comprando, Possuindo, Sendo. Bookman. 7ª edição.
• SPARROW, P.; HIRD, M.; COOPER, C. L. (2015). Strategic Talent Management. In: Do We Need HR?. Palgrave Macmillan UK, 177-212.
• STONE, F. M. (1999). Coaching, counseling and mentoring. New York: American Management Association.
• THOMAS, T.; THOMAS, J.; FIRESTONE, H. (2015). Mentoring, coaching, and counseling: Toward a common understanding. Military Review, v. 95, n. 4, 50.
• WOOD JR, T. (2004). Remuneração Estratégica: a nova vantagem competitiva. WOOD RJ, T.; PICARELLI FILHO, V. São Paulo, Atlas.
• WOOD JR, T. (2004). Remuneração Estratégica: a nova vantagem competitiva. WOOD RJ, T.; PICARELLI FILHO, V. São Paulo, Atlas, 2004
• ZINGHEIM, P.K.; SCHUSTER, J. R. (2000). Pay People Right: breakthrough reward strategies to create great companies. Jossey Bass Edition.

3.COUNSELING, COACHING E MENTORING
• Introdução ao coaching
• Conceitos, nomenclaturas e ferramentas do coaching;
• Competências técnicas e comportamentais necessárias para chegar ao objetivo pretendido;
• Desenvolvimento de planos de metas tangíveis para as realizações pretendidas;
• Identificar recursos chaves e competência para o alcance de metas de carreira;
• Coaching e sustentabilidade de carreira
• Coaching e autoempreendedorismo
• Líder coach
• Aprendizagem independente e autogestão

Bibliografia

• ADLER, N. Coaching de executivos globais. In: GOLDSMITH, M. (Ed.). Coaching: O Exercício da Liderança. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
• ARAUJO, A. Coach, Um Parceiro para seu Sucesso. São Paulo: Editora Gente, 1999.
• BECKHARD, R. A Organização do Futuro: Como Preparar Hoje as Empresas de Amanhã. São Paulo: Futura, 1997.
• FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. S. Aprendizagem e Inovação Organizacional. São Paulo: Atlas, 1995. 74
• GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Ed. Atlas, 1991.
• GOLDMAN SACHS. Building Better Global Economic BRICs. Disponível em:
. Acesso em: 30 de Nov. 2010
• HARRIS, M. Look, it’s an I – psychologist – no, it’s a trainer – no, it’s an executive coach.TIP, v. 36, n. 3, p. 1-5, 1999.
• HERSEY, P.; CHEVALIER, R. Liderança Situacional e Coaching de Performance, In: Coaching o Exercício da Liderança. Rio de Janeiro. Elsevier, 2003.
• INTERNATIONAL COACHING FEDERATION. ICF Global Coaching Study 2006.
• Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2010.
• JOO, B. K. B. Executive Coaching: a conceptual framework from an integrative review ofpractice and research. Human Resources Development Review, v. 4, n. 4, p. 462-488, 2005.
• JURAN, J. M. Managerial Breakthrough, New York, McGraw-Hill, 1964.
• KAMPA, S.; WHITE, R. P. The effectiveness of executive coaching: what we know & what we still need to know. In: LOWMAN, R. L. (Ed.). Handbook of organizational consulting psychology. San Francisco: Jossey Bass, 2002. p. 139-158.
• KAMPAKOKESCH, S.; ANDERSON, M. Executive coaching: a comprehensive review of the literature. Consulting Psychology Journal: Practice and Research, v. 53, n. 4, p. 205- 228, 2001.
• KILBURG, R. R. Executive coaching as an emerging competency in the practice of
• consultation. Consulting Psychology Journal: Practice and Research, v. 48, n. 2, p. 59-60, 1996.
• _________. Executive Coaching: Developing Managerial Wisdom in a World of Chaos. A.P.A. Washington, DC, 2000.
• KOUZES & POSNER. O Desafio da Liderança. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
• MILARÉ, S. A.; YOSHIDA, E. M. P. (2007). Coaching de Executivos: Adaptação e Estágio de Mudanças. Psicologia: Teoria e Prática. v. 9 (1), p. 83 – 105.
• O’NEILL, M. Coaching: Treinando Executivos . São Paulo: Futura, 2001.
• PELTIER, B. The Psychology of Executive Coaching: Theory and Application. Ann Arbor, MI: Sheridan Books, 2001.
• PINCHOT, G. Intrapreneuring. São Paulo: Habra, 1989.
• PORCHE, G.; NIEDERER, J. Coaching, O Apoio que Faz as Pessoas Brilharem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2002.

4.ATRAÇÃO, RETENÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS
• Employer branding
• Demografia e estudo do mercado de trabalho
• Estratégia corporativa e planejamento de recursos humanos – oferta e demanda de recursos humanos – análise das necessidades de mão de obra
• Planejamento da sucessão
• Recrutamento, seleção e contratação – procedimentos e técnicas de recrutamento e seleção – recrutamento interno e externo
• Gestão de grandes projetos de recrutamento e seleção
• Integração de novos funcionários
• Transferência, expatriação e recolocação

Bibliografia
• FRANÇA, Ana Cristina Limongi (2007). Práticas de Recursos Humanos. São Paulo: Editora Atlas.
• GIL, Antonio Carlos (2001). Gestão de Pessoas. São Paulo: Editora Atlas.
• DUTRA, Joel Souza (2002). Gestão de pessoas: modelos, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas.
• CAMPOS, Alexandre de. Administração: guia prático e didático (2016). São Paulo: Erica.
• FERREIRA, Patrícia Ítala (2014). Atração e Seleção de Talentos. Rio de Janeiro: LTC.
• MARQUES, José Carlos (2015). Gestão de Recursos Humanos. São Paulo: Cengage Learning.
• CHIAVENATO, Idalberto (2015). Planejamento, Recrutamento e Seleção de Pessoal: como agregar talentos à empresa.
• BANOV, Márcia Regina (2015). Recrutamento, Seleção e Competências. São Paulo: Atlas.

5.ESTRATÉGIA DE REMUNERAÇÃO E BENEFÍCIOS
• Cargo e posição
• Projeto de cargo – principais componentes dos cargos
• Análise e descrição de cargos
• Sistemas de catalogação de ocupações
• Impacto dos cargos sobre satisfação, motivação e desempenho

Bibliografia
• BITENCOURT, C. (Org.) Gestão Contemporânea de Pessoas. Porto Alegre: Bookman, 2004
• FLEURY, M. T. L. (Org.) As pessoas na organização. São Paulo: Ed. Gente, 2002.
• FERREIRA, Ana Paula, MACHADO, Mariza Abreu (2016). Cálculos Trabalhistas. São Paulo: IOB.
• LEME, Rogério, HUCZOK, Romeu (2012). Remuneração – cargos e salários ou competências? Rio de Janeiro: Qualitymark.
• MORENO, Amanda Izabelle (2014). Administração de Cargos e Salários. São Paulo: Intersaberes.
• PASCHOAL, Luiz (2007). Administração de Cargos e Salários. Rio de Janeiro: Qualitymark.
• PONTES, Benedito Rodrigues (2017). Administração de Cargos e Salários. São Paulo: LTR.
• SOUZA, Maria Zélia Almeida, BITTENCOURT, Francisco Rage, PEREIRA Filho, João Lins, BISPO, Marcelo M. (2005). Cargos, carreira e remuneração. Rio de Janeiro: Editora

6.COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ementa
• Conceito e tipos de competências
• Graduação das competências
• Referenciais/modelos de competências
• Competências para os especialistas e generalistas da gestão de pessoas
• Aprendizagem e desenvolvimento de competências
• Principais teorias e perspectivas sobre aprendizagem
• Estilos de aprendizagem
• Estratégias de desenvolvimento de pessoas
• Gestão de projetos de treinamento e desenvolvimento
• Universidades corporativas
• Gestão do conhecimento

Bibliografia
• CHEETHAM, G.; CHIVERS, G. The reflective (and competente) practitioner. A model of professional competence with seeks to harmonise the reflective practitioner and competence based approaches. Journal of European Industrial Training, Bradford, v.22, n.7, p.267-276, 1998.
• CHEETHAM, G.; CHIVERS, G. Towards a holistic model of professional competence. Journal of European Industrial Training, Bradford, v.20, n.5, p.20-30, 1996.
• DUTRA, J. S. Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Atlas, 2012.
• DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2002.
• FISCHER, A. L. O conceito de modelo de gestão de pessoas: modismo e realidade em gestão de recursos humanos nas empresas brasileiras. In: DUTRA, J. S. (org). Gestão por competências. São Paulo: Gente, 2001.
• FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Estratégias empresariais e formações de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. 3 ed. São Paulo:
• Atlas, 2004.
• FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. C. C. Alinhando Estratégia e competências. RAE, Jan/Mar 2004.
• FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Em busca da competência. In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS, n. I, 2000, Curitiba. Anais. Curitiba: ENEO, 2000.
• LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
• MCCLELLAND, D. C. Testing for Competence Rather than ‘Intelligence’.

7.DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS E EDUCAÇÃO CORPORATIVA
• Conceito e importância
• Por que as empresas treinam?
• Tipos de treinamento:
• Quanto à forma de execução
• Treinamento no trabalho
• Treinamento formal interno e externo
• Treinamento a distância
• Riscos do investimento em treinamento:
• Saída das pessoas treinadas
• Dificuldade de calcular o retorno
• Medidas para minimizar os riscos
• Responsabilidade pelo desenvolvimento das pessoas:
• A importância da formação básica e da experiência
• Como se colocar diante do mercado
• Desenvolvimento organizacional.

Bibliografia
• LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos, Princípios e Tendências. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2011
• BOOG, G. e BOOG, M.. Manual de Treinamento e Desenvolvimento; Processos e Operações. São Paulo: Pearson, 2010.
• CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos. São Paulo: Manole, 2009.
• KANAANE, R., ORTIGOSO, S.A.F. Manual de Treinamento e Desenvolvimento do Potencial Humano. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
• FIDELIS, Gilson José. Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e Carreiras. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2010.

8.GESTÃO DE EQUIPE DE ALTO PERFORMANCE
• Alta performance organizacional contemporânea
• Gestão do conhecimento em organização de alta performance
• Gestão de talentos em organização de alta performance
• Liderança para excelência do desempenho e competitividade
• Governança corporativa em organizações de alta performance
• Administração da inovação para organizações de alta performance
• Arquitetura da informação para organização de alta performance
• Gestão para otimizar o desempenho organizacional
• Gestão estratégica para organização de alta performance
• Gestão de clientes para alta performance organizacional

Bibliografia
• CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
• CARVALHO, Antonio Vieira de. NASCIMENTO, Luiz Paulo do. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira, 1997.
• MOSCOVICI, Felá. Equipes dão certo: A Multiplicação do Talento Humano. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
• KAPLAN, Robert. NORTON, David. Alinhamento: usando o Balanced Scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
• DESPAIN, James E. Dignidade para todos: alto desempenho com liderança baseada em valores, São Paulo: Pearson, 2003.
• FERREIRA, José Antonio Stark. Finanças Corporativas: conceitos e aplicações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

9.GESTÃO DA MUDANÇA
• Apresentar como incutir a necessidade de mudança na organização
• Apresentar princípios para análise da resistência e transformação para otimismo
• Trazer questões da mudança operacional na prática
• Trabalhar os elementos de expertise que os líderes de mudança têm que desenvolver
• Fazer um exercício prático de construção de um plano de mudança do diagnóstico à
implementação

Bibliografia
• CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
• CARVALHO, Antonio Vieira de. NASCIMENTO, Luiz Paulo do. Administração de recursos humanos. São Paulo: Pioneira, 1997.
• MOSCOVICI, Felá. Equipes dão certo: A Multiplicação do Talento Humano. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.
• ANDRADE, Aurélio L. Pensamento sistêmico: caderno de campo: o desafio da mudança sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006.
• ARAUJO, L. C. G. de. Organização, sistemas e métodos e as modernas ferramentas de Gestão organizacional: arquitetura organizacional, benchmarking, empowerment, gestão pela qualidade total, reengenharia. São Paulo: Atlas, 2001.
• ARGYRIS, Chris. Enfrentando defesas empresariais: facilitando o aprendizado organizacional. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
• BALLESTERO-ALVAREZ, María Esmeralda. Manual de organização, sistemas e métodos: abordagem teórica e prática da engenharia da informação. 5. ed.São Paulo: Atlas, 2011.
• BERGAMINI, Cecília Whitaker. O líder eficaz. São Paulo: Atlas, 2002.
• DAVENPORT, Thomas H. Missão crítica: obtendo vantagem competitiva com os sistemas de Gestão empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2002.
• DRUCKER, Peter Ferdinand. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1995.
• ROBBINS, S.P. Comportamento Organizacional, 9ª. ed. São Paulo: Prentice Hall -Pearson, 2002
• KAPLAN, Robert. NORTON, David. Alinhamento: usando o Balanced Scorecard para criar sinergias corporativas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
• DESPAIN, James E. Dignidade para todos: alto desempenho com liderança baseada em valores, São Paulo: Pearson, 2003.
• FERREIRA, José Antonio Stark. Finanças Corporativas: conceitos e aplicações. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

10.MONITORAMENTO DE INDICADORES E AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
• Conceitos Preliminares
• Definição clássica e atual de estatística;
• Estatística descritiva e inferencial;
• População e amostra;
• Variáveis estatísticas;
• Dados estatísticos.
• Distribuição de frequência
• Medidas de tendência central
• Dados Agrupados e não agrupados
• Probabilidade:
• Modelos Teóricos de Probabilidade:
• Teoria de Amostragem
• Técnicas de Escolha dos elementos da
• Amostra.
• Inferência Estatística

Bibliografia
• BARBETTA, P.A., REIS, M.M., BORNIA, A.C. Estatística para Cursos de Engenharia e Informática. 2ª ed. - São Paulo: Atlas, 2008.
• BARBETTA, P. A. Estatística Aplicada às Ciências Sociais. 7ª. ed. – Florianópolis: Ed. Da UFSC, 2007.
• COSTA NETO, P.L. Estatística. 2ª ed, São Paulo: Edgard Blücher, 2002.
• LOPES, P. A. Probabilidades e Estatística. Rio de Janeiro: Reichmann e Affonso Editores, 1999.
• MARCONI, Marina de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa - 5a ed. São Paulo: Atlas, 2003.
• MONTGOMERY, D. C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. 4ª .ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
• MOORE, D.S., McCABE, G.P., DUCKWORTH, W.M., SCLOVE, S. L., A prática da estatística empresarial: como usar dados para tomar decisões. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
• REIS, Marcelo Menezes Reis, “Como gerar uma amostra aleatória simples com o Microsoft Excel “”, disponível no ambiente virtual do curso de graduação em administração à distância.
• REIS, Marcelo Menezes Reis, “Como gerar uma amostra aleatória simples com o Br.Office Calc “”, disponível no ambiente virtual do curso de graduação em administração à distância.
• REIS, Marcelo Menezes Reis, “Como realizar análise exploratória de dados no Microsoft Excel “”, disponível no ambiente virtual do curso de graduação em
• administração à distância.
• REIS, Marcelo Menezes Reis, “Como realizar análise exploratória de dados no Br.Office Calc “”, disponível no ambiente virtual do curso de graduação em administração à distância.

11. INOVAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
• Introdução à gestão da inovação
• Fatores condicionantes e seus impactos na competitividade
• Estrutura organizacional de empresas inovadoras
• Aspectos legais da inovação e apropriação de seus resultados
• Gestão da inovação tecnológica: ações estruturantes
• Fundamentos para gestão do conhecimento
• Aprendizagem organizacional
• Cultura e valores organizacionais na gestão do conhecimento.
• Inteligência organizacional e competitividade
Bibliografia
• DIAS, R. Gestão Ambiental. São Paulo: Atlas, 2011. - BESANT, J.; TIDD J. Inovação em Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman 2009. - BATISTA, E. O. Sistemas de Informação: O Uso Consciente da Tecnologia para o
• DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Conhecimento empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro, RJ: Campus, 2012. 234 p. ISBN 9788520346990.
• Gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2008. - BAUER, R. Gestão da Mudança, Caos e Complexidade nas Organizações. São Paulo: Atlas,
• 2009. (Livro Eletrônico)
• MATOS, A. C. M. Sistemas de Informação. São Paulo: Saraiva, 2014. - BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade Social e Empresarial e Empresa
• Sustentável. São Paulo: Saraiva, 2013. - TURBAN, Efrain; VOLONINO, Linda. Tecnologia da Informação para Gestão: em busca do
• melhor desempenho estratégico e operacional 8 ed. Dados eletrônicos, Porto Alegre:
• Bookman, 2013. - CHRISTENSEN, M. C.. O Dilema da Inovação. São Paulo: M.Books, 2012. - PRAHALAD, C. K.; HAMEL, G. Competindo pelo Futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
• SENGE, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 28. ed. Rio de Janeiro, RJ: Bestseller, 2012. 530 p. ISBN 9788571236219.
• MAGGI, Bruno; DWYER, Tom; CARUSO, Luiz Antonio Cruz. Trabalho, tecnologia e organização. São Paulo: Blucher, 2007. 100 p. ISBN 9788521204220.

12.FERRAMENTAS PARA GESTÃO DE PESSOAS
• Avaliação de Desempenho
• Feedback
• Pesquisa de Clima Organizacional
• Programas de Capacitação
• Avaliação 360 graus
• Employee Attitude Survey
• Janela de Johari
• Matriz 9 Box

Bibliografia
• BOHLANDER, G.; SNELL, S. (2013). Administração de Recursos Humanos. São Paulo, Ed Cengage.
• BORIS E., BRYAN H., ASMUS K. (2016). À frente da curva: O futuro da gestão de desempenho. McKinsey Quarterly.
• CAVAZOTTE, F; LEMOS, A.H.C.; VIANNA, M. D. Relações de Trabalho Contemporâneas e as Novas Gerações Produtivas: Expectativas Renovadas ou Antigos Ideais? XXXIV EnANPAD, 2010.
• DUTRA, Joel Souza. Gestão de Carreiras na Empresa Contemporânea. São Paulo, Atlas, 2010.
• LEMOS, A.H,C. Empregabilidade e individualização da Conquista do emprego, in: COSTA, Isabel de Sá Affonso da. BALASSIANO, Moisés. Gestão de Carreiras: Dilemas e Perspectivas. Editora Atlas. São Paulo, 2006.
• MATTOSO, Jorge. Artigo Economia: A (des)ordem econômica e FHC. FPA, 1998.
• ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional, 11ª edição, São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2005.
• STONE, F. M. (1999). Coaching, counseling and mentoring. New York: American Management Association.
• THOMAS, T.; THOMAS, J.; FIRESTONE, H. (2015). Mentoring, coaching, and counseling: Toward a common understanding. Military Review, v. 95, n. 4, 50.
• WOOD JR, T. (2004). Remuneração Estratégica: a nova vantagem competitiva. WOOD RJ, T.; PICARELLI FILHO, V. São Paulo, Atlas.
• ZINGHEIM, P.K.; SCHUSTER, J. R. (2000). Pay People Right: breakthrough reward strategies to create great companies. Jossey Bass Edition.

13.SUSTENTABILIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
• Desenvolvimento sustentável
• Meio Ambiente e Desenvolvimento
• Índices econômicos e socioambientais
• Parâmetros para avaliação da qualidade ambiental
• Instrumentos necessários à gestão ambiental desenvolvendo uma visão crítica sobre o desenvolvimento sustentável empresarial.
• Indicadores de sustentabilidade empresarial
• Proporcionar o conhecimento do desenvolvimento de um sistema de gestão ambiental empresarial.
• Compreender a aplicação da legislação ambiental.
• Conhecer a importância das Normas ambientais e da Certificação das empresas.
• Conhecer os procedimentos para obtenção do licenciamento ambiental.
Bibliografia
• AFONSO, C. M. Sustentabilidade: caminho ou utopia? São Paulo: Annablume, 2006.
• ABRAMOVAY, R. Responsabilidade socioambiental: as empresas no meio
• ambiente, o meio ambiente nas empresas. In VEIGA, José Eli (org.) Economia
• Socioambiental. São Paulo: Editora SENAC, 2009.
• ALMEIDA, F. Os desafios da sustentabilidade: uma ruptura urgente. Rio de Janeiro:
• Elsevier, 2007.
• BARBIERI. José Carlos. Gestão ambiental empresarial. 3. ed. São Paulo: Saraiva,
• 2012.
• DONAIRE. Denis. Gestão ambiental na empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.•

14. Tópicos Especiais: Avaliações, Atividades Complementares
Elaboração e Acompanhamento das Provas EaD (as provas são realizadas um dia após a finalização de cada aula); Acompanhamento dos alunos: indicação de materiais complementares (slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia, eventos, reportagens, entre outros); esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo (caso os alunos ainda tenham dúvidas acadêmicas, estas serão encaminhadas para o professor e depois repassadas ao aluno); TalkShow: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Skype. Os questionamentos são respondidos em tempo real pelo professor; Chat: ferramenta utilizada durante as aulas (ao vivo) para pergunta ao Professor via Sistema Acadêmico. As perguntas são selecionadas e respondidas após o intervalo da aula ou no último bloco; Câmera Pecege: programa exibido nos intervalos das aulas (2 intervalos de 10minutos), com temas relacionados ao curso.

Carga Horária:

115 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 800
 
Ministrantes: Adriana Cristina Ferreira Caldana
Adriana Elias Chaves
Alexandre Assaf Neto
Alexandre Ricardo Peres
Ana Carolina de Aguiar Rodrigues
Cassiano Machado Silva
Danilca Galdini
Denise da Silva Moreira Asnis
Edgard Charles Stuber
Evaristo Marzabal Neves
Fernando Curi Peres
Fernando Tsukumo
Gino Terentim Junior
Halina Valdivia de Matos
Helena Talita Dante Cordeiro
Heliani Berlato dos Santos
Jaime Caetano de Almeida
José Antonio Monteiro Hipolito
Marcelo Afonso Ribeiro
Marisa Conca Bussacos
Marly Teresinha Pereira
Pedro Carvalho de Mello
Veronica Erna Ahrens


 
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