Atividade

89777 - Abordagens Semióticas e Publicidade de Moda

Período:
Terça 19:30 às 22:50
Quinta 19:30 às 22:50
 
Descrição: Ementa: As abordagens semióticas e suas implicações para compreensão da publicidade, da moda e do design. A publicidade como conceito e sua dimensão semiótica Modelos de análise da publicidade de moda, estudos semióticos da manifestação das marcas de moda na publicidade. Design como conceito e sua dimensão semiótica. Abordagens semióticas do Design


Objetivos:
Discutir as abordagens semióticas e suas implicações potenciais para a compreensão dos fenômenos da publicidade de moda e do design. Propiciar o desenvolvimento caminhos metodológicos para a utilização das abordagensSemióticas no universo da moda, da publicidade e do design.

Propiciar o desenvolvimento caminhos metodológicos para a utilização das abordagens semióticas no universo da moda, da publicidade e do design.

Metodologia
Aulas expositivas, acompanhadas de exercícios de análises de casos.

Conteúdo
O conceito de publicidade e propaganda, a noção de signo e dimensão semiótica da publicidade; Modelos semióticos de análise da publicidade; Aplicações da análise semiótica da publicidade ao estudo das marcas de moda.


Avaliação discente

Estudos de casos

Prof. Dr. Eneus Trindade - Análise de um anúncio publicitário de moda à luz de uma das abordagens semióticas discutidas em sala de aula. 12h

Bibliografia Básica:
Barthes, R. O sistema da Moda. Lisboa. Edições 70. 1988.
FLOCH, J-M. Semiótique du marketing et communicacion. Sur les strategies des signes. Paris. PUF. 1990.

PEREZ, C. & BARBOSA , I. S. Hiperpublicidade1. Fundamentos e interfaces. São Paulo. Thomson Learning. 2007.


LIPOVETSKY, G. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

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VINKEN, B & HEWSON, M. Fashion Zeitgeist.Paperback, 2004.

Bilbiografia complementar:
SOUZA, S. M. R. & SANTARELLI,C. Contribuições para análise da imagem publicitária. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom. v.32.n.1 2008.

TRINDADE, E. Moda e Publicidade de Marcas de Luxo. Apontamentos semióticos. In CORRÊIA, V.A. G. (org. ). Metáforas da Arte. São Paulo: MAC/USP. 2008. P. 223 -240.

Carga Horária:

32 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Eneus Trindade Barreto Filho
Maria Clotilde Perez Rodrigues


 
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