89781 - Estilo na Moda |
Período da turma: | 18/05/2021 a 25/05/2021
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Descrição: | Objetivos:
Entender o fundamento de estilo no contexto da moda e suas relações na representação do sujeito. Analisar o indivíduo, as tendências e a interferência midiática. Identificar estilos e modos de vida a partir de leituras de imagem, tomando consciência da manipulação do processo criativo e produtivo do produto de moda. Metodologia: Exposição dialogada e observação e análise de modelos. Conteúdo Programático: 1. A configuração do sistema de moda. 2. Definição e análise de estilo e sua representação na contemporaneidade; 3. Forma X conteúdo: a comunicação. 4. Estilo, moda e identidade: a representação da imagem. 5. Corpo e imaginário midiático; 6. Concepção de produtos e estilo: as relações entre design, marca e público consumidor. Avaliação Discente: Trabalho teórico sobre os tópicos do seminário. Bibliografia Básica: AQUINO, Victor. The Fashion Concept: a perception of Aesthetical Changes. Monroe, Weabooks, 2005. Agios, Teri. The end of fashion: the mass marketing of the clothing business. New York, William Morrow, 1999. BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. CRANE, Diane. A Moda e seu Papel Social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo Senac, 2006. ERNER, Guillaume. Vítimas da moda? São Paulo: Senac SP, 2005. FREYRE, Gilberto. Modos de homem & modas de mulher. Rio de Janeiro: Record, 1997. HUYGHE, René. O poder da imagem. São Paulo, Martins Fontes, 1986. Jones, Sue Jenkyn. Fashion Designer - Manual do Estilista - Cosac Naify , 2006. JOFFILY, Ruth. O Brasil tem estilo? Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 1999. LAVER, James. A roupa e a moda. São Paulo: Cia das Letras, 1990. LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. SãoPaulo: Companhia das Letras, 1989. PRECIOSA, Rosane. Produção Estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005. (Coleção moda e comunicação / Kathia Castilho, coordenação) POSSENTI, Sirio. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes, RACINET, Albert. Enciclopédia histórica do traje. Lisboa: Replicação, s.d. SOUZA, Gilda de Mello e. O Espírito das roupas: a moda no século XIX. São Paulo, Companhia das Letras, 1987. Wilcox, Claire. Modern Fashion in detail – Wilcox, Claire Bibliografia Complementar: ÁVILA, Fábio. África: moda, cultura e tradição. São Paulo: Empresa das Artes, 1993. Aguiar Titta. Personal Stylist: Guia para consultores de imagem. São Paulo: SENAC. BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac,2004. MAMEDE, Alcântara de. Terapia pela roupa. São Paulo: Diadorim, 1995. NEWMAN, Cathy. National Geografic Fashion. Washington: National Geografic Society, 2001. Polhemus, Ted. Streeth Style –from sidewalk to catwalk. London: Thames and Hudson, 1995. MIRKIN, Toby Fischer O código do vestir. Rocco, 2001. TREPTOW, Doris. Inventando Moda: planejamento de coleção. Brusque: D. Treptow, 2003. |
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Carga Horária: |
12 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Heloisa de Sá Nobriga |
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