Atividade

89781 - Estilo na Moda

Período:
Terça 19:30 às 22:50
Quinta 19:30 às 22:50
 
Descrição: Objetivos:
Entender o fundamento de estilo no contexto da moda e suas relações na representação do sujeito.
Analisar o indivíduo, as tendências e a interferência midiática.
Identificar estilos e modos de vida a partir de leituras de imagem, tomando consciência da manipulação do processo criativo e produtivo do produto de moda.

Metodologia:
Exposição dialogada e observação e análise de modelos.

Conteúdo Programático:
1. A configuração do sistema de moda.
2. Definição e análise de estilo e sua representação na contemporaneidade;
3. Forma X conteúdo: a comunicação.
4. Estilo, moda e identidade: a representação da imagem.
5. Corpo e imaginário midiático;
6. Concepção de produtos e estilo: as relações entre design, marca e público consumidor.


Avaliação Discente:
Trabalho teórico sobre os tópicos do seminário.

Bibliografia Básica:
AQUINO, Victor. The Fashion Concept: a perception of Aesthetical Changes. Monroe, Weabooks, 2005.
Agios, Teri. The end of fashion: the mass marketing of the clothing business. New York, William Morrow, 1999.
BARNARD, Malcolm. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. CRANE, Diane. A Moda e seu Papel Social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo Senac, 2006.
ERNER, Guillaume. Vítimas da moda? São Paulo: Senac SP, 2005.
FREYRE, Gilberto. Modos de homem & modas de mulher. Rio de Janeiro: Record, 1997.
HUYGHE, René. O poder da imagem. São Paulo, Martins Fontes, 1986.
Jones, Sue Jenkyn. Fashion Designer - Manual do Estilista - Cosac Naify , 2006.
JOFFILY, Ruth. O Brasil tem estilo? Rio de Janeiro: SENAC Nacional, 1999.
LAVER, James. A roupa e a moda. São Paulo: Cia das Letras, 1990.
LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. SãoPaulo: Companhia das Letras, 1989.
PRECIOSA, Rosane. Produção Estética: notas sobre roupas, sujeitos e modos de vida. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 2005. (Coleção moda e comunicação / Kathia Castilho, coordenação)
POSSENTI, Sirio. Discurso, estilo e subjetividade. São Paulo: Martins Fontes,
RACINET, Albert. Enciclopédia histórica do traje. Lisboa: Replicação, s.d.
SOUZA, Gilda de Mello e. O Espírito das roupas: a moda no século XIX. São Paulo, Companhia das Letras, 1987.
Wilcox, Claire. Modern Fashion in detail – Wilcox, Claire


Bibliografia Complementar:
ÁVILA, Fábio. África: moda, cultura e tradição. São Paulo: Empresa das Artes, 1993.
Aguiar Titta. Personal Stylist: Guia para consultores de imagem. São Paulo: SENAC.
BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
CALDAS, Dario. Observatório de sinais: teoria e prática da pesquisa de tendências. Rio de Janeiro: Senac,2004.
MAMEDE, Alcântara de. Terapia pela roupa. São Paulo: Diadorim, 1995.
NEWMAN, Cathy. National Geografic Fashion. Washington: National Geografic Society, 2001.
Polhemus, Ted. Streeth Style –from sidewalk to catwalk. London: Thames and Hudson, 1995.
MIRKIN, Toby Fischer O código do vestir. Rocco, 2001.
TREPTOW, Doris. Inventando Moda: planejamento de coleção. Brusque: D. Treptow, 2003.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Heloisa de Sá Nobriga


 
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