Atividade

89782 - Estudo e Monitoramento de Tendências

Período:
Terça 19:30 às 22:50
Quinta 19:30 às 22:50
 
Descrição: Ementa: Analisar os conceitos relacionados às tendências , compreender como elas nascem e se propagam nas dinâmicas sociais e influenciam as estratégias das marcas, principalmente na moda.
Perceber o papel dos meios na difusão de tendências.


Objetivos:
Conhecer protocolos e metodologias de monitoramento das mídias para estudo de tendências.
Permitir maior compreensão sobre as tendências e sua aplicabilidade mercadológica, além de estimular a observação do comportamento dos consumidores.

Metodologias: Aulas expositivas, acompanhadas de exercícios de análise de casos.
Avaliação: Estudos de casos.


Conteúdo
Conceitos relacionados às tendências ( macrotendências, microtendências, moda, onda etc); Como as tendências nascem e se difundem; A importância de compreender as tendências e cases de aplicação; Institutos de pesquisa e suas metodologias para a investigação de tendências; Coolhunting : monitoramento das mídias.

Avaliação discente

Estudos de casos e exercícios de monitoramento de tendências.

Profa. Ms. Janiene dos Santos Silva– Exercício de monitoramento de tendências nas mídias. 20h
Bibliografia Básica:

GLADWELL, M. The Tipping Point: How Little Things Can Make Big Things Happen.1. ed.
New York: Little Brown & Company, 2001.

PENN, M. Microtendências. São Paulo: Best Seller, 2008.

VEJLGAARD, H. Anatomy of a trend. McGraw Hill, 2008.

Bilbiografia complementar:
CALDAS, D.Observatório de Sinais – Teoria e Prática da Pesquisa de Tendências. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004.

McCRACKEN, G. Cultura e Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003.

MORACE, F. Consumo Autoral. As gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

POPCORN, F & HANFT, A. Dicionário do Futuro. São Paulo: Editora Campus, 2006.
SILVA, J. A Importância da Investigação das Tendências de Comportamento em Objetivos

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Maria Clotilde Perez Rodrigues


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP