89782 - Estudo e Monitoramento de Tendências |
Período da turma: | 27/05/2021 a 15/06/2021
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa: Analisar os conceitos relacionados às tendências , compreender como elas nascem e se propagam nas dinâmicas sociais e influenciam as estratégias das marcas, principalmente na moda.
Perceber o papel dos meios na difusão de tendências. Objetivos: Conhecer protocolos e metodologias de monitoramento das mídias para estudo de tendências. Permitir maior compreensão sobre as tendências e sua aplicabilidade mercadológica, além de estimular a observação do comportamento dos consumidores. Metodologias: Aulas expositivas, acompanhadas de exercícios de análise de casos. Avaliação: Estudos de casos. Conteúdo Conceitos relacionados às tendências ( macrotendências, microtendências, moda, onda etc); Como as tendências nascem e se difundem; A importância de compreender as tendências e cases de aplicação; Institutos de pesquisa e suas metodologias para a investigação de tendências; Coolhunting : monitoramento das mídias. Avaliação discente Estudos de casos e exercícios de monitoramento de tendências. Profa. Ms. Janiene dos Santos Silva– Exercício de monitoramento de tendências nas mídias. 20h Bibliografia Básica: GLADWELL, M. The Tipping Point: How Little Things Can Make Big Things Happen.1. ed. New York: Little Brown & Company, 2001. PENN, M. Microtendências. São Paulo: Best Seller, 2008. VEJLGAARD, H. Anatomy of a trend. McGraw Hill, 2008. Bilbiografia complementar: CALDAS, D.Observatório de Sinais – Teoria e Prática da Pesquisa de Tendências. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2004. McCRACKEN, G. Cultura e Consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2003. MORACE, F. Consumo Autoral. As gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009. POPCORN, F & HANFT, A. Dicionário do Futuro. São Paulo: Editora Campus, 2006. SILVA, J. A Importância da Investigação das Tendências de Comportamento em Objetivos |
||||
Carga Horária: |
20 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Maria Clotilde Perez Rodrigues |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |