Atividade

89787 - Marketing e Comunicação de Moda

Período:
Terça 19:30 às 22:50
Quinta 19:30 às 22:50
 
Descrição: Ementa:
Marketing como Gestão estratégica. Planejamento de Marketing para empresas da Moda. Definição de Produtos da empresa. Modelos de análise. Portfólio de produtos, BCG, GE e SWOT. Segmentação de Mercado no Mercado da Moda. Sistema de Informação de Marketing, ERP, CRM e outros aplicativos. Estratégias de Marketing para preço, produto, distribuição e comunicação. Organização de recursos humanos, financeiros e de suprimentos. Viabilidade econômica, financeira e patrimonial. Comunicação Integrada.

Objetivos:.
Proporcionar ao discente uma visão integrada de Marketing e Comunicação, a partir de pressupostos clássicos mercadológicos, adaptados ao setor da Moda.

Metodologia:
Aulas teórico-expositivas, discussão de cases e exercícios.

Conteúdo Programático:.
1. A conceituação de Marketing de Moda e os usos indevidos de conceitos mercadológicos.
2. O consumidor-alvo, comportamentos do consumidor, saciedade, satisfação e obsolescência. Necessidades, desejos e demandas. Necessidades empresariais.
3. A Teoria dos 3 Puts. O Processo Sistêmico.
4. BCG.
5. SWOT.
6. GE.
7. Sistema de Informação de Marketing.
8. Estratégias de Marketing para preço, produto, distribuição e comunicação.
9. Viabilidade econômica.

Avaliação Discente:
Elaboração da estrutura do projeto mercadológico do TCC, exercícios e participação em sala de aula.

Bibliografia Básica:
KEEGAN, Warren. Marketing global. São Paulo, Pearson, 2005.
HARTMANN, Fernando. Planejamento estratégico. Santana, 2003.
KOTLER, Philip & KELLER, Kevin. Administração de Marketing 12a. Edição. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
GRONROOS, Christian. Marketing, Grenciamento de Serviços.Campus, 2003, Rio de Janeiro.
KELLER, L. KELLER. Strategic Brand Mangement. Prentice Hall, 2007.
MALHOTRA, K. Naresh. Pesquisa de Marketing. Bookman, 2007

Bibliografia Complementar:
McKEENA, R. Marketing de relacionamento. Rio de Janeiro, Campus, 1993.
RAPP, S & COLLINS, T. Maximarketing. São Paulo, McGrawHill, 1998.
SEMENIK, D. BAMOSSY, G. Princípios de marketing. São Paulo, Makron Books, 1995.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Mitsuru Higuchi Yanaze


 
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