Atividade

89790 - Moda e Leituras da Rua

Período:
Terça 19:30 às 22:50
Quinta 19:30 às 22:50
 
Descrição: Objetivos:.
Instrumentalizar o aluno com as principais ferramentas para a análise dos grupos que constituem as micro tendências urbanas emergentes que tornar-se-ão macro tendências de moda a codificar o universo do vestuário e de uma vasta categoria de bens de consumo, de automóveis a celulares, passando pelo entretenimento e beleza.
A cosmologia urbana é aqui analisada conforme conceitos da antropologia, comunicação, semiótica e sociologia, de forma a permitir uma leitura com vias à decupagem dos conteúdos socioculturais, econômicos e com potencial mercadológico que caracterizam o universo da “rua”.

Metodologia:
Aulas expositivas com datashow, seminários, pesquisa de campo, leituras obrigatórias.

Conteúdo Programático:.
1. Moda e Comunicação
2. Moda e Cultura
3. Sistema de Produção e Reprodução de Micro Tendências Culturais Urbanas
4. Macro Tendências Estéticas e Comportamentais em Moda
5. O Processo de Codificação dos Bens de Moda – Vestindo a Rua
6. Pesquisa Conceitual e Empírica de Macro e Micro Tendências
7. O Jovem e os Grupos de Estilo Urbanos
8. Leituras da Cultura Urbana

Avaliação Discente:.
Presença e Participação: 20%
Apresentação de Seminários em grupo: 40%
Trabalho Final: 40%

Bibliografia Básica:
BARNARD, Michael. Fashion as Communication. London, Routledge, 2001.
BRANDINI, Valéria. Vestindo a Rua: Moda, Cultura & Metrópole. Tese de Doutoramento. ECA. USP. São Paulo. Mimeo. 2003.
DA MATTA, Roberto. A Casa e a Rua. Espaço, Cidadania, Mulher e Morte no Brasil. Rio de Janeiro, Rocco. 1997.
GEERTZ, Clifford A interpretação das culturas, Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
HEBDIGE , Dick. Subculture; the meaning of style. London, Methuen & Co. Ltd, 1979.

Bibliografia Complementar:
BAUDRILLARD, Jean. O Sistema dos Objetos. São Paulo, Perspectiva. 1997.
AUGÉ, Marc. O Sentido dos Outros. Petrópolis. Ed. Vozes, 1999
BREWARD, Christopher. The Culture of Fashion. Manchester, Manchester University Press, 1995.
CANEVACCI, Massimo. Cultura eXtrema, Mutazione Giovanili tra i corpi delle metropoli. Roma. Meltemi editore. 1999
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo, ed Studio Nobel, 1995.
MAFFESOLI, Michel. “A comunidade emocional”, in O Tempo das Tribos. Rio de Janeiro, Ed. Forense Universitária, 1987.

Carga Horária:

20 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Valéria Brandini de Oliveira


 
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