Atividade

89792 - Moda, Infância e Contemporaneidade

Período:
Terça 19:30 às 22:50
Quinta 19:30 às 22:50
 
Descrição: EMENTA

Moda e infância compõem um fenômeno cada vez mais presente nas histórias e geografias do mundo, desde a modernidade até a contemporaneidade. Esta disciplina propõe uma exploração do universo mercadológico contemporâneo da moda infantil, em diferentes contextos e perspectivas, a partir de reflexões teóricas e atividades práticas no estudo de marcas, produtos, tendências, publicidade, sentidos e consumos, a fim de buscar novas possibilidades para as criações estéticas e gestões estratégicas neste importante segmento do mercado da moda.

OBJETIVO

Propor aos alunos reflexões e conhecimentos teóricos e práticos, nos campos da moda,
comunicação, consumo e estudos da infância, a fim de que sejam capazes de superar
desafios e identificar novas possibilidades para a criação estética e gestão estratégica de
marcas e produtos no mercado contemporâneo da moda infantil.

METODOLOGIA

- Aulas expositivas para apresentação dos conteúdos e propostas de reflexão.
- Reflexões coletivas a partir dos conhecimentos teóricos e atividades práticas propostas.
- Atividades de leitura, pesquisa, estudo de casos, e exercício de criação estética e gestão
estratégica em moda infantil (atividades individuais e em grupos).

CONTEÚDO

-Moda e infância: história e contemporaneidade.
-Crianças, mídias, moda e consumo.
-Moda infantil: marcas, produtos e tendências.
-Moda infantil: publicidade, sentidos e consumos.
-Estética e gestão da moda infantil: possibilidades e desafios.

AVALIAÇÃO

- Participação em sala de aula nos momentos de reflexão coletiva propostos.
- Participação nas atividades de leitura,pesquisa e estudos de casos.
- Trabalho final em grupo:estética e gestão da moda infantil: possibilidades e desafios.

BIBLIOGRAFIA

- ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
- BARTHES, Roland. Imagem e moda. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
- BUCKINGHAM, David. Crescer na era das mídias eletrônicas. Tradução de GilkaGirardello, Isabel
- Orofino. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
- CORSARO, William A. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.
- DOUGLAS, M.; ISHERWOOD, B. O mundo dos Bens: para uma antropologia do consumo. Rio de
Janeiro: Ed. UFRJ, 2004.
- FANTIN, Mônica; GIRARDELLO, Gilka. (Orgs.). Liga, roda, clica: estudos em mídia, cultura e
infância. Campinas: Papirus, 2008.
- GARCIA CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 8.ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2010.
- JACKS, Nilda; SOUZA, Maria Carmem J. (Orgs.). Mídia e recepção: televisão, cinema e publicidade. Salvador: EDUFBA, 2006.
- LAVER, James. A roupa e a moda. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
- LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Cia das Letras, 2009.
- MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 6.ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2009.
- MCCRACKEN, Grant. Cultura & consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo.Rio de Janeiro: Mauad, 2003.
-PASSARELLI, Brasilina; JUNQUEIRA, Antonio H. Gerações interativas Brasil: crianças e
adolescentes diante das telas. São Paulo: Escola do Futuro/USP, 2012.
- SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia?. São Paulo: Loyola, 2002.
- SIMMEL, Georg. Filososfia da Moda. Lisboa: Texto e Grafia, 2008.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Cinira Baader


 
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