Atividade

89803 - Seminário: Os Sentidos do Perfume

Período da turma: 20/09/2022 a 22/09/2022

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Descrição: Ementa:
O processo de moda na atual indústria de perfumaria e joalheria, investigando a realidade do mercado de consumo, poder das marcas e capacidade de influência. A exemplificação de estratégias de Marketing exercidas através de publicidade no setor de perfumaria e joalheria. Assimilar idéias fundamentais que justificam a importância e a rentabilidade deste segmento quando associados a uma estrutura de Marketing alicerçada na publicidade.

Objetivos:
1. Possibilitar a compreensão do forte valor simbólico e conceitos atribuídos ao produto de consumo de perfume e jóia, e de que forma atuam sobre as emoções humanas e influenciam a capacidade de gerar desejo de consumo.
2. Favorecer uma visão centralizada de conceitos mercadológicos deste segmento da indústria da moda, e capacitar o aluno a identificar idéias fundamentais que auxiliem no processo criativo de estratégias direcionadas a atingir um público consumidor através dos meios de comunicação.
3. Promover ao aluno a possibilidade de discernir valores próprios do segmento de perfumaria e joalheria, em questão e exemplificar que o posicionamento e o sucesso de uma marca dependem de uma estrutura justificada na publicidade.

Metodologia:
Na abertura do seminário será realizada uma enunciação acerca dos sentidos humanos e da importância de sua operação. O aluno será conduzido a compreender que a interação dos sentidos com o objeto de estudo perfume e jóia tem efeito direto sobre as emoções humanas e o intelecto.
O segundo passo consistirá na exposição da história da perfumaria e da joalheria, promovendo a compreensão de valores e símbolos associados ao longo dos séculos e que ainda possuem poder de persuasão, muitas vezes de forma subjetiva.

Conteúdo Programático
1. Os sentidos humanos e a sua importância
2. Introdução à história da perfumaria.
3. Introdução à história da joalheria.
4. Moda, perfume e joalheria na atual indústria de moda.
5. O Perfume, a joalheria e a publicidade: criando mitos

Avaliação Discente:
O processo de avaliação deverá consistir na entrega de estudo de uma campanha publicitária já existente, destinada a uma linha específica de produto referente a uma marca de joalheria ou perfumaria conhecida, e que tenha empregado campanha publicitária veiculada em meio de comunicação impresso ou digital.
O estudo deverá ser entregue em formato de súmula, consistindo de uma a três páginas escritas, e deverá conter a imagem impressa da campanha em questão.
O aluno deverá identificar e analisar os seguintes pontos:
Perfil da marca
Público-alvo da linha em questão
Características da linha e do produto em questão
Características da campanha
Qual é o conceito ou idéia que a campanha evoca
Recursos, elementos visuais, elementos sonoros, elementos literários da campanha e outros
De que forma atua sobre as emoções gerando desejo ou impulso de compra Identificar que valor é associado ao produto em questão
Definir a campanha através de palavras-chave.
O aluno deverá ainda colocar uma opinião pessoal acerca da campanha em questão, pontos que despertaram a sua atenção, e outros comentários em relação à campanha, de acordo com o livre critério do aluno.

Bibliografia Básica:
____________________. “Jewellery”: Makers, Motifs, History and Techniques. Londres: Thames & Hudson, 1989. JAKZEWSKI, SCHEFER et al. Beleza do Século. São Paulo: Cosac & Naify.
STEIRNER, Rudolf. Os doze sentidos e os sete processos vitais. São Paulo: Antroposófica, 1999. 2ª Ed.

Bibliografia Complementar:
ABRUZZESE, BARILE, Org. “Communifashion”:Sulla moda, della comunicazione. Roma: 2001. BARILE, Nello. Manuale di comunicazione, sociologia e cultura della moda: in volume II moda e stili. Roma: Meltemi, 2005. BARNARD, Malcom. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. DURAND, José Carlos. Moda, luxo e economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988. ELZINGRE, Martine. “Femmes habillées”:La mode du luxe. Paris: Austral, 1996. GALOT, D. Veiullet. Le guide du parfum. Tour: Hors Collections. HOLME, Bryan. “Advertising”: reflections of a century. Nova Iorque: The Viking Press, 1982. LIPOVETSKY, Gilles. “O Império do efêmero”: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. LORING, John. Tiffany Diamonds. Nova Iorque: Harvey N. Abrams Publications, 2005. RANDAZZO, Sal. A criação de mitos na publicidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. SCARISBRICK, Diana. Ancestral Jewels. Nova Iorque/Paris: The Vendome Press, 1990. VITTA, A.C. “História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado”: em busca da perfeição. São Paulo: Anhembi-Morumbi, 2008.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Rosa Maria da Cunha Canto Friedlander


 
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