89803 - Seminário: Os Sentidos do Perfume |
Período da turma: | 20/09/2022 a 22/09/2022
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Descrição: | Ementa:
O processo de moda na atual indústria de perfumaria e joalheria, investigando a realidade do mercado de consumo, poder das marcas e capacidade de influência. A exemplificação de estratégias de Marketing exercidas através de publicidade no setor de perfumaria e joalheria. Assimilar idéias fundamentais que justificam a importância e a rentabilidade deste segmento quando associados a uma estrutura de Marketing alicerçada na publicidade. Objetivos: 1. Possibilitar a compreensão do forte valor simbólico e conceitos atribuídos ao produto de consumo de perfume e jóia, e de que forma atuam sobre as emoções humanas e influenciam a capacidade de gerar desejo de consumo. 2. Favorecer uma visão centralizada de conceitos mercadológicos deste segmento da indústria da moda, e capacitar o aluno a identificar idéias fundamentais que auxiliem no processo criativo de estratégias direcionadas a atingir um público consumidor através dos meios de comunicação. 3. Promover ao aluno a possibilidade de discernir valores próprios do segmento de perfumaria e joalheria, em questão e exemplificar que o posicionamento e o sucesso de uma marca dependem de uma estrutura justificada na publicidade. Metodologia: Na abertura do seminário será realizada uma enunciação acerca dos sentidos humanos e da importância de sua operação. O aluno será conduzido a compreender que a interação dos sentidos com o objeto de estudo perfume e jóia tem efeito direto sobre as emoções humanas e o intelecto. O segundo passo consistirá na exposição da história da perfumaria e da joalheria, promovendo a compreensão de valores e símbolos associados ao longo dos séculos e que ainda possuem poder de persuasão, muitas vezes de forma subjetiva. Conteúdo Programático 1. Os sentidos humanos e a sua importância 2. Introdução à história da perfumaria. 3. Introdução à história da joalheria. 4. Moda, perfume e joalheria na atual indústria de moda. 5. O Perfume, a joalheria e a publicidade: criando mitos Avaliação Discente: O processo de avaliação deverá consistir na entrega de estudo de uma campanha publicitária já existente, destinada a uma linha específica de produto referente a uma marca de joalheria ou perfumaria conhecida, e que tenha empregado campanha publicitária veiculada em meio de comunicação impresso ou digital. O estudo deverá ser entregue em formato de súmula, consistindo de uma a três páginas escritas, e deverá conter a imagem impressa da campanha em questão. O aluno deverá identificar e analisar os seguintes pontos: Perfil da marca Público-alvo da linha em questão Características da linha e do produto em questão Características da campanha Qual é o conceito ou idéia que a campanha evoca Recursos, elementos visuais, elementos sonoros, elementos literários da campanha e outros De que forma atua sobre as emoções gerando desejo ou impulso de compra Identificar que valor é associado ao produto em questão Definir a campanha através de palavras-chave. O aluno deverá ainda colocar uma opinião pessoal acerca da campanha em questão, pontos que despertaram a sua atenção, e outros comentários em relação à campanha, de acordo com o livre critério do aluno. Bibliografia Básica: ____________________. “Jewellery”: Makers, Motifs, History and Techniques. Londres: Thames & Hudson, 1989. JAKZEWSKI, SCHEFER et al. Beleza do Século. São Paulo: Cosac & Naify. STEIRNER, Rudolf. Os doze sentidos e os sete processos vitais. São Paulo: Antroposófica, 1999. 2ª Ed. Bibliografia Complementar: ABRUZZESE, BARILE, Org. “Communifashion”:Sulla moda, della comunicazione. Roma: 2001. BARILE, Nello. Manuale di comunicazione, sociologia e cultura della moda: in volume II moda e stili. Roma: Meltemi, 2005. BARNARD, Malcom. Moda e comunicação. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. DURAND, José Carlos. Moda, luxo e economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988. ELZINGRE, Martine. “Femmes habillées”:La mode du luxe. Paris: Austral, 1996. GALOT, D. Veiullet. Le guide du parfum. Tour: Hors Collections. HOLME, Bryan. “Advertising”: reflections of a century. Nova Iorque: The Viking Press, 1982. LIPOVETSKY, Gilles. “O Império do efêmero”: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. LORING, John. Tiffany Diamonds. Nova Iorque: Harvey N. Abrams Publications, 2005. RANDAZZO, Sal. A criação de mitos na publicidade. Rio de Janeiro: Rocco, 1997. SCARISBRICK, Diana. Ancestral Jewels. Nova Iorque/Paris: The Vendome Press, 1990. VITTA, A.C. “História da Maquiagem, da Cosmética e do Penteado”: em busca da perfeição. São Paulo: Anhembi-Morumbi, 2008. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Rosa Maria da Cunha Canto Friedlander |
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