Atividade

89811 - Publicidade & discurso capitalista.

Período da turma: 30/03/2021 a 29/04/2021

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Descrição: Síntese: Discurso - articulação do vínculo entre os seres falantes em torno de um laço social específico e suas finalidades implícitas e explícitas.
a. Discurso mestre
b. Discurso histérico
c. Discurso universitário
d. Discurso psicanalítico
e. Discurso competente
f. Discurso publicitário & hiperpublicidade

O laço social que a compra/venda estabelece, seja de coisas manufaturadas ou de força de trabalho, constitui o paradigma das relações humanas na contemporaneidade. A produção, circulação, uso, consumo e descarte das mercadorias tem o dinheiro como mediação e condição de viabilidade. Por sua vez, tudo aquilo que é colocado no mercado precisa de divulgação, como função inicial e essencial da publicidade; entretanto, o discurso publicitário não é somente informativo, pois, seduzindo & persuadindo com finalidade de lucro ou não, transmite também ideologias e concepções do mundo invariavelmente em sintonia com os interesses dominantes.
A onipresença do ecossistema publicitário interfere no espaço público e no privado, nas paisagens urbanas e psíquicas, atingindo e afetando o conjunto da população. Ao mesmo tempo fascinante e potencialmente alienante, na sua ambiguidade constitutiva, a alma do negócio não para nunca, criando modas e obsolescências infinitas, mais do que necessidades.


Referências bibliográficas
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PEREIRA, Clóvis. Historiografia & psicanálise. (Doutorado USP)
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VIANA, Silvia. Rituais de sofrimento. São Paulo: Boitempo, 2014.
ZIZEK, Slavoj. Para ler Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Eneus Trindade Barreto Filho
Fani Hisgail
Maria Clotilde Perez Rodrigues
Paul Kardous


 
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