Atividade

89958 - Criatividade: Comunicação Visual e Direção de Arte

Período da turma: 26/05/2021 a 16/06/2021

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Descrição: A disciplina acontece em três momentos:
1-Primeiro são apresentados conceitos de Comunicação Visual, como estratégia de marketing empresarial. Partindo-se do princípio que toda peça de comunicação tem a “assinatura” do anunciante, foca-se nesse elemento como introdução a análise da comunicação empresarial.
2-No segundo momento são analisadas peças de comunicação em mídia impressa, mostrando a evolução da mensagem da comunicação mercadológica, dentro de um breve processo histórico no Brasil.
3-No terceiro e último momento é proposto um workshop, com o desenvolvimento de uma campanha de comunicação.

Objetivos Gerais:
Ressaltar a importância dos cuidados com a Comunicação Visual nas empresas e organizações.
Familiarizar os alunos com termos como Identidade Visual. Definir os elementos que poderão compor essa identidade: Logotipo, Símbolo e Logomarca.
Mostrar os possíveis caminhos criativos para a proposta de design da marca.
Esclarecer como se deu a evolução da comunicação mercadológica, do ponto de vista da redação e, principalmente, da direção de arte.
Experimentar o ato da criação de uma campanha de comunicação.

Objetivos Específicos:
Ao final da disciplina, espera-se otimizar a capacidade do aluno para a análise da comunicação mercadológica.
Aguçar seu olhar para uma análise crítica, mesmo que subjetiva, desde a Identidade Visual das empresas e organizações, até sua comunicação para o mercado.
Conteúdo Programático:
- Conceitos e definições da Comunicação Visual.
- Reflexões sobre os elementos da Identidade Visual
- Possibilidades criativas para o Design da Marca.
- Breve história da evolução da mensagem publicitária.
- O pensamento de Roland Barthes: A polissemia da imagem.
- A revolução criativa dos anos 60
- Anos 90 : A imagem conta a história.
- A comunicação hoje: As peças vencedoras no festival de Cannes.
Avaliação:
A avaliação individual do aluno acontece na última aula e dependerá de sua participação, junto ao grupo, no
desenvolvimento do trabalho proposto/ Workshop.

Bibliografia:
BARRETO, R. M. Criatividade em propaganda. São Paulo: Summus, 2004.
BERTOLOMEU, J. V. C. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Futura, 2002.
CADENA, N. V. Brasil, 100 anos de propaganda. São Paulo: Referência, 2001.
CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2004.
DONIS, D. A. La sintaxe de La imagem. Barcelona: Gustavo Gili, 1985.
FISHEL, C. Como recriar a imagem corporativa. Barcelona: Gustavo Gili, 2003.
HOLLIS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
MARCONDES, P. Uma história da propaganda brasileira. São Paulo: Ediouro, 2001.
MEGGS, P. B. História do design gráfico . São Paulo: CosacNaif, 2009
MELO, C H ; RAMOS,E. Linha do tempo do design gráfico no brasil. São Paulo: CosacNaif, 2011
PETIT, F. Marca e meus personagens. São Paulo: Futura, 2004.
STRUNK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Heliodoro Teixeira Bastos Filho


 
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