89958 - Criatividade: Comunicação Visual e Direção de Arte |
Período da turma: | 26/05/2021 a 16/06/2021
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Descrição: | A disciplina acontece em três momentos:
1-Primeiro são apresentados conceitos de Comunicação Visual, como estratégia de marketing empresarial. Partindo-se do princípio que toda peça de comunicação tem a “assinatura” do anunciante, foca-se nesse elemento como introdução a análise da comunicação empresarial. 2-No segundo momento são analisadas peças de comunicação em mídia impressa, mostrando a evolução da mensagem da comunicação mercadológica, dentro de um breve processo histórico no Brasil. 3-No terceiro e último momento é proposto um workshop, com o desenvolvimento de uma campanha de comunicação. Objetivos Gerais: Ressaltar a importância dos cuidados com a Comunicação Visual nas empresas e organizações. Familiarizar os alunos com termos como Identidade Visual. Definir os elementos que poderão compor essa identidade: Logotipo, Símbolo e Logomarca. Mostrar os possíveis caminhos criativos para a proposta de design da marca. Esclarecer como se deu a evolução da comunicação mercadológica, do ponto de vista da redação e, principalmente, da direção de arte. Experimentar o ato da criação de uma campanha de comunicação. Objetivos Específicos: Ao final da disciplina, espera-se otimizar a capacidade do aluno para a análise da comunicação mercadológica. Aguçar seu olhar para uma análise crítica, mesmo que subjetiva, desde a Identidade Visual das empresas e organizações, até sua comunicação para o mercado. Conteúdo Programático: - Conceitos e definições da Comunicação Visual. - Reflexões sobre os elementos da Identidade Visual - Possibilidades criativas para o Design da Marca. - Breve história da evolução da mensagem publicitária. - O pensamento de Roland Barthes: A polissemia da imagem. - A revolução criativa dos anos 60 - Anos 90 : A imagem conta a história. - A comunicação hoje: As peças vencedoras no festival de Cannes. Avaliação: A avaliação individual do aluno acontece na última aula e dependerá de sua participação, junto ao grupo, no desenvolvimento do trabalho proposto/ Workshop. Bibliografia: BARRETO, R. M. Criatividade em propaganda. São Paulo: Summus, 2004. BERTOLOMEU, J. V. C. Criação na propaganda impressa. São Paulo: Futura, 2002. CADENA, N. V. Brasil, 100 anos de propaganda. São Paulo: Referência, 2001. CARDOSO, R. Uma introdução à história do design. São Paulo: Edgard Blücher, 2004. DONIS, D. A. La sintaxe de La imagem. Barcelona: Gustavo Gili, 1985. FISHEL, C. Como recriar a imagem corporativa. Barcelona: Gustavo Gili, 2003. HOLLIS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001. MARCONDES, P. Uma história da propaganda brasileira. São Paulo: Ediouro, 2001. MEGGS, P. B. História do design gráfico . São Paulo: CosacNaif, 2009 MELO, C H ; RAMOS,E. Linha do tempo do design gráfico no brasil. São Paulo: CosacNaif, 2011 PETIT, F. Marca e meus personagens. São Paulo: Futura, 2004. STRUNK, G. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso. Rio de Janeiro: Rio Books, 2001. |
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Carga Horária: |
16 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 50 | ||||
Ministrantes: |
Heliodoro Teixeira Bastos Filho |
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