Atividade

89960 - Estratégias de relacionamento com a mídia

Período da turma: 03/02/2021 a 24/02/2021

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Descrição: Abordagem Estratégica no Relacionamento com a Imprensa; construção histórica e conceitual do campo como atividade dentro do espaço da comunicação integrada e como agente mediadora dos processos de estabelecimento de relações públicas; opinião pública; instrumentos de divulgação; técnicas e estratégias de relacionamento com a imprensa; media training; identidade, imagem, reputação e gerenciamento de conflitos e de crises; risco, conflito e crise de imagem nos ambientes virtuais.

Objetivos
• Conceituar a ação de assessoria de imprensa;
• Apresentar as inovações ao longo da história da área de relacionamento com a mídia como agente de relações públicas;
• Discutir a comunicação de risco e de crise no cenário nacional e internacional.
Conteúdo Programático:
1. As organizações e a mídia: visão geral da empresa, seus modos de relacionamento com a imprensa, perfil e características;
2. Definição estratégica de abordagem: o jornalista como público-fim e não público-meio; a empresa fonte de informação; relacionamento com a imprensa;
3. Estrutura e perfil da mídia na atualidade: características da mídia na atualidade; estrutura e perfil; o processo de produção da notícia: da pauta à veiculação; mídia segmentada: como a tv, o rádio, os jornais, as revistas e a internet operam a notícia;
4. O tratamento da comunicação em situações de crise: aspectos da administração da comunicação; a importância do relacionamento permanente; o controle da situação – crise;
5. Media Training – treinamento para relações com a imprensa: imagem da empresa no noticiário –impacto nos diferentes públicos; características da abordagem do jornalista em busca da notícia; quando a imprensa procura a empresa e vice-versa; estrutura e processo do Media Training.

Metodologia
• Aulas expositivo-dialogadas.
• Laboratórios: análise de cases; exercícios de simulação de entrevistas; avaliação do desempenho na mídia.
• Leituras.
• Atividades dirigidas.
Avaliação
• Prova individual.
• Resenha.
• Dinâmica em grupo.

Referências
BUENO, W. da C. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. Barueri: Manole, 2003.
IANNI, O. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
FARIAS, L. A. de. A literatura de Relações Públicas – produção, consumo e perspectivas. São Paulo: Summus, 2004.
FARIAS, L. A. de. “Comunicación por resultados: el cambio organizacional por la visión integrada” In REBEIL Corella,
M. A. Comunicación estratégica en las organizaciones. México: DF, Trillas, 2006.
FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas. São Paulo: Summus, 2011.
KUNSCH, M. M. K Gestão estratégica de comunicação organizacional e relações públicas. S. C. do Sul: Difusão, 2008.
KUNSCH, M. M. K Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. Edição revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Summus, 2003.
MORGAN, G. Imagens da organização. Trad. de Cecília W. Bergamini e Roberto Coda. São Paulo: Atlas, 1996.
NOGUEIRA, N. Media training. São Paulo: Cultura, 1999.
ROSA, M. A era do escândalo – lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. São Paulo: Geração Editorial, 2003.
ROSA, M. A reputação na velocidade do pensamento. São Paulo: Geração, 2006.
ROSA, M. Como lidar com crises de imagem. São Paulo: Gente, 2001.
SIMÕES, R. P. Relações Públicas: função política. 3º. ed. São Paulo: Summus, 1995.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Luiz Alberto Beserra de Farias


 
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