Atividade

89963 - Gestão estratégica das organizações

Período da turma: 03/03/2021 a 24/03/2021

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos
Proporcionar conhecimentos e gerar aprendizado sobre os conceitos, práticas e estado da arte em estratégia, capacitando os participantes a verificar, analisar, discutir, entender e compreender os diversos aspectos no campo do tema em questão.
Justificativa: Introduzir os participantes nos conceitos, abordagens e técnicas relacionadas a gestão estratégica das organizações nos setores público e privado de modo a capacitá-los a participar da concepção e execução das estratégias.

Conteúdo programático
1.Surgimento, conceitos e escolas de estratégia e administração estratégica.
2.Dimensão analítica: SWOT, PEST, stakeholders, situacional, setorial, cenários, previsão, tendências e grupos estratégicos.
3.Dimensão das diretrizes: Visão, missão, valores, propósitos e objetivos.
4.Dimensão formulativa: corporativa versus de negócios, estratégica, tática e operacional
5.Dimensão implementadora: Estrutural, cultural, liderança, poder, BSC, arenas e forças competitivas, disciplina de
valor, estratégias genéricas, RBV, hipercompetição, co-opetição, blue ocean, base da pirâmide, co-criação de valor, atividades críticas, processos, projetos e outros
Tópicos
Bibliografia atualizada
ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de. Manual de planejamento estratégico: desenvolvimento de um plano estratégico com a utilização de planilhas Excel. São Paulo: Atlas, 2001. 156 p.
COSTA, Benny Kramer; ALMEIDA, Martinho I. R. Estratégia: direcionando negócios e organizações. São Paulo: Atlas, 2005.
COSTA, Benny Kramer; ALMEIDA, Martinho I. R. Estratégia: perspectivas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2002.
____________Modelos e inovações em estratégia. São Bernardo do Campo, SP: Metodista, 2007.
____________Estratégia: aplicações setoriais e estudos de casos. Curitiba: Juruá, 2007.
____________Estratégia contemporânea: internacionalização, cenários e redes. Campinas, SP: Akademika, 2008.
COSTA, Eliezer Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
DAFT, Richard L. Organizações: teoria e projetos. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
D’AVENI, Richard A. Hipercompetição: estratégias para dominar a dinâmica do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 460 p.
HAMEL, Gary. Liderando a revolução. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
HAMEL, Gary; PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995. 377 p.
MACLENNAN, Andrew. Strategy execution: translating strategy into action in complex organizations. Abington, Oxon: Routledge, 2011.
MINTZBERG, Henry et al. Safári de estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000. 299 p.
PARENTE, Juracy. Varejo no Brasil: gestão e estratégia. São Paulo: Atlas, 2000.
PORTER, Michael E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 916 p.
________________.Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 515 p.
________________. Vantagem competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. 6ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999. 512 p.
WRIGHT, Peter; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.
ZACCARELLI, Sérgio B. Estratégia e sucesso nas empresas. São Paulo: Saraiva, 2000. 244 p.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Claudio Guimarães Cardoso


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP