Atividade

89971 - Planejamento Publicitário – Os Alicerces da Excelência Criativa e da Mídia Eficaz

Período da turma: 21/06/2021 a 07/07/2021

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Descrição: Ementa
• A disciplina conceitua a função e contextualiza as atividades de planejamento publicitário no cenário de
convergência e integração, tanto das disciplinas de comunicação mercadológica, quanto da interrelação com a
criação e a mídia. Enfatiza a importância do planejamento integrado na formulação e no atingimento dos objetivos
de comunicação, bem como na estruturação do posicionamento criativo e na potencialização dos contatos das
marcas com seus públicos.
• Objetivo:
Demonstrar a importância do planejamento para a eficácia da comunicação e sua essencialidade na construção do
relacionamento comunicacional entre as marcas e seus stakeholders. Proporcionar aos alunos uma experiência real
de planejamento subsidiando a realização de uma campanha de comunicação.
• Conteúdo Programático:
-O novo cenário da Publicidade: a tridimensionalidade na Comunicação Mercadológica
-O Planejamento: informação e raciocínio estratégico
-Estruturas de Planejamento: os cenários possíveis e sua adequação;
-Importância da Mídia: financeira e funcional
-Estratégias Midiáticas
-Meios e Criatividade: potencializando a conectividade da marca com seus públicos.
• Metodologia
Aulas expositivas com visitas a conteúdos na web, trabalhos em grupo objetivando a realização de uma campanha de
comunicação experimental.
• Material de Apoio:
Datashow, acesso à web.
• Bibliografia:
-BLOCK, Martin e Schultz, Don E. & BIGresearch. Media generations – media allocation in a consumer-controlled
marketplace. Worthington: Prosper, 2009.
- CALDER, Bobby J. Kellogg on advertising & media. Hoboken: Wiley, 2008.
- FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. Novos insights no planejamento publicitário. In, KUNSCH, Margarida M. K. (org).
Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Paulo: Difusão Editora, 2008.
- FIGUEIRA NETO, Arlindo Ornelas. A Mídia – o conceito e as atividades. In: PEREZ, Clotilde (org.). Hiperpublicidade –
atividades e tendências. São Paulo: Thomson Learning, 2008, vol.2.
- PEREZ, Clotilde. Planejamento Publicitário. In: PEREZ, Clotilde (org.). Hiperpublicidade – atividades e tendências. São
Paulo: Thomson Learning, 2008, vol.2.
- STEEL, JON. A arte do planejamento – verdades, mentiras e propaganda. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
- TAMANAHA, PAULO. Planejamento de mídia: teoria e experiência. São Paulo: Pierson Prentice Hall, 2011, 2ª ed.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Heliodoro Teixeira Bastos Filho


 
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