Atividade

90083 - e-commerce

Data da turma: 11/07/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos: Ao final da disciplina, por meio de estudos da integração dos recursos eletrônicos no processo de marketing e pela reflexão crítica sobre as mudanças que estão acontecendo no marketing eletrônico e no comportamento dos consumidores em mercados diversos como Brasil, E.U.A., alguns da Europa e Ásia, o participante estará apto a identificar os fatores críticos de sucesso das organizações dentro do mercado virtual e compreender as vantagens e desvantagens competitivas das empresas virtuais.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Ementa
Comportamento do consumidor em comércio eletrônico; compras on line; Multichanel, consumidor na era virtual; omnichannel; channel blurring.

Conteúdo
A era da Internet e do marketing – implicações gerenciais;
Conceitos, histórico e características do comércio eletrônico;
Planejamento de negócios na Internet:
Lojas virtuais – surgimento de novas empresas e expansão das existentes;
Conquista de clientes no comércio eletrônico;
Fundamentos da pesquisa e do marketing on-line;
Adoção de ferramentas eletrônicas;
Vendas e serviços a clientes na Internet;
Políticas de preços na Internet;
Canal de comunicação interativa;
Recursos do marketing eletrônico;
Aspectos jurídicos e éticos no comércio eletrônico.

Bibliografia
Básica: Chaffey, D. (2015). Gestão de E-Business e E-Commerce: Estratégia, Implementação e Prática. Elsevier Brasil.

Turchi, S. R. (2018).Estratégias de Marketing Digital e E-Commerce - 2ª Ed. São Paulo: Atlas

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

8 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Tania Pereira Christopoulos


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP