Atividade

90090 - Gestão de Produtos e Serviços

Período da turma: 28/03/2020 a 09/05/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos: Ao final desta disciplina o participante deverá estar apto a desenvolver estratégias de produtos e serviços de forma a gerar vantagem competitive para sua empresa. Para tanto, identificará as ações de linha de produtos e composto de produtos dos principais concorrentes. Para estabelecer estratégias competitivas, faz-se necessário identiifcar os ciclos de vida em que os produtos e serviços se encontram em diversos mercados como Brazil, Estados Unidos da América, Europa e Ásia.

Ementa: Ciclo de vida de produto. Composto de Produto. Marca. Portfólio de Produtos. Embalagem. Estratégia e Gestão de Serviços. Serviços complementares e suplementares. Serviços como diferencial para composto de produtos.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
- Produto: ciclo de vida e portfólio
- Serviços agregados
- O composto produtos e serviços
- Embalagem
- Garantia
- Assistência técnica
- Marca

Bibliografia
Básica: Irigaray, H. A. (2015). Gestão e desenvolvimento de produtos e marcas. Editora FGV.
LOVELOCK, C.; WIRTZ, J.; HEMZO, M. (2014). Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e estratégia. São Paulo, Pearson.
MATTAR, F. N., Oliveira, B., QUEIROZ, M., & MOTTA, S. L. (2009). Gestão de produtos, serviços, marcas e mercados: estratégias e ações para alcançar e manter-se “Top of Market”. São Paulo: Atlas.

Mattar, F. (org.). Gerência de Produtos. São Paulo: Elsevier, 2014.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: George Bedinelli Rossi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP