Atividade

90097 - Marketing: Cultural, Social e Turístico

Período da turma: 12/12/2020 a 19/12/2020

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
Apresentar aos participantes conceitos, métodos e exemplos de Marketing cultural, social e turismo e suas relações com os complexos e diversificados cenários de negócios em âmbito global enfocando países como Brasil Estados Unidos da América, Europa Ocidental, Oriente Médio (as petromonarquias) e Ásia. Apresentar conceitos e cases de projetos bem sucedidos envolvendo cultura, políticas culturais públicas e privadas, marketing cultural, entretenimento e turismo.

Ementa:
Marketing cultural; entretenimento; criatividade; setor público e privado e suas relações com cultura e sociedade.

Metodologia: discussão de estudos de caso, precedidos por apresentações teóricas, palestras e seminários para formar arcabouço teórico específico para os estudos de casos. Também, atividades com pequenos grupos serão realizadas para análise e discussão de empresas com atuação global (ou internacional).

Conteúdo:
As culturas clássicas na hiper-modernidade
Políticas culturais públicas e privadas
Guerras culturais: entre a ignorância, a ideologia e os preconceitos
Cases: Inhotim; Rio de Janeiro; Dubai; Cingapura; Barcelona; New York; Amsterdam.

Bibliografia
Básica: LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. A estetização do mundo – Viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MARTEL, Frédéric. Mainstream – A guerra global das mídias e das culturas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

Complementar: Casos serão apresentados para análise pelo professor(a) no desenvolvimento da disciplina.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Luiz Gonzaga Godoi Trigo


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP