Atividade

90101 - As pensadoras do século XV ao XVIII: Questões de gênero, educação e direitos da mulher

Período da turma: 15/07/2019 a 19/07/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 16. Programa completo, com referência bibliográfica atualizada (em anexo).

18º. Encontro USP-Escola - Curso “As pensadoras do século XV ao XVIII: Questões de gênero, educação e direitos da mulher”

O curso está dividido em aulas teóricas e uma oficina prática.

Aulas Teóricas:

Questões de gênero, educação e cidadania das mulheres na história da filosofia como
conteúdo do ensino de filosofia
Contexto histórico-intelectual dos problemas gênero contemporâneos e os impactos na área do ensino de
filosofia. Como pensar a questão do feminismo com alunos do Ensino Médio? Por que resgatar os textos
escritos de séculos anteriores por pensadoras sobre a condição de mulher e ensiná-los hoje?

Fé e razão em Cristina de Pisano, A cidade das mulheres, 1405.
A obra de Cristina Pisane, escrita no século XV na chave da literatura alegórica, combate a misoginia e a caça às bruxas destacando as virtudes femininas e maternas como dignas de acesso à educação para melhor educar os filhos.

O humanismo de Marie de Gournay, Igualdade entre homens e mulheres, 1622.
O texto de Marie de Gournay serve de exemplo para mostrar a passagem do discurso alegórico à retórica ensaística e panfletária, resgatando temas e personagens femininas da mitologia, religião e história cujas ações demonstram capacidade equivalente à masculina para o exercício das atividades que demandam razão.

Escritos políticos de Olympe de Gouges, Declaração dos direitos das mulheres e da cidadã, 1791.
Olympe de Gouges, em protesto à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, escreve uma versão para as mulheres em documento redigido nos termos de um discurso legislativo que além de ser recusado irá conduzi-la à guilhotina.

Reivindicações de Mary Wollstonecraft, Reivindicação dos direitos da mulher, 1792.
Usando uma retórica entre o discurso ativista e o ensaístico, Wollstonecraft questiona o modelo de educação proposto por filósofos iluministas, o qual exclui as mulheres do acesso às escolas mantendo-as na condição não emancipada diante de um novo regime.

Oficina Prática de Produção de um curso para o Ensino Médio
Produção coletiva em grupos de 5 pessoas
Planejamento de curso para Ensino Médio, sobre um tema visto no curso.
Planos de aulas para o curso proposto.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DALLARI, Dalmo. Os direitos da mulher e da cidadã por Olympe de Gouges. São Paulo: Editora Saravia, 2016.

GOUGES, O. La Déclaration des droits de la femme et de la citoyenne, 1791, Disponível no site da BnF. Acesso ao site Gallica, BnF em 26/01/2015 :http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k426138.r=Gouges%2C+Olympe+de.langPT

GOURNAY, Marie Le Jars. Égalité des hommes et des femmes, suivi de Grief des Dames, édition établie par Claude Pinganaud et présentée par Séverine Auffret, Paris, Arléa, 2008.

PISANE, Christine. L’éducation des femmes : un sujet de bac. Tradução nossa do francês a partir de pesquisa de exames do Bac.Texto http://www.altersexualite.com/spip.php?article627

WOLLSTONECRAFT, Mary. Reivindicação dos direitos da mulher. Prefácio Maria Lígia Quartin Moraes. Tradução de Ivania Pocinho Motta. São Paulo: Boitempo, 2016.

*Obs: Os excertos dos textos de Cristina de Pisano e Marie de Gournay foram traduzidos para o português pela ministrante para serem distribuídos neste curso aos participantes.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Clêmie Ferreira Blaud
Silvana de Souza Ramos


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP