Atividade

90108 - Do Conteudismo ao Raciocínio Geográfico: procedimentos teórico-metodológicos

Período da turma: 24/07/2019 a 26/07/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa:

A Geografia Escolar como campo de ação e pesquisa. História das mudanças curriculares em geografia. Dos PCNs à BNCC. O conteudismo com tradição curricular a ser superada.

O raciocínio geográfico: fundamentos e perspectivas. O lugar do raciocínio geográfico na história da Geografia. Currículo e Raciocínio Geográfico.

Da teoria à prática: como construir raciocínio geográficos nas aulas de Geografia. Novas linguagens e tecnologias no ensino de Geografia. Redefinindo o planejamento didático em Geografia. Como avaliar o raciocínio geográfico?

Referências:
APPLE, M. W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artmed, 2002.
AZANHA, J. M. P. Uma ideia de pesquisa educacional. São Paulo: Edusp, 2011.
CALLAI, H. C. (Org.) Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014. CARVALHO, D. Metodologia do ensino geográfico. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1925.
CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 3ª edição. Campinas, SP: Papirus, 1998.
CHAUÍ, M. Cultura e Democracia. São Paulo: Cortez, 2010.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria
GIROUX, H. A. Cruzando as fronteiras do discurso educacional. Porto Alegre: Artmed, 1999.
_ . Escola crítica e política cultural. 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2000.
GIROTTO, E. D.. MORMUL. N. M. Formação docente e educação geográfica: entre a escola e a universidade. Curitiba: CRV, 2016.
GOMES, P. C. C. Quadros Geográficos. Rio de Janeiro: Bertrand, 2010.
GONÇALVES, C. W. P. Reflexões sobre Geografia e Educação: notas de um debate. Terra Livre, nº 2, 1987.
KIMURA, S. “Território de Luzes e Sombras: a proposta de Ensino de Geografia da CENP” In: Terra Livre,
ano 25, v.1, n. 32, São Paulo, jan./jun. 2009.
LACOSTE, Y. A Geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a Guerra. São Paulo: Ática, 1991.
LESTEGÁS, F. R . Concebir la geografia escolar desde uma nueva perspectiva: uma disciplina al servicio de la cultura escolar. Boletim de la A.G.E., nº 33, 2002.
MONBEIG, P. A Geografia no Ensino Secundário. Boletim Geográfico, v.2, nº 26, 1945.
_ . Papel e valor do Ensino da Geografia e de sua pesquisa. Boletim Carioca de Geografia, ano VII, nº 1 e 2, Rio de Janeiro, 1954.
OLIVEIRA, A. U. Geografia e Ensino: Os parâmetros curriculares nacionais em discussão.
PISTRAK, M. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2011. PONTUSCHKA, N. N. Geografia, representações sociais e escola pública. Terra Livre, São Paulo, nº 15, 2000.
ROCHA, G. O. R. da. Uma breve história da formação do (a) professor (a) de Geografia no Brasil. Terra Livre, São Paulo, nº 15, 2000.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Eduardo Donizeti Girotto


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP