Atividade

90509 - Módulo Técnico.

Período da turma: 29/11/2024 a 31/05/2025

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Descrição: 1.1 Agronegócio do Café
Ementa
Características do complexo agroindustrial do café: evolução; ciclo de produção; exigências edafoclimáticas; classificação. Distribuição geográfica, sistemas de produção e fases da cultura. A economia do café: oferta e demanda mundial; volatilidade e variação estacional de preços; evolução do consumo de café no Brasil. Novas tendências e desafios: segmentação; aumento de qualidade / cafés especiais; novas formas de consumo; novas formas de rotulagem e envasamento; concentração; canais de distribuição e comércio eletrônico.
Bibliografia
MAIA, Guilherme Baptista da Silva et al. Produção, rentabilidade e decisão de investimento do setor cafeeiro brasileiro. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 39, p. 135-154, mar. 2014.
NEVES, Marcos Fava (Org.). Estratégias para a cafeicultura no Brasil. São Paulo: Atlas, 2015.
SÓRIO, André (Coord.). Reposicionamento estratégico das indústrias processadoras de café do Brasil: propostas para sistematização de políticas públicas e estratégias de negócio. Passo Fundo: Méritos, 2015. 222 p.
SPADOTTO, Bruno Rezende (Autor); SANTOS, Jose Aparecido dos; GUIMARO JUNIOR, Orlando; BASO, Thalita Peixoto (Org.). Temas de agronegócio: agroalimentação - cafeicultura - citricultura - heveicultura - gestão de projetos e contratos - logística - pedologia - sucroenergia. Piracicaba, SP: Linha Impressa, 2015. 208 p.

1.2 Agronegócio Florestal
Ementa
Setor florestal: o sistema agroindustrial florestal; evolução da área plantada com eucaliptos, pinos e outras espécies. Caracterização dos produtos: dormentes, construções, resinas, cabos, pisos, madeira para energia (lenha e carvão vegetal), madeira serrada, madeira sólida e madeira para processo (celulose e madeira processada), entre outros. Mercados dos diferentes produtos: evolução e sazonalidade dos preços; participação de mercado e capacidade produtiva das empresas de papel e celulose. Sistemas de plantio: avaliação técnica e financeira; informações sobre características edafoclimáticas; material genético; mercado e requisitos legais, entre outras. Implantação florestal: demarcação de área; limpeza do terreno; combate às formigas; preparo do solo; espaçamento de plantio; adubação; e controle da vegetação invasora. Desbaste seletivo, desbaste sistemático e desrama. Ciclos de produção. Gerenciamento de produção: aspectos legais; fluxo de caixa; otimização da colheita; e certificação florestal. Perspectivas, desafios e oportunidades.
Bibliografia
ALVES, Ricardo Ribeiro; JACOVINE, Laércio Antônio Gonçalves. Certificação florestal na indústria: aplicação prática da certificação de cadeia de custódia. São Paulo: Manole, 2015.
ARAUJO, Iraciara Santos de; OLIVEIRA, Ivanoel Marques de; ALVES, Ketiane dos Santos. Silvicultura: conceitos, regeneração da mata ciliar, produção de mudas florestais e unidades de conservação ambiental. São Paulo: Erica, 2015.
HORA, André Barros da. Análise da formação da base florestal plantada para fins industriais no Brasil sob uma perspectiva histórica. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 42, p. 383-426, set. 2015.
HORA, André Barros da; MELO, Luciane Paiva D'avila. Papel e celulose. In: Panoramas setoriais: mudanças climáticas. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2016 p. 47-54.
SILVA, Rui Corrêa da. Mecanização florestal: da fundamentação dos elementos do solo a operação de máquinas e equipamentos. São Paulo: Erica, 2015.
VIDAL, André Carvalho Foster; HORA, André Barros da. A atuação do BNDES nos setores de florestas plantadas, painéis de madeira, celulose e papéis: o período 2001-2010
VITAL, Marcos Henrique Figueiredo. Impacto ambiental de florestas de eucalipto. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 14, n. 28, p. 235-275, dez. 2007.

1.3 Agronegócio do Leite
Ementa
Bovinocultura de leite no mundo: evolução da produção e da produtividade média nos principais países produtores. Bovinocultura de leite no Brasil: perfil dos estabelecimentos produtores de leite; evolução da produção e da produtividade média nos principais estados produtores. Sistemas de produção primária: estrutura do rebanho, manejo, inseminação artificial, equipamentos (ordenha mecânica, resfriador de leite e tanques), sanidade, alimentação (pastagens melhoradas, silagem, rações balanceadas e concentrados proteicos), técnicas de produção (pastejo rotacionado, confinamento e controle alimentar). O sistema agroindustrial do leite: insumos de produção; unidades de produção primária; unidades de comercialização intermediária; unidades de beneficiamento; instituições e empresas de pesquisa e assistência técnica; unidades de comercialização. Agroindústria do leite no Brasil: descrição do processo produtivo (recepção, processamento, tratamento térmico, elaboração de produtos, envase, armazenamento e expedição); número de laticínios e volume de leite captado; informalidade no mercado brasileiro de leite. Mercado interno: consumo de derivados do leite no Brasil (total e per capita); estratégias visando à elevação da demanda. Mercado internacional: participação dos países em termos de consumo, exportações e importações; evolução das exportações brasileiras de derivados do leite; balança comercial de lácteos. Preços: formação de preços; evolução e sazonalidade dos preços no mercado interno; evolução e sazonalidade dos preços de exportação. Competitividade regional: Custo Operacional Efetivo (COE) e Custo Operacional Total (COT).
Bibliografia
CÔNSOLI, Matheus Alberto; NEVES, Marcos Fava (Coord.). Estratégias para o leite no Brasil. São Paulo: Atlas, 2006.
MAIA, Guilherme Baptista da Silva et al. Pecuária leiteira. Informativo Técnico AGRIS, Rio de Janeiro, n.4, p. 1-16, dez. 2012.
MAIA, Guilherme Baptista da Silva et al. Produção leiteira no Brasil. BNDES Setorial 37, p. 371-398, mar. 2013.
NEVES, Marcos Fava. Produção de Leite no Brasil: Agenda de Ações. In: NEVES, Marcos Fava; ZYLBERSTAJN, Decio; NEVES, Evaristo Marzabal. Agronegócios do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2005. Cap. 5, p. 24-31.


1.4 Agronegócio do Milho
Ementa
Panorama mundial e nacional: distribuição de área, produção e produtividade das principais regiões produtoras de milho no Brasil, Argentina, China e Estados Unidos da América. Calendário agrícola do milho nos principais países produtores. Produção e consumo: evolução do consumo de milho, por segmento, no Brasil; consumo mundial de frango por países e bloco econômico; consumo mundial de suínos por países e bloco econômico; evolução da produção nacional de milho (primeira e segunda safra); evolução das exportações e principais países de destino. Sistema Agroindustrial (SAG) do Milho. Competitividade internacional. Comparação de custo de produção de milho no Brasil, Argentina e Estados Unidos da América. Competitividade regional: Custo Operacional Efetivo (COE), Custo Operacional Total (COT) e custo logístico. Fatores que influenciam a formação de preços do milho no Brasil. Perspectivas, desafios e oportunidades.
Bibliografia
CALLADO. Antônio André Cunha (Org). Agronegócio. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2015. 216 p.
INSTITUTO MATO-GROSSENSE DE ECONOMIA AGROPECUÁRIA – IMEA. Entendendo o mercado do milho. 1. ed. Cuiabá, MT: IMEA, 2015. 53 p.
MILANEZ, Artur Yabe et al. A produção de etanol pela integração do milho-safrinha às usinas de cana-de-açúcar: avaliação ambiental, econômica e sugestões de política. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n. 41, p. 147-207, jun. 2014.

1.5 Setor Sucroenergético
Ementa
Evolução recente: grandes números do setor; externalidades positivas geradas pela indústria da cana; competitividade do sistema produtivo brasileiro, desempenho do setor sucroenergético em anos recentes. Considerações sobre a relação indústria-fornecedor. Mercado de etanol: mercado doméstico e internacional; competitividade do etanol hidratado no mercado interno; perspectivas e desafios para o suprimento doméstico de combustíveis. Formação de preço do etanol no Brasil: política de precificação da gasolina; estrutura de mercado e forma de comercialização; exemplo de formação de preço de etanol hidratado; indicadores de preço do etanol; e levantamento de preços de distribuição e de revenda. Mercado de açúcar: evolução das exportações brasileiras; situação atual e perspectivas. Formação de preço do açúcar: cotação na bolsa de Nova York (ICE Futures US); prêmio de polarização; custo de frete; custos portuários; fatores de conversão; e exemplo de formação do preço do açúcar. Fatores determinantes para evolução e sazonalidade dos preços do açúcar. Coeficientes técnicos e custos de produção de cana-de-açúcar, açúcar e etanol no Brasil. Índices de preços do setor sucroalcooleiro: evolução das relações de troca do setor sucroalcooleiro; e evolução dos preços dos insumos. Perspectivas, desafios e oportunidades.
Bibliografia
BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Plano Decenal de Expansão de Energia 2026. Empresa de Pesquisa Energética. Brasília, 2017, 248 p.
GARCIA, Júnior Ruiz et al. A nova configuração da estrutura produtiva do setor sucroenergético brasileiro. Revista de Economia Contemporânea (2015) 19(1): p. 162-184.
MILANEZ, Artur Yabe et al. A produção de etanol pela integração do milho-safrinha às usinas de cana-de-açúcar: avaliação ambiental, econômica e sugestões de política. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, n. 41, p. 147-207, jun. 2014.
RODRIGUES, Luciano et al. Evolução recente e perspectivas para o setor sucroenergético brasileiro. Revista Agro em Foco, p. 57 - 61, 01 jun. 2014.


1.6 Boas práticas agrícolas
Ementa
Escolha da área adequada ao cultivo das culturas. Preparo de solo utilizando técnicas de manejo adequadas. Realização de adubação. Utilização de sementes e mudas produzidas em conformidade com a legislação pertinente. Manejo Integrado de Pragas. Armazenamento de produtos agrotóxicos e destinação de embalagens vazias, conforme determinações da legislação pertinente. Manipulação e aplicação de produtos agrotóxicos de acordo com as recomendações técnicas do Receituário Agronômico. Rastreabilidade. Ponto de colheita da cultura, transporte dos produtos, beneficiamento e armazenamento do produto final.
Bibliografia
CALLADO. Antônio André Cunha (Org). Agronegócio. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2015. 216 p.
MENTEN, Jose Otavio Machado et al. Legislação ambiental e uso de defensivos agrícolas. Citrus Research & Technology (Impresso), v. 32, p. 109-120, 2011.
INTERNATIONAL SOYBEAN GROWERS ALLIANCE – ISGA. Manual de melhores práticas agrícolas. 2010. 87 p. Disponível em:
http://www.aprosoja.com.br/storage/site/files/projetos/Manual_de_Melhores_Praticas_Agricolas.pdf. Acesso em: dez. 2017.

1.7 Comércio Internacional
Ementa
Introdução: elementos relevantes para a discussão de comércio internacional e suas tendências; teorias de negócios internacionais. Sistema de comércio internacional. Estatísticas de comércio internacional brasileiro e mundial. Balança comercial. O Sistema Multilateral de Comércio (OMC/GATT) e a integração econômica. Organismos multilaterais. Globalização, megamercados e finanças internacionais. Estratégias de internacionalização empresarial. Operacionalização do comércio exterior brasileiro: regimes aduaneiros; sistema fiscal (impostos, contribuições e taxas); INCOTERMS; fluxos financeiros em operações de comércio exterior; sistema cambial. Elementos de política comercial: direitos aduaneiros; barreiras não tarifárias; e restrições quantitativas (contingentes). Defesa Comercial: dumping, subsídios e medidas de salvaguarda.
Bibliografia
CIGNACCO, Bruno Roque. Fundamentos de comércio internacional para pequenas e médias empresas. São Paulo: Saraiva, 2009.
LUZ, Rodrigo. Comércio internacional e legislação aduaneira. 6. ed. Rio de Janeiro: Método, 2015.
SOUZA, José Manuel Meireles de. Fundamentos do comércio internacional. São Paulo: Saraiva, 2009.
SOUZA, José Manuel Meireles de. Gestão do comércio exterior: exportação; importação. São Paulo: Saraiva, 2010.
VASCONCELLOS, Marco Antonio S.; LIMA, Miguel; SILBER, Simão. Organizadores. Gestão de negócios internacionais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

1.8 Cooperativismo e Associações Cooperativistas
Ementa
Conceituações: cooperativismo e associativismo. História do cooperativismo. Cooperativismo: doutrina e teoria. Princípios do cooperativismo: adesão livre e voluntária; gestão democrática; participação econômica dos membros; autonomia e independência; educação, formação e informação; intercooperação; responsabilidade social. Gestão das organizações cooperativas: organograma de uma cooperativa; classificação das sociedades cooperativas; sistema de representação; ramos do cooperativismo; ato cooperativo; direitos e deveres dos cooperados. Legislação relacionada ao cooperativismo. Economia da cooperação. Exemplos no Brasil e em outros países. Estratégias e novos rumos para o cooperativismo.
Bibliografia
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Manual de gestão das cooperativas: uma abordagem prática. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
POLONIO, Wilson Alves. Manual das sociedades cooperativas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
ZDANOWICZ, José Eduardo. Gestão financeira para cooperativas: enfoque contábil e gerencial. Rio de Janeiro: Atlas, 2014.

1.9 Estratégias de relacionamento com o produtor rural
Ementa
Capacitação no gerenciamento do relacionamento com o produtor Rural e utilização de práticas e ferramentas de CRM (Customer Relationship Management).
Bibliografia
DEMO, Gisela; PONTE, Valter. Marketing de relacionamento (CRM): estado da arte e estudo de casos. São Paulo: Atlas, 2008.
MADRUGA, Roberto. Guia de implementação de marketing de relacionamento e CRM. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
NEVES, Marcos Fava; CASTRO, Luciano Thomé e (Org.). Marketing e estratégia em agronegócios e alimentos. São Paulo: Atlas, 2011.


1.10 Ética Empresarial
Ementa
Ética e moral: conceitos, contextos e dilemas éticos. Tensão epistemológica: conflito entre ética e decisões nos negócios financeiros. Duas teorias éticas: ética da convicção e ética da responsabilidade. Integridade versus Oportunismo. A visão moral da ética no ambiente de negócios. A ética como fator de coesão social. Orientação estratégica para a responsabilidade social nos negócios. Norma SA8000: origem, fundamentação e requisitos.
Bibliografia
ALONSO, Felix Ruiz; GRANIZO LÓPEZ, Francisco; CASTRUCCI, Plínio Benedicto de Lauro. Curso de ética em administração empresarial e pública. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
ASHLEY, Patricia Almeida (Coord.). Ética e responsabilidade social nos negócios. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
BAUMAN, Zygmunt. A ética é possível num mundo de consumidores? Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
MATOS, Francisco Gomes de. Ética na gestão empresarial: da conscientização à ação. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
SANTOS, Fernando de Almeida. Ética empresarial: política de responsabilidade social em 5 dimensões. São Paulo: Atlas, 2014.

1.11 Gestão Ambiental
Ementa
Desenvolvimento sustentável. O ambiente e o agronegócio. Legislação ambiental: princípios do Direito Ambiental; principais leis aplicadas às propriedades rurais; Novo Código Florestal; Área de Preservação Permanente (APP); Reserva Legal; Cadastro Ambiental Rural (CAR); Cota de Reserva Ambiental (CRA); Licenciamento ambiental. Gestão ambiental: objetivos e benefícios; Relatório de Sustentabilidade. Certificação ambiental: processo de certificação; normas brasileiras; principais dificuldades para implantação; principais selos do agronegócio. Due diligence ambiental: diagnóstico ambiental e metodologia de trabalho. Outorga de uso e captação de recursos hídricos.
Bibliografia
BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
BARSANO, Paulo Roberto; BARBOSA, Rildo Pereira. Gestão ambiental. São Paulo: Erica, 2014.
BELTRÃO, Antonio F. G. Curso de direito ambiental. 2. ed. Rio de Janeiro: Método, 2014.
GUERRA, Sidney; GUERRA, Sérgio. Curso de direito ambiental. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.
LINS, Luiz Dos Santos. Introdução à gestão ambiental empresarial: abordando economia, direito, contabilidade e auditoria. São Paulo: Atlas, 2015.

1.12 Gestão da Marca
Ementa
Conceitos e definições de marca e gestão de marca. Arquitetura, Identidade e Design de Marca. Tipos e Escolha de Marca (Naming). Construção e Posicionamento de Marca. Patrimônio de marca (Brand Equity) e Valor de Marca. Análise estratégica, tendências e perspectivas na gestão de marcas. Aspectos legais sobre marcas e patentes.
Bibliografia
YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
AAKER, David A. Relevância de marca: como deixar seus concorrentes para trás. Porto Alegre: Bookman, 2011.
FARRIS, Paul W.; BENDLE, Neil T.; PFEIFER, Phillip E.; REIBSTEIN, David J. Métricas de marketing. Porto Alegre: Bookman, 2013.
SERRALVO, Francisco Antonio (Organizador). Gestão de marcas no contexto brasileiro. São Paulo: Saraiva, 2007.
WHEELER, Alina. Design de identidade da marca: guia essencial para toda a equipe de gestão de marcas. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

1.13 Gestão Patrimonial
Ementa
Organização patrimonial por meio de Holdings. Vantagens empresariais da Sociedade Holding. Classificação da Holding segundo o tipo de atividade: Holding pura e Holding mista. Holding imobiliária ou Holding Patrimonial. Holding familiar: características, estrutura administrativa e transmissão do patrimônio através das gerações. ITBI e IR na integralização de bens na pessoa jurídica. A incidência do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis Inter-Vivos (ITBI). Tipos societários: sociedade simples, sociedade empresária, sociedade anônima e sociedade limitada. Aspectos gerais da tributação sobre heranças e doações (ITCMD). Reserva de Usufruto. Cláusulas Restritivas: inalienabilidade, incomunicabilidade e impenhorabilidade. Contrato/Estatuto Social e Acordo de Sócios. Imposto de renda na alienação de propriedades rurais. Estratégias tributárias e planejamento sucessório. Peculiaridades da Tributação Rural em Pessoas Jurídicas e Pessoas Físicas. Tributação dos rendimentos auferidos pela Holding: Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ): período de apuração, base de cálculo e alíquota segundo regimes de tributação (lucro real e lucro presumido). Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL): período de apuração, base de cálculo e alíquota segundo regimes de tributação (lucro real e lucro presumido). PIS/PASEP e COFINS: incidência cumulativa e não cumulativa. Panorama geral atual acerca do "FUNRURAL". Panorama geral acerca das recentes alterações no ITR.
Bibliografia
LODI, Edna Pires; LODI, João Bosco. Holding. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
MAMEDE, Gladston; MAMEDE, Eduarda Cotta. Holding familiar e suas vantagens. 9. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2017.
MAMEDE, Gladston; MAMEDE, Eduarda Cotta. Planejamento sucessório: introdução à arquitetura estratégica: patrimonial e empresarial com vistas à sucessão causa mortis. São Paulo: Atlas, 2015.
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Holding, administração corporativa e unidade estratégica de negócio. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

1.14 Inovação e Empreendedorismo no Agronegócio
Ementa
O processo empreendedor. Identificando oportunidades: demanda de mercado e vantagens competitivas. Plano de negócios: localização; mercado; concorrência; equipe gerencial; e estrutura funcional. Dados financeiros: investimentos; projeção de fluxo de caixa; e análise de rentabilidade. Fontes de financiamento: economia pessoal; angel investor (investidor-anjo); parceiros estratégicos; capital de risco; e programas do governo brasileiro. Tipos societários no Brasil. Oportunidades na Internet. Patentes e marcas. Assessoria para o negócio: incubadoras de empresas; aceleradoras; Sebrae; universidades e institutos; e franchising. Exemplos de startups no Brasil.
Bibliografia
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo para visionários: desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação; Rio de Janeiro: LTC, 2014.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
LINS, Luiz Dos Santos. Empreendedorismo: uma abordagem prática e descomplicada.
PATRÍCIO, Patrícia; CANDIDO, Claudio Roberto (Org.). Empreendedorismo: uma perspectiva multidisciplinar. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
TEIXEIRA, Tarcísio; LOPES, Alan Moreira (Coord.). Startups e inovação: direito no empreendedorismo (Entrepeneurship Law). São Paulo: Manole, 2017.
ZUIN, Luís Fernando Soares; QUEIROZ, Timóteo Ramos (Coord.). Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade: fundamentos do controle empresarial. São Paulo: Saraiva, 2014.

1.15 Logística no Agronegócio
Ementa
Introdução à gestão dos processos logísticos. Peculiaridades da logística agroindustrial. Análise das compensações logísticas (trade-offs): custo de transporte X custo de armazenagem; determinação do número de armazéns e níveis de estoque de segurança. Economias de escala e de escopo. Organização logística: estruturas centralizadas e descentralizadas. Planejamento do sistema de gestão de fluxo. Métodos para controle de desempenho. Modais de transporte no Brasil: rodoviário, ferroviário, hidroviário, dutoviário e marítimo. Matriz de transportes do Brasil: situação atual e perspectivas de investimentos. Principais gargalos da infraestrutura logística no Brasil.
Bibliografia
CAIXETA FILHO, José Vicente (Org.). Gestão logística do transporte de cargas. São Paulo: Atlas, 2002.
CORRÊA, Henrique Luiz. Administração de cadeias de suprimentos e logística: o essencial. São Paulo: Atlas, 2014.
GRANT, David B. Gestão de logística e cadeia de suprimentos. São Paulo: Saraiva, 2013.
CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: supply chain. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
DIAS, Marco Aurélio. Introdução à logística: fundamentos, práticas e integração. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.






1.16 Mercado Financeiro e Investimentos
Ementa
Crescimento Econômico e Mercados Financeiros. Banco Central e Políticas Econômicas. Sistema Financeiro Nacional (SFN). Juros. Produtos Financeiros. Mercado de Renda Fixa. Mercado de Renda Variável. Fundamentos de Derivativos.
Bibliografia
ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 13. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2015.
HULL, John C. Opções, futuros e outros derivativos. 9. ed. São Paulo: Bookman, 2016.
PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de capitais. 8. ed. Rio de Janeiro: Atlas, 2016.
PORTO, José Maria. Manual dos mercados financeiro e de capitais. São Paulo: Atlas, 2015.
TOLEDO FILHO, Jorge Ribeiro de. Mercado de capitais brasileiro: uma introdução. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

1.17 Meteorologia Agrícola
Ementa
Produtividade agrícola e sua interação com o ambiente. Conceitos e definições de tempo e clima: variabilidade climática; tendência climática; anomalia climática. Agrometeorologia como ferramenta de gestão agrícola. Importância das informações agrometeorológicas: propósitos estratégicos; propósitos táticos; obtenção de resiliência. Sistema de monitoramento agrometeorológico: formação de uma matriz de monitoramento e decisão.
Bibliografia
ALVARENGA, Alexandre Augusto; MORAES, Mário Emmanuel De Oliveira; AZEVEDO, Luciana Luiza Chaves. Agrometeorologia: princípios, funcionalidades e instrumentos de medição. São Paulo: Erica, 2015.
TORRES, Fillipe Tamiozzo Pereira; MACHADO, Pedro José de Oliveira. Introdução à climatologia. São Paulo: Cengage Learning, 2012.


1.18 Setor de Máquinas Agrícolas
Ementa
Panorama do setor. Mercado no Brasil e no mundo. Importações e exportações. Consumo. Principais empresas.
Bibliografia
PINTO, Gustavo Lorena; BELMONTE, Ítalo; PADUA, Claudio de Alencar. Exportações brasileiras de máquinas e equipamentos agrícolas para a África: análise da situação atual e do ambiente de negócios. BNDES Setorial, Rio de Janeiro, n. 41, p. 5-42, mar. 2015.
SILVA, Rui Corrêa da. Máquinas e equipamentos agrícolas. São Paulo: Erica, 2014.
VIAN, Carlos Eduardo de Freitas; ANDRADE JUNIOR, Adilson Martins; BARICELO, Luis Gustavo; SILVA, Rodrigo Peixoto da. Origens, evolução e tendências da indústria de máquinas agrícolas. Revista de Economia e Sociologia Rural [online]. 2013, vol.51, n.4, pp.719-744.

1.19 Simulação de Riscos em Projetos
Ementa
Risco e incerteza: conceitos básicos. Dimensões técnicas, econômicas, comerciais, operacionais e políticas (TECOP) e seus impactos em projetos. Conceito de risco e gestão estratégica de riscos. Tipos de risco. Modelos de gestão de riscos. Métodos para mensurar riscos. Análise de cenários. Análise de sensibilidade. Simulação de Monte Carlo. Árvore de decisão. Teoria das opções: opções gerenciais e opções reais. Teoria da decisão: fundamentos e aplicações. Representação de riscos e preferências. Administração de riscos e seus instrumentos. Ferramentas para suporte à análise de decisões e administração de risco.
Bibliografia
BRITO, Paulo. Análise e viabilidade de projetos de investimentos. São Paulo: Atlas, 2006.
BUANAIN, Antônio Márcio; SILVEIRA, Rodrigo Lanna Franco da. Manual de avaliação de riscos na agropecuária: um guia metodológico. Rio de Janeiro: ENS-CPES, 2017. 133 p.
CAMLOFFSKI, Rodrigo. Análise de investimentos e viabilidade financeira das empresas. São Paulo: Atlas, 2014.
EHRLICH, Pierre Jacques. DE MORAES, Edmilson Alves. Engenharia econômica: avaliação e seleção de projetos de investimento. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
LIMA, Fabiano Guasti. Análise de riscos. São Paulo: Atlas, 2015.
SOUZA, Acilon Batista de. Projetos de investimentos de capital: elaboração, análise, tomada de decisão. São Paulo: Atlas, 2003.

1.20 Técnicas de Apresentação em Público
Ementa
Superando o medo de falar em público. Novos princípios para a comunicação corporativa: relevância, priorização, concisão e simplicidade. Processo de comunicação: velocidade de fala, vocabulário e exercícios de expressão oral. Postura do apresentador e erros frequentes com pernas e mãos. Organização da apresentação: planejamento e lista de verificação. Retórica. Estilos de apresentadores e modelos de apresentação. Formas de lidar com perguntas complicadas ou embaraçosas. Como se portar em caso de lapso de memória (branco). Uso de recursos audiovisuais.
Bibliografia
CAMPBELL, Karlyn Kohrs; HUZMAN, Susan Schultz; BRUKHOLDER, Thomas R. Atos de retórica: para pensar, falar e escrever criticamente. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
FRANÇA, Ana Shirley. Comunicação oral nas empresas: como falar bem em público. São Paulo: Atlas, 2015.
LUCAS, Stephen E. A arte de falar em público. 11. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014.
NÓBREGA, Maria Helena da. Como fazer apresentações em eventos acadêmicos e empresariais: linguagem verbal, comunicação corporal e recursos audiovisuais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Carga Horária:

120 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Alexandre de Vicente Ferraz
Fabiano Guasti Lima
Haroldo José Torres da Silva
Heliodoro Teixeira Bastos Filho
João Henrique Mantellatto Rosa
José Glimovaldo Lupoli Junior
Lena Souza
Marcelo Guaritá Borges Bento
Marcos Antonio Matos
Mauro Osaki
Paulo Cesar Sentelhas
Paulo Roberto Arbex Silva
Paulo Sergio Lima Caldana
Pedro Valentim Marques
Roberto Arruda de Souza Lima
Roberto Marchelli Ribeiro Junior
Sergio Marcus Ventura Borges Barbosa
Sergio Soriano
Thiago Liborio Romanelli


 
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