90548 - Português para estrangeiros - Nível intermediário (intensivo) |
Período da turma: | 22/07/2019 a 31/07/2019
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Descrição: | Objetivos:
• Desenvolver habilidades comunicativas. • Adquirir estruturas fonético-fonológicas e lexicais em língua oral e escrita. • Adquirir estruturas morfossintáticas em língua oral e escrita. Público-alvo: Estudantes de graduação das unidades da USP, com conhecimento de estruturas gramaticais em português, que já se iniciaram nas habilidades de recepção e produção de textos orais em português. Estratégias: • Produção oral individual ou em grupo, acompanhada de sistematização de conteúdo por parte do professor. • Produção escrita individual e exercícios de gramática aplicada. Avaliação: • Apresentação oral individual: 6,0 • Exercícios de produção escrita: 2,0 • Participação em aula (aferida pelo número de presenças): 2,0 Bibliografia: 1. Gramática • CUNHA,C. Gramática do português contemporâneo. Edição de bolso. Rio de Janeiro: Lexicon: Porto Alegre: L&PM, 2008.Organização de Cilene da Cunha Pereira. 2. Livro de conjugação de verbos • RYAN, M. A. F. C. Conjugação dos verbos em português. Prático e eficiente. 8. ed., São Paulo: Ática, 1991, 176 p. 3. Dicionário monolíngue • HOUAISS, Antonio. Míni dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001 Versão on-line: http://www.dicio.com.br/houaiss/ Conteúdo: 1. Habilidades comunicativas • Apresentar; cumprimentar; agradecer; desculpar-se; fazer solicitação. • Descrever pessoas, animais, espaço doméstico e hábitos. • Comunicar-se por telefone e por e-mail. • Narrar fatos do cotidiano. • Formular desejo e ordem. • Reproduzir o discurso de outras pessoas. • Comparar fatos e situações. 2. Estruturas lexicais • Relações familiares; atividades profissionais e de lazer; nacionalidades. • Constituição física de pessoas e animais; vestuário; estados de espírito. • Divisão interna de ambiente doméstico; alimentos; produtos de higiene e limpeza. • Constituição do mundo lusófono. • Traçado urbano e equipamentos culturais na cidade de São Paulo. • Carreira e atividades acadêmicas. • Regiões e naturalidades brasileiras. • Lazer e cultura. • Unidades da USP e traçado da Cidade Universitária. 3. Estruturas fonético-fonológicas • Vogais e consoantes do português, e sua representação gráfica. • Entoação das frases declarativa, interrogativa. • Pronúncia do português em regiões do Brasil. 4. Estruturas morfossintáticas • Flexão e uso de formas verbais para expressão fatos no presente (presente do indicativo, verbo estar + gerúndio e pretérito perfeito composto do indicativo). • Flexão e uso de formas verbais para expressão de fatos no passado (pretérito perfeito simples, pretérito imperfeito e pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo, verbo estar + gerúndio). • Flexão e uso de formas verbais para expressão do futuro (ir + infinitivo). • Flexão e uso de substantivos, adjetivos; artigos, numerais; pronomes demonstrativos, indefinidos, pessoais e possessivos. • Prefixação e sufixação, comparação e grau em substantivos, adjetivos e advérbios. • Uso de advérbios, locuções adverbiais e locuções adjetivas. • Uso de preposições e de conectivos coordenativos introdutórios das orações aditiva e alternativa. • Flexão e uso de formas verbais para expressão do desejo, pedido e ordem no presente (presente do subjuntivo) e passado (pretérito perfeito do subjuntivo). • Uso dos conectivos coordenativos na oração adversativa, explicativa e conclusiva. • Uso dos conectivos introdutórios da oração substantiva (conjunções integrantes; pronomes e advérbios interrogativos). • Uso dos conectivos subordinativos introdutórios da oração adjetiva (pronomes e advérbios relativos). • Uso dos conectivos subordinativos introdutórios das orações adverbiais comparativas e temporais. • Uso da voz passiva analítica. |
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Carga Horária: |
40 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Ana Cristina Kerbauy Vigar |
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