Atividade

90563 - Intervenção da Equipe Interdisciplinar na Reabilitação

Período da turma: 11/03/2020 a 28/10/2020

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Descrição: Ementa:
Desenvolver a reflexão crítica e analítica sobre os conceitos de multiprofissionalidade, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade na perspectiva da saúde e reabilitação no âmbito de ensino e pesquisa. Refletir sobre a natureza da interdisciplinaridade nas bases do conhecimento para o exercício clínico em reabilitação, tanto na prática profissional, quanto na produção de novos conhecimentos. Desenvolver a reflexão sobre os paradigmas da saúde, considerando os conceitos e a necessidade do trabalho em equipes integradas e articuladas com foco em paradigmas universais sobre a concepção humana e sobre a concepção do binômio saúde e doença. Identificar as possibilidades de integração profissional e articulação dos saberes e fazeres para a constituição de novas formas de organização do trabalho em saúde, especialmente no âmbito da reabilitação.
Serão focados nos processos de reabilitação conceitos teóricos e práticos sobre: medicina em reabilitação, serviço social, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, fonoaudiologia, enfermagem e condicionamento físico.

Conteúdo Programático:
1. Bases epistemológicas do conhecimento interdisciplinar

2. Relações do trabalho interdisciplinar e características das relações profissionais

3. Serviço Social na Reabilitação
Atuação do assistente social na equipe interdisciplinar em regime ambulatorial e internação.
Aspectos socioeconômicos e culturais que interferem no processo e na adesão do paciente/família frente ao programa de reabilitação.
Conceitos quanto às mudanças sociais decorrentes à instalação da deficiência;
Ações educativas de abordagens individuais e em grupos.

4. Medicina em Reabilitação

5. Psicologia na Reabilitação
A apresenta as diversas possibilidades de atuação do psicólogo no contexto hospitalar na área de Reabilitação e sua interface com a equipe multidisciplinar. Tendo como foco o adoecer e a instalação da deficiência e o consequente sofrimento emocional gerado no paciente e família, frente as alterações físicas, psíquicas e sociais advindas deste processo

6. Fisioterapia na Reabilitação
• A disciplina estuda aspectos da atuação Fisioterapêutica em diferentes cenários da Reabilitação. Pretende desenvolver uma visão abrangente e multidimensional em relação à atuação do Fisioterapeuta na reabilitação da pessoa com deficiência.
• Apresentação dos Aspectos Relevantes da gestão do Serviço de Fisioterapia na Assistência de Reabilitacão em regime ambulatorial e de internação.
• Atualização Metodológica e Tecnológica na área. Atuação do Fisioterapeuta na Equipe Multiprofissional.

7. Terapia Ocupacional na Reabilitação
• Atuação do terapeuta ocupacional na equipe multiprofissional: ambulatorial e internação
• Conceitos em Atividades de Vida Diária: atividades básicas e instrumentais
• Fundamentos sobre análise de atividade: a atividade como instrumento do terapeuta ocupacional
• Conceitos Básicos em Tecnologia Assistiva: Dispositivos Auxiliares, Órteses de MMSS e adaptações (indicação, elaboração e confecção)
• Adequação Postural e Indicação de Cadeira de rodas
• Papel da Terapia Ocupacional em Oficinas Terapêuticas
• Recursos e avanços tecnológicos na reabilitação: Terapia Robótica e seus efeitos no controle motor de Membros Superiores e a utilização da Realidade Virtual como Instrumento de Intervenção da Terapia Ocupacional

8. Nutrição na Reabilitação
Introdução – Componentes da avaliação nutricional;
Composição corporal – Dobras cutâneas, antropométria e circunferências;
Parâmetros bioquímicos;
Consumo alimentar – Métodos e softwares;
Atualidades em avaliação nutricional;
Aplicabilidade em Reabilitação;
Cálculo das necessidades nutricionais;
Planejamento dietético individual – Bases teóricas e práticas


9. Fonoaudiologia na Reabilitação
Compreender a inserção do fonoaudiólogo na Reabilitação;
Conhecer o Serviço de Fonoaudiologia do IMREA – RLM;
Compreender o papel do fonoaudiólogo na equipe interdisciplinar de Reabilitação da pessoa com deficiência nas áreas de comunicação e disfagia


10. Enfermagem na Reabilitação
• Necessidades Humanas Básicas Afetadas no Autocuidado (Conceito)
• Enfermeiro na Equipe Multiprofissional
• Atuação do Enfermeiro na Amputados
• Atuação do Enfermeiro na Lesão Medular
• Atuação do Enfermeiro na Lesão Encefálica
• Atuação do Enfermeiro no Ambulatório de Ulcera por Pressão
• Atuação do Enfermeiro na Eletroestimulação e Bioffedback
• Atuação do Enfermeiro na Equipe Geral.
• Atuação do Enfermeiro no Grupo de Fibromialgia
• Atuação do Enfermeiro no Grupo de Acolhimento
• Atuação do Enfermeiro no Grupo de Orientação
• Atuação do Enfermeiro no Ambulatório de Bloqueio Químico Neuromuscular
• Atuação do Enfermeiro no Ambulatório de Síndrome de Down
• Atuação do Enfermeiro na Escola de Postura

11. Condicionamento Físico na Reabilitação:
Tem como objetivo esclarecer os conceitos básicos e fundamentais da Educação Física e sua aplicação no programa de reabilitação física visando o aperfeiçoamento, manutenção e ou reabilitação da saúde do corpo e mente do paciente.



Metodologia de ensino: Exposição dialogada. Exercícios. Discussão e atividades em grupo. Leitura e análise crítica de material bibliográfico. Estudos de casos. Trabalho em grupos e individuais.
Recursos Audiovisuais: Multimídia / Lousa

Referências Bibliográficas:

GREVE, J M D tratado de Medicina de Reabilitação. Roca, 2007.
DELISA, J A. Tratado de Medicina de Reabilitação: Princípios e Praticas. Manole, São Paulo, 2002.
SMELTER , S C. BRUNNER E SUDAARTH , Tratado de Enfermagem Médico Cirúrgica. 10 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. v. 1 e 2.
YASBEK P J; SABBAG L M; et all Tratado de Reabilitação: Diretrizes nas Afecções cardiovasculares, São Paulo ED Phorte, 2010.
SILVA, S M C; Tratado de Alimentação, Nutrição e dietoterapia: Rocca, SP, 2007.
LIANZA S. Medicina de reabilitação. 3 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
POTTER , P A. Fundamentos de enfermagem 6 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
SOARES, E. Fenomenologia do diálogo familiar como um caminho possível para a construção da cidadania. Franca: Unesp-FHDSS, 2006.
MARTINELLI i, M L . O uno e o múltiplo nas relações entre áreas do saber. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2001. 172 p.
BRAVO, M I et al. Saúde e Serviço Social . 3a ed. São Paulo: Cortez, 2007.
Simões C. Curso de Direito do Serviço Social, SP, Cortez. 2007.
BRAGHIROLLI, E.M. Psicologia Geral São Paulo: Vozes, 1998.

Carga Horária:

352 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 11
 
Ministrantes: Denise Matheus
Gracinda Rodrigues Tsukimoto
Linamara Rizzo Battistella
Paulo Yazbek Junior
Rosana Aparecida de Freitas
Vera Lucia Rodrigues Alves
Viviane Duarte de Oliveira


 
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