Atividade

90599 - Recurso informacional no processo de vendas

Período da turma: 27/04/2020 a 15/06/2020

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Descrição: Gestão de custos e precificação em vendas

I. OBJETIVO:
Fornecer ao alunos os principais elementos para a compreensão dos custos e sua apuração. Apresentar os principais modelos de precificação existentes e suas implicações para as estratégias das empresas.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Apuração de custo e tomada de decisão.Alocação de custos.Relações entre o preço e a demanda. As dimensões das políticas de preço para a área de vendas. Estratégias de preços e suas implicações.
III. BIBLIOGRAFIA:
ROSS, S. Et al. Administração Financeira. 10 ed. Porto Alegre: Mc Graw Hill, 2015.
RIBEIRO, O.M. Contabilidade de Custos. Saraiva: São Paulo, 2014.
KOTLER, P. KELLER, P. Administração de Marketing. 14 ed. Pearson: São Paulo, 2012.
BRUNI, A.; FAMÁ, R. Gestão de Custos e Formação de Preços. Atlas: São Paulo, 2003.
SARTORI, E. Gestão de Preços. Atlas: São Paulo, 2004.

E-business e Tecnologia em Vendas

I. OBJETIVO:
A disciplina visa fornecer o conhecimento sobre os Sistemas Integrados de Informação, sua importância no mundo globalizado, sua utilização e os procedimentos mais adequados para escolha dos mesmos.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Sistemas Integrados de Informação. Os ERP's do Mercado. As empresas e suas experiências com estes sistemas. Mitos do software. A excelência em software. Fase da pesquisa. Fase da análise preliminar. Fase da análise detalhada. Fase do projeto. Projeto completo de um sistema. Montagem de um sistema via home-page.
III. BIBLIOGRAFIA:
TURBAN, E. Tecnologia da Informação Para Gestão. Porto Alegre: Bookman, 2013.
BULGEMAN, R.; CHRISTESEN, C.; WHELLWRIGHT, S. Gestão Estratégica da Tecnologia e da Inovação. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
PRESSMAN, R. S.; Maxim B.R. Engenharia de Software. Porto Alegre: MacGraw Hill, 2016.
SILBERSCHATZ, A., KORTH, H. F. & SUDARSHAN. Database System Concepts. MacGraw Hill, 1997.

Sistema Informações e Pesquisa de mercado

I. OBJETIVO:
Possibilitar ao aluno a compreensão dos principais componentes de um sistema de informação de marketing, suas funções e principais usos e aplicações na atividade gerencial. Desenvolver a capacidade de analisar problemas empresariais e a habilidade para traduzí-los em problemas gerenciais específicos que possam ser resolvidos com a ajuda de pesquisa.Levar aos participantes os conhecimentos dos conceitos, métodos e técnicas de pesquisa, aplicados ao marketing e a outras áreas de Administração.
II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
A importância da informação de marketing. O processo de pesquisa. Tipos e métodos de pesquisa. Processamento dos dados. Métodos de análises de dados. Conceito e componentes de um sistema de informação de marketing. Identificação das informações existentes na organização e sua integração a um sistema de informação de marketing. Coleta, avaliação crítica, classificação, armazenamento e atualização de informações. Os subsistemas do sistema de informação de marketing.
III. BIBLIOGRAFIA:

SOLOMON, M.R. O comportamento do consumidor. 11 Ed. Porto Alegre: Bookman, 2016.
KOTLER, P. KELLER, P. Administração de Marketing. 14 ed. Pearson: São Paulo, 2012.
Malhotra, N. Pesquisa de Marketing: foco na decisão. 3 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011
MATTAR, Fauze Nagib, Pesquisa de Marketing. Edição Compacta. 5. ed.,São Paulo: Atlas, 2012.
ENGEL, James F.; BLACKWELL e MINIARD. Comportamento do consumidor. 8. ed. São Paulo: Cengage, 2005.
SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

Carga Horária:

48 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Ildeberto Aparecido Rodello
Paulo Sergio Miranda Mendonça
Randal Farago


 
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