Atividade

90632 - Cursos de Inverno da FFLCH - Desenvolvimento da linguagem: dos sons às palavras

Período da turma: 23/07/2019 a 26/07/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Programa resumido:
Aula 1: Aquisição lexical: recortando o contínuo sonoro da fala
Aula 2: Fonologia – percepção, articulação e categorização dos sons da língua.
Aula 3: Aquisição fonológica típica: vogais, consoantes, estrutura silábica, acento.
Aula 4: Comparando a aquisição fonológica típica e atípica: desvios e atrasos fonológicos.

Programa completo:

Aula 1: Fonologia – percepção, articulação e categorização dos sons da língua.
Tópicos:
● Fundamentos da Fonética e Fonologia;
● Percepção linguística em neonatos: os períodos “citizens of the world” versus “culture-bound listeners”;
● Balbucio;
● Fonologia segmental: inventário vocálico e consonantal do PB;
● Processos fonológicos do PB;
● Sílaba e acento no nível da palavra.

Aula 2: Aquisição fonológica típica: vogais, consoantes, estrutura silábica, acento.
Tópicos:
● Aquisição vocálica do PB;
● Aquisição consonantal do PB;
● Aquisição silábica do PB;
● Aquisição acentual.

Aula 3: Aquisição lexical: recortando o contínuo sonoro da fala
Tópicos:
● Segmentação da fala a partir da prosódia;
● Outras “pistas” para a segmentação: fonologia, sintaxe e reconhecimento de palavras funcionais vizinhas;
● Do som ao significado - o papel da sintaxe e da semântica.

Aula 4: Comparando a aquisição fonológica típica e atípica: desvios e atrasos fonológicos.
Tópicos:
● Atraso de fala de origem fonética e fonológica;
● Apraxia de fala.


Bibliografia por aula:

Aula 1:
BISOL, L. (Org.) Introdução a estudos de fonologia do português brasileiro. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
CRISTÓFARO-SILVA, T. Fonética e Fonologia do Português: roteiro de estudos e guia de exercícios. São Paulo: Contexto, 2009.
SEARA, C.S; NUNES, V. G.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C.. Fonética e fonologia do português brasileiro. Série COnhecer. São Paulo: Editora Contexto, 2018.

Aula 2:
FREITAS, M. J.; SANTOS, A. L. (org.) Aquisição de língua materna e não materna. Questões gerais e dados do português. Textbooks in Language Sciences 3. Berlin: Language Science Press, 2017.
LAMPRECHT, R.R. Aquisição Fonológica do Português: Perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LAMPRECHT, R.R. Aquisição da linguagem: estudos recentes no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.

Aula3:
NAME, M.C. O que nos dizem os resultados experimentais sobre a percepção da fala pelo bebê. Veredas online, ed. especial, 2012, p. 284-297.
GOUT, A., & CHRISTOPHE, A. O papel do bootstrapping prosódico na aquisição da sintaxe e do léxico. In.: CORRÊA, L.S. (org): Aquisição da linguagem e problemas do desenvolvimento linguístico. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2006, p. 103-128.
SANTOS, R. S. O contexto prosódico, o ritmo e a forma prosódica das primeiras palavras no português brasileiro. In: O tempo e a linguagem, 2008.

Aula 4:
MELO, Roberta Michelon; MOTA, Helena Bolli; BERTI, Larissa Cristina . Parâmetros acústicos e articulatórios durante a produção do contraste entre oclusivas alveolares e velares: dados típicos e de desvio fonológico. AUDIOLOGY - COMMUNICATION RESEARCH (ACR) , v. 22, p. 1-10, 2017.
Acessado em 26/05/2019.
LAMPRECHT, R.R. Aquisição Fonológica do Português: Perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Bibliografia de apoio:
FIORIN, J. L. (org.) Introdução à Linguística I: objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2008.
VARELLA, N. K. Na aquisição da escrita pelas crianças ocorrem processos fonológicos similares aos da aquisição da fala? Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 30, nº 4, p. 265-271, dezembro 1995.
LAMPRECHT, R. R. Qual é a diferença entre consciência fonológica e consciência fonêmica? Letra A: o jornal do alfabetizador. Belo Horizonte, ano 4. n. 16, outubro/novembro, 2008, p. 3.
MIRANDA, A. R. M. & MATZENAUER, C. L. B. Aquisição da fala e da escrita: relações com a Fonologia. Cadernos de Educação, Pelotas [35], p. 359-405, janeiro/abril 2010.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Andressa Toni
Carla Pereira Minello
Graziela Pigatto Bohn Casagrande
Letícia Schiavon Kolberg


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP