90695 - Cursos de Inverno da FFLCH - Educação Patrimonial: Histórico, Tensões e Perspectivas |
Período da turma: | 23/07/2019 a 24/07/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | PROGRAMA COMPLETO DO CURSO:
– Disputa dentro da educação patrimonial - 1º Seminário sobre o uso educativo de museus e monumentos - Guia Básico de Educação Patrimonial - Políticas educativas do Iphan - Oficina de material didático – Potencialidades do Projeto Interação para a educação patrimonial - Centro Nacional de Referência Cultural - Projeto Interação entre a educação básica e os diversos contextos culturais existentes no país - Referências culturais da escola, na escola - Memória: do privilégio de classe ao direito social - Princípios para atuação (Repep, Projeto Interação e Paulo Freire) BIBLIOGRAFIA: BIONDO, Fernanda Gabriela. Desafios da educação no campo do patrimônio cultural: Casas do Patrimônio e redes de ações educativas. Dissertação de Mestrado. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2016. BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: _______. O anjo da história. Org. e trad. João Barrento. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 7-20. BOSI, Eclea. O tempo vivo da memória. Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003. BOSI, Vera. Participação e pesquisa na preservação do patrimônio cultural. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, nº 22, p. 138-144, 1987. BRANDÃO, Carlos Rodrigues et al. O difícil espelho. Limites e possibilidades de uma experiência de cultura e educação. Prólogo José Quintas. Rio de Janeiro: IPHAN/DEPRON, 1996. CASCO, Ana Carmen. “Sociedade e Educação Patrimonial”. IPHAN, 2005. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/sociedade_e_educacao_patrimonial(1).pdf. Acesso: 06 jul. 2018. CERTEAU, Michel de. História e psicanálise: entre ciência e ficção. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. _______. A Escrita da história. Trad. de Maria de L. Menezes; rev. técnica Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017. CHAGAS, Mário. “Educação, museu e patrimônio: tensão, devoração e adjetivação”. Dossiê Educação Patrimonial nº3, Iphan, jan/fev. 2006 CHAUI, Marilena. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. Organizado por André Rocha. Belo Horizonte: Autêntica; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2013. _______. A ideologia da competência. Organizado por André Rocha. Belo Horizonte: Autêntica; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014a. CHOAY, Françoise. Alegoria do Patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. 4 ed. São Paulo: Estação Liberdade, UNESP, 2006. CHUVA, Marcia R. R. “Fundando a nação: a representação de um Brasil barroco, moderno e civilizado”. In: Topoi, v. 4, n. 7, jul.-dez. 2003, pp. 313-333. _______. Os Arquitetos da Memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. DEMARCHI, João L. “Educação, patrimônio, sujeitos: diálogo democrático”. In: TOLENTIO, Átila B.; BRAGA, Emanuel O. (orgs.). Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. João Pessoa: IPHAN-PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016, pp: 49-56. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_educacao_patrimonial_05.pdf Acesso: 06 julho 2018. ______. “Perspectivas para atuação em educação patrimonial”. Revista CPC, n 22, jul-dez, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/119941/122092 . Acesso em: 06 jul. 2018. _______. O que é, afinal, a educação patrimonial? Uma análise do Guia Básico de Educação Patrimonial. Revista CPC, n. 25, jul-dez, 2018. FERREIRA, Luiza de Cavalcanti Azeredo. E a cultura? O Centro Nacional de Referência Cultural e a identidade do Brasil (1975-1979). Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Fluminense, 2015. FLORÊNCIO, Sonia R. R.. “Educação patrimonial: um processo de mediação”. In: TOLENTINO, Atila B. Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do IPHAN-PB, 2012. _______. “Educação Patrimonial: algumas diretrizes conceituais”. In: PINHEIRO, Adson (org.). Caderno do Patrimônio Cultural. Fortaleza: Secretaria Municipal de Cultural, 2014a. ______; et al. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília – DF: Iphan/DAF/Cogedip/CEDUC, 2014b. FONSECA, Maria Cecília Londres. “Referências Culturais: bases para novas políticas de patrimônio”. In: Políticas sociais: acompanhamento e análise. 2012a. Disponível em: FREIRE, Paulo. “Não sou contra as cartilhas de alfabetização”. In: Nova Escola, nº 1 (3), abril/1986. _______. Política e educação. Indaiatuba: Villa das Letras, 2007. _______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011a. _______. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. São Paulo: Paz e Terra, 2011b. _______; FREIRE, Ana Maria de Araújo. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013a. _______. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 2013b. _______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. _______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015. _______; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017. HORTA, Maria de Lourdes P., et al. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999. INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Educação Patrimonial: inventários participativos: manual de aplicação. Texto de Sônia Regina Rampim Florêncio et al, Brasília, DF, 2016. JEUDY, Jean-Pierre. Espelho das cidades. Trad. Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005. MAGALHÃES, Aloísio. E Triunfo? A questão dos bens culturais no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Fundação Roberto Marinho, 1997. |
||||
Carga Horária: |
6 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
João Lorandi Demarchi |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |