Atividade

90695 - Cursos de Inverno da FFLCH - Educação Patrimonial: Histórico, Tensões e Perspectivas

Período da turma: 23/07/2019 a 24/07/2019

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: PROGRAMA COMPLETO DO CURSO:

– Disputa dentro da educação patrimonial
- 1º Seminário sobre o uso educativo de museus e monumentos
- Guia Básico de Educação Patrimonial
- Políticas educativas do Iphan
- Oficina de material didático

– Potencialidades do Projeto Interação para a educação patrimonial
- Centro Nacional de Referência Cultural
- Projeto Interação entre a educação básica e os diversos contextos culturais existentes no país
- Referências culturais da escola, na escola
- Memória: do privilégio de classe ao direito social
- Princípios para atuação (Repep, Projeto Interação e Paulo Freire)

BIBLIOGRAFIA:

BIONDO, Fernanda Gabriela. Desafios da educação no campo do patrimônio cultural: Casas do Patrimônio e redes de ações educativas. Dissertação de Mestrado. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2016.
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito da História. In: _______. O anjo da história. Org. e trad. João Barrento. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 7-20.
BOSI, Eclea. O tempo vivo da memória. Ensaios de Psicologia Social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
BOSI, Vera. Participação e pesquisa na preservação do patrimônio cultural. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, nº 22, p. 138-144, 1987.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues et al. O difícil espelho. Limites e possibilidades de uma experiência de cultura e educação. Prólogo José Quintas. Rio de Janeiro: IPHAN/DEPRON, 1996.
CASCO, Ana Carmen. “Sociedade e Educação Patrimonial”. IPHAN, 2005. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/sociedade_e_educacao_patrimonial(1).pdf. Acesso: 06 jul. 2018.
CERTEAU, Michel de. História e psicanálise: entre ciência e ficção. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
_______. A Escrita da história. Trad. de Maria de L. Menezes; rev. técnica Arno Vogel. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2017.
CHAGAS, Mário. “Educação, museu e patrimônio: tensão, devoração e adjetivação”. Dossiê Educação Patrimonial nº3, Iphan, jan/fev. 2006
CHAUI, Marilena. Manifestações ideológicas do autoritarismo brasileiro. Organizado por André Rocha. Belo Horizonte: Autêntica; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2013.
_______. A ideologia da competência. Organizado por André Rocha. Belo Horizonte: Autêntica; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014a.
CHOAY, Françoise. Alegoria do Patrimônio. Tradução de Luciano Vieira Machado. 4 ed. São Paulo: Estação Liberdade, UNESP, 2006.
CHUVA, Marcia R. R. “Fundando a nação: a representação de um Brasil barroco, moderno e civilizado”. In: Topoi, v. 4, n. 7, jul.-dez. 2003, pp. 313-333.
_______. Os Arquitetos da Memória: sociogênese das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil (anos 1930-1940). Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
DEMARCHI, João L. “Educação, patrimônio, sujeitos: diálogo democrático”. In: TOLENTIO, Átila B.; BRAGA, Emanuel O. (orgs.). Educação patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas. João Pessoa: IPHAN-PB; Casa do Patrimônio da Paraíba, 2016, pp: 49-56. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/caderno_tematico_educacao_patrimonial_05.pdf Acesso: 06 julho 2018.
______. “Perspectivas para atuação em educação patrimonial”. Revista CPC, n 22, jul-dez, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/119941/122092 . Acesso em: 06 jul. 2018.
_______. O que é, afinal, a educação patrimonial? Uma análise do Guia Básico de Educação Patrimonial. Revista CPC, n. 25, jul-dez, 2018.
FERREIRA, Luiza de Cavalcanti Azeredo. E a cultura? O Centro Nacional de Referência Cultural e a identidade do Brasil (1975-1979). Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Fluminense, 2015.
FLORÊNCIO, Sonia R. R.. “Educação patrimonial: um processo de mediação”. In: TOLENTINO, Atila B. Educação patrimonial: reflexões e práticas. João Pessoa: Superintendência do IPHAN-PB, 2012.
_______. “Educação Patrimonial: algumas diretrizes conceituais”. In: PINHEIRO, Adson (org.). Caderno do Patrimônio Cultural. Fortaleza: Secretaria Municipal de Cultural, 2014a.
______; et al. Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília – DF: Iphan/DAF/Cogedip/CEDUC, 2014b.
FONSECA, Maria Cecília Londres. “Referências Culturais: bases para novas políticas de patrimônio”. In: Políticas sociais: acompanhamento e análise. 2012a. Disponível em: . Acesso em: 06 julho 2018.
FREIRE, Paulo. “Não sou contra as cartilhas de alfabetização”. In: Nova Escola, nº 1 (3), abril/1986.
_______. Política e educação. Indaiatuba: Villa das Letras, 2007.
_______. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2011a.
_______. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.
_______; FREIRE, Ana Maria de Araújo. À sombra desta mangueira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013a.
_______. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 2013b.
_______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
_______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
_______; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2017.
HORTA, Maria de Lourdes P., et al. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL. Educação Patrimonial: inventários participativos: manual de aplicação. Texto de Sônia Regina Rampim Florêncio et al, Brasília, DF, 2016.
JEUDY, Jean-Pierre. Espelho das cidades. Trad. Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2005.
MAGALHÃES, Aloísio. E Triunfo? A questão dos bens culturais no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira; Fundação Roberto Marinho, 1997.

Carga Horária:

6 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: João Lorandi Demarchi


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP