90787 - Ensinar língua estrangeiras em contextos profissionais e acadêmicos - metodologia e material |
Período da turma: | 22/07/2019 a 25/07/2019
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Descrição: | CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Considerações teóricas sobre a origem e o lugar que ocupam o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras em contextos específicos. • Reflexões didático-metodológicas que caracterizam a elaboração do programa e o material para este tipo de ensino. • Estudos de casos para seleção de documentos e sua didatização. • Elaboração de fichas pedagógicas para os contextos analisados. METODOLOGIA A metodologia do curso está baseada na formação reflexiva enfatizando as questões teórico-metodológicas que envolvem o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras para contextos profissionais e específicos. Nesse sentido, a dinâmica das aulas é baseada em situações –problemas nas quais, em grupo, os participantes poderão trocar experiências e buscar soluções para as questões apresentadas. A modalidade de trabalho em grupo será utilizada também para a elaboração das fichas pedagógicas, ou seja, do material didático que será feito durante o curso. AVALIAÇÃO E CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO Elaboração e apresentação de uma ficha-pedagógica de um estudo de caso de ensino em contexto profissional e/ou acadêmico. Frequência de 75%. BIBLIOGRAFIA • ALBUQUERQUE-COSTA, H.B. Des cours de français sur objectifs spécifiques en milieu universitaire: du français instrumental au Français sur Objectif Spécifique à l’Université de São Paulo. In Synérgies Argentine. , v.03, p.7 - 114, 2016. • ALBUQUERQUE-COSTA, H.B.; PARPETTE, C. Formation culturelle et linguistique des étudiants brésiliens en mobilité universitaire en France : projet de recherche de l'Université de São Paulo et de l'Université Lyon 2. In Synergies Brésil., v.10, p.11 - 22, 2013. • ALBUQUERQUE-COSTA, H.B Francês para Objetivo Universitário (FOU) na FFLCH/USP: formação linguística e discurso universitário para alunos que preparam intercâmbio com a França. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978). , v.41, p.381 - 909, 2012. • Cadre européen commun de référence pour les langues. (2001) Division des Politiques Linguistiques de Strasbourg. Didier, Paris. • CARRAS C., GEWIRTZ O., TOLAS J. (2014) Réussir ses études d’ingénieur en français, Grenoble: Presses Universitaires de Grenoble. • CARRAS C. (2010) : « La co-construction du savoir lexical dans les discours didactiques: dialogisme et identité disciplinaire, le cas des cours magistraux ». Actes du colloque Spécificités et Diversité des Interactions Didactiques : disciplines, finalités, contextes. 24-26 juin 2010, Université Lumière Lyon 2, ENS-LSH. http://halshs.archives-ouvertes.fr/hal-00533688_v1/ • CARRAS, C., TOLAS, J., KOHLER, P., SZILAGYI, E. (2007) Le Français sur Objectifs Spécifiques et la classe de langues. Paris : CLE International. • CUQ , J-P. (2005). Cours de didactique du Français langue étrangère et seconde. Grenoble, PUG • PARPETTE, C. et CARRAS, C. (2007) : « Les formations linguistiques spécialisées: vers une redéfinition des catégories et des démarches didactiques ». Actes du Symposium international - Théorie et pratique de la formation en Langues Etrangères Appliquées, Université de Bilkent, Ankara, Ed. Mumtaz Kaya, pp 61-70. • PARPETTE, C. e MANGIANTE, J.M. (2004) Le français sur objectif spécifique : de l´analyse de besoins à l´élaboration d´un cours. Paris, Hachette. • PARPETTE, C. e MANGIANTE, J.M. (2013) Le français sur objectif universitaire. Grenoble, PUG. |
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Carga Horária: |
8 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 28 | ||||
Ministrantes: |
Heloisa Brito de Albuquerque Costa |
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