90806 - Cursos de Inverno da FFLCH - Teorias feministas contemporâneas: conceitos fundamentais |
Período da turma: | 22/07/2019 a 25/07/2019
|
||||
|
|||||
Descrição: | Aula 1 – O conceito de gênero
1. Apresentação das alunas e roda de conversa sobre expectativas para o curso. 2. Apresentação da professora e programa do curso. 3. Aula expositiva sobre o conceito de gênero. Bibliografia: Leitura obrigatória: SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Cadernos de História, vol.11, n. 11, Recife: UFPE, 2016, p. 9-39. Leitura complementar: HARDING, Sandra. A instabilidade das categorias analíticas na teoria feminista. Revista Estudos Feministas, vol.1, n.1, 1993, p. 7-31. Aula 2 – Interseccionalidade e feminismos negros 1. Exibição de trecho do filme “Libertem Angela Davis”. 2. Aula expositiva sobre o conceito de interseccionalidade a partir da perspectiva dos feminismos negros. 3. Debate sobre os textos. Bibliografia: Leitura obrigatória: COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: o poder da autodefinição. In: Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Seminário Maria de Lourdes Nascimento, São Paulo: CEBRAP, 2013. Leitura complementar: CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: Racismos contemporâneos, Rio de Janeiro: Takano Editora, 2003, p. 49-58. Aula 3 – Feminismos de(s)coloniais 1. Aula expositiva sobre feminismos de(s)coloniais. 2. Debate sobre os textos. Leitura obrigatória: ANZALDÚA, Gloria. La conciencia de la mestiza: rumo a uma nova consciência. Revista Estudos Feministas, vol.3 n. 3, 2005, p. 704-719. Leitura complementar: LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, vol. 22, n. 3, 2014, p. 935-952. Aula 4 – Contrassexualidade e feminismos queer 1. Aula expositiva sobre o conceito de contrassexualidade a partir da perspectiva dos feminismos queer. 2. Debate sobre os textos. 3. Encerramento e avaliação do curso. Leitura obrigatória: PRECIADO, Paul B. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. Revista Estudos Feministas, vol. 19, n. 1, 2011, p. 11-20. Leitura complementar: LAURETIS, Teresa de. Teoria queer 20 anos depois: identidade, sexualidade e política. Revista Mora, vol. 21, n. 2, 2015, p. 107-118. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Beatriz Rodrigues Sanchez |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |