Atividade

90806 - Cursos de Inverno da FFLCH - Teorias feministas contemporâneas: conceitos fundamentais

Período da turma: 22/07/2019 a 25/07/2019

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Descrição: Aula 1 – O conceito de gênero

1. Apresentação das alunas e roda de conversa sobre expectativas para o curso.
2. Apresentação da professora e programa do curso.
3. Aula expositiva sobre o conceito de gênero.
Bibliografia:
Leitura obrigatória: SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil para a análise histórica. Cadernos de História, vol.11, n. 11, Recife: UFPE, 2016, p. 9-39.
Leitura complementar: HARDING, Sandra. A instabilidade das categorias analíticas na teoria feminista. Revista Estudos Feministas, vol.1, n.1, 1993, p. 7-31.

Aula 2 – Interseccionalidade e feminismos negros

1. Exibição de trecho do filme “Libertem Angela Davis”.
2. Aula expositiva sobre o conceito de interseccionalidade a partir da perspectiva dos feminismos negros.
3. Debate sobre os textos.
Bibliografia:
Leitura obrigatória: COLLINS, Patricia Hill. Pensamento feminista negro: o poder da autodefinição. In: Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. Seminário Maria de Lourdes Nascimento, São Paulo: CEBRAP, 2013.
Leitura complementar: CARNEIRO, Sueli. Enegrecer o feminismo: a situação da mulher negra na América Latina a partir de uma perspectiva de gênero. In: Racismos contemporâneos, Rio de Janeiro: Takano Editora, 2003, p. 49-58.

Aula 3 – Feminismos de(s)coloniais

1. Aula expositiva sobre feminismos de(s)coloniais.
2. Debate sobre os textos.
Leitura obrigatória: ANZALDÚA, Gloria. La conciencia de la mestiza: rumo a uma nova consciência. Revista Estudos Feministas, vol.3 n. 3, 2005, p. 704-719.
Leitura complementar: LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Revista Estudos Feministas, vol. 22, n. 3, 2014, p. 935-952.

Aula 4 – Contrassexualidade e feminismos queer

1. Aula expositiva sobre o conceito de contrassexualidade a partir da perspectiva dos feminismos queer.
2. Debate sobre os textos.
3. Encerramento e avaliação do curso.
Leitura obrigatória: PRECIADO, Paul B. Multidões queer: notas para uma política dos “anormais”. Revista Estudos Feministas, vol. 19, n. 1, 2011, p. 11-20.
Leitura complementar: LAURETIS, Teresa de. Teoria queer 20 anos depois: identidade, sexualidade e política. Revista Mora, vol. 21, n. 2, 2015, p. 107-118.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Beatriz Rodrigues Sanchez


 
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