Atividade

90820 - Cursos de Inverno da FFLCH - Introdução à Sociologia Digital

Período da turma: 22/07/2019 a 25/07/2019

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Descrição: Justificativa:
Desde o início do milênio, é crescente a relevância das tecnologias digitais para os mais variados aspectos da vida social. Hoje, dispositivos tecnológicos conectados à internet são amplamente utilizados para facilitar contatos pessoais, trabalho profissional, organização da casa, consumo, etc. Nessa esteira, boa parte das relações sociais tem sido, também, digitalizadas. Compreender como essas relações ocorrem e são transformadas no mundo digital é um dos mais recentes desafios da sociologia. Dessa forma, esse curso se propõe a apresentar as implicações da digitalização das relações sociais em quatro tópicos:
1) Introdução à Sociologia Digital e aos desafios do Big Data
2) A Sociologia Digital enquanto sociologia especializada: continuidades e transformações
3) Desigualdades digitais e trabalho digital
4) Digitalização do prestígio social: A estilização do gosto transportada para as redes sociais

Objetivo:
Esse curso tem como objetivo apresentar e aproximar estudantes, pesquisadores e interessados em geral às principais discussões relativas ao processo de expansão do uso de tecnologias digitais, e quais transformações elas acarretam nas sociabilidades e na vida social.

Critério de Aprovação:
Frequência mínima de 75% das aulas.

Aula 1 - Introdução à Sociologia Digital e aos Desafios do Big Data
Tópicos:
● Pequeno histórico sobre a internet, telecomunicações e dispositivos computacionais.
● Introdução a Big Data, Privacidade e Machine Learning sob o viés sociológico.
● Enviesamento algorítmico.

Textos:
● Capítulo 1. Introduction: Life is Digital. in: LUPTON, Deborah. Digital Sociology. New York: Routledge, 2015
● Capítulo 2. Theorizing digital society. in: LUPTON, Deborah. Digital Sociology. New York: Routledge, 2015
● Capítulo 5. A critical sociology of big data. in: LUPTON, Deborah. Digital Sociology. New York: Routledge, 2015

Aula 2 - A sociologia digital enquanto especialidade - continuidades e transformações
Tópicos:
● Transformação das socialidades
● Problemas de estudo: digital / sociedade
● Técnicas/Metodologias digitais de estudo

Textos:
● Capítulo 2. What makes digital technologies social? in: MARRES, Noortje. Digital Sociology. Cambridge: Polity, 2017.
● Capítulo 3. Do we need new methods? in: MARRES, Noortje. Digital Sociology. Cambridge: Polity, 2017.

Aula 3 - Desigualdades digitais e trabalho digital
Tópicos:
● Desigualdades sociais digitais
● A divisão internacional do trabalho digital
● Trabalho digital concreto e abstrato nas mídias sociais

Textos:
● Capítulo 6. The diversity of digital technology use. in: LUPTON, Deborah. Digital Sociology. New York: Routledge, 2015.
● Capítulo 11. Theorizing digital labour on social media. in: FUCHS, Christian. Digital Labour and Karl Marx. New York: Routledge, 2014.

Aula 4 - Digitalização do prestígio social: A estilização do gosto transportada para as redes sociais.
Tópicos:
● Digitalização da socialidade
● Capital simbólico no campo digital
● Construção do self nas redes sociais

Textos:
● Capítulo 1. Engineering Sociality in a Culture of Connectivity. in: DIJCK, José Van. The culture of connectivity: a critical history of social media. Nova York: Oxford University Press, 2013.
● Capítulo 5. O senso da distinção. in: BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp/Zouk, 2007.

Bibliografia:
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp/Zouk, 2007.
DIJCK, José Van. The culture of connectivity: a critical history of social media. Nova York: Oxford University Press, 2013.
FUCHS, Christian. Digital Labour and Karl Marx. New York: Routledge, 2014.
LUPTON, Deborah. Digital Sociology. New York: Routledge, 2015.
MARRES, Noortje. Digital Sociology. Cambridge: Polity, 2017.
Leitura complementar:
BAROCAS, Solon e SELBST, Andrew. Big Data's disparate impact. California Law Review, v. 104, n. 6, p. 671-732, 2016.
CATANI, Afrânio et al. (orgs). Vocabulário Bourdieu. Belo-Horizonte: Autêntica, 2017.
4
LUM, Kristian e ISAAC, William. To predict and serve? Significance, 2016.
MADDEN, Mary et al. Privacy, poverty, and big data: A matrix of vulnerabilities for poor Americans. Washington University Law Review, v. 95, 2017.
O’NEIL, C. Weapons of Math Destruction. Nova York: Crown, 2016.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 31
 
Ministrantes: Camila Assunção Crumo
Cauê de Camargo Martins
Enrico Roberto
Letícia Pereira Simões Gomes


 
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